Que tal ter mais tempo?

falta de tempo

O seu negócio trabalha pra você ou você trabalha para o seu negócio?

A falta de tempo é um problema generalizado na era da informação. Tanto porque tudo parece estar acontecendo mais rápido, quanto porque a quantidade de distrações que nos separa das nossas obrigações aumentou muito.

Por isso aí vão algumas dicas para ajudar o empreendedor a lidar com a sua agenda lotada de forma muito mais produtiva.

  • Diminua as distrações, televisão, jogos de celular, redes sociais, tudo isso devora o seu tempo e tira o seu foco do que realmente é importante, por isso deixe o seu celular no modo silencioso e estabeleça um horário para consultar as suas notificações e ver se há alguma mensagem urgente.
  • Elimine da sua rotina algumas tarefas que estão somente ocupando o seu tempo, ou confie algumas delas aos demais colaboradores.
  • Tenha um tempo de qualidade com quem você ama e não realize tarefas profissionais no seu momento de descanso. Essa conduta também é um investimento na sua saúde emocional.
  • Divida seu tempo em períodos de acordo com a sua produtividade.
  • Estabeleça pautas para reuniões a fim de não estender demais os assuntos.
  • Por incrível que pareça, fazer uma porção de coisas ao mesmo diminui e muito a sua produtividade, isso porque cada tarefa demora muito mais tempo para ser feita, e assim é possível passar o dia inteiro para realizar três tarefas, enquanto que as mesmas obrigações poderiam ser cumpridas em metade desse tempo, se fossem concluídas uma de cada vez.
  • Estabeleça prioridades para o dia, semana, mês e realize a tarefa mais importante primeiro. Assim é possível garantir mais disposição para concluir as tarefas menos importantes.
  • Organize suas finanças numa única plataforma porque assim fica mais fácil encontrar todas as informações que você precisa em único lugar, evitando passar muito tempo folheando agendas e procurando notas espalhadas em diversos cadernos diferentes.
  • Divida grandes projetos em pequenas tarefas, assim fica mais fácil concluir essas etapas e comemorar essas pequenas realizações sem se sentir sobrecarregado.

Diga não.

Sua rotina está repleta de tarefas urgentes, há trabalhos em atraso, serviços emergenciais para realizar, e um amigo, talvez um familiar, pede um favor que vai atrapalhar ainda mais o caos da sua rotina empreendedora.

Automaticamente o “sim” escapa sem que se pense muito bem a respeito dele,  e só depois de concordar com o favor pedido, o desespero bate, e a rotina volta a retumbar na memória avisando sobre todas as coisas que vão sofrer um atraso ainda maior por causa desse pequeno pedido concedido.

Por isso, por mais que doa, saiba dizer não. Deixe de angariar tarefas que podem perfeitamente ser realizadas por outros, afinal de contas, empatia é a base de qualquer relação e precisa estar de acordo em ambos lados.

Quem teve um favor negado, com empatia, em função da sua rotina atarefada pode até mesmo oferecer ajuda para que você consiga realizar as suas obrigações administrativas em tempo.

Valorize o seu tempo, e sempre que possível acompanhe nossa plataforma, para receber dicas de gestão empresarial e se manter atualizado sobre tudo o que há de novo no mundo dos negócios.

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.