Seja um salão acessível!

Já pensou nessa possibilidade? Acessibilidade em salões de beleza é mais do que um diferencial: trata-se de um carinho e respeito a toda uma clientela que não poderia vir de outras formas. Com adaptações simples e atenção nos detalhes, você pode trazer esse aspecto ainda mais importante hoje em dia ao seu negócio.

Na verdade, essas preocupações hoje em dia são lei. Ou para sermos mais específicos, o Decreto Federal 5296-04, que determina que qualquer estabelecimento, seja ele público ou privado, ofereça acessibilidade à qualquer pessoa.

Seja pela atenção, seja pela lei, o fato é que seu salão pode ser pensado nos meios de acessibilidade desde o início do projeto. E caso já tenha um local de trabalho, mas ainda não tinha considerado essa possibilidade, vejamos algumas coisas que pode fazer.

Como trazer acessibilidade em salões de beleza?

Na maior parte das vezes, salões de beleza são construídos ou reformados a partir de locais que não tinham essas características acessíveis. Entram aí escadas sem corrimão ou rampas para cadeirantes, corredores estreitos, entre outros aspectos do tipo.

Se você ainda não montou o seu salão, ou já o tem e pretende reformar, coloque detalhes desse tipo como parte do projeto. Sim, pode encarecer um pouquinho as obras, mas considere essa parte como fundamental para o projeto.

Entre algumas das reformas visando a acessibilidade em salões de beleza, além do que já mencionamos, trabalhe os seguintes pontos.

  • Meios práticos de acesso (rampas e elevadores específicos para cadeirantes e corrimãos em escadas, por exemplo). Portas automáticas também podem ser uma boa opção.
  • Facilidade de locomoção dentro do salão. Não é preciso áreas específicas para acessibilidade, mas que a transição no local seja fluida.
  • Espelhos, banheiros, e outros pontos específicos do salão dedicados a necessidades especiais. Ajudam principalmente na comodidade.

Destaque a acessibilidade na divulgação do salão

Infelizmente é um fato: muitos locais, sejam salões ou não, não possuem ou não divulgam tais características para o seu público. Ainda que nem sempre seja a intenção, isso acaba por excluir uma parte tão importante quanto o público tradicional.

Por isso, ao fazer as adaptações ao seu salão de beleza, enalteça as características que reforçam a acessibilidade. O segredo aqui é valorizar o espaço em si, equilibrando os aspectos diretos a essa parcela do público, como a estrutura em geral.

Os melhores estabelecimentos do tipo gostam de mostrar que são ambientes maravilhosos para relaxar enquanto cuidam de si mesmas. Por que não trazer a acessibilidade em salões de beleza de uma maneira realmente natural, que façam todas as clientes especiais? Pense nisso, e torne o seu negócio ainda melhor. Até a próxima!

Veja também: Acessibilidade em salões de beleza

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.