Ao abrir uma empresa e começar a trabalhar, entendemos que ela surge de cima para baixo e de dentro para fora, ou seja, a parte do nível hierárquico mais alto é formado internamente, dentro da organização, para depois ser reconhecida pelo mercado.
É legal pensar na empresa como se fosse uma pessoa. Aí tudo fica mais simples: é só imaginar como todos veriam sua marca. Sua imagem seria bonita, leve, moderna? E sua personalidade? Seria confiante, experiente, responsável, prestativa?
Mas como ser enxergado dessa forma? Antes da internet, era mais fácil se vender a imagem de uma empresa. Hoje, qualquer pessoa que tem contato com uma marca pode disseminar uma opinião sobre a mesma. Não dá mais para se criar uma imagem desejada sem se trabalhar em cima do conceito escolhido. Toda empresa deve ser o que ela diz ser. Se você cria uma expectativa no seu cliente, é bom cumpri-la ou mesmo superá-la.
Quando se pensa assim, a empresa acaba já sendo criada com um propósito, tendo uma missão, visão e valores claros e entendidos por toda a equipe. Possuindo públicos definidos e se relacionando com todos eles. Contando com um posicionamento, uma personalidade própria, um conceito. E aí sim, você estará fazendo um bom trabalho.
Comparando novamente com uma pessoa, sua marca vai primeiro ser reconhecida pelos que estão mais próximos de você: assim como os seus pais e amigos geralmente são as pessoas que mais conhecem seus pontos fortes e fracos, sua equipe e seus parceiros são os que mais podem dar um feedback rápido sobre os acertos e erros na empresa.
Por tudo isso que podemos dizer: a empresa é reflexo do seu dono, que deve ser transparente em suas ações e objetivos. E isso precisa ser levado em consideração antes mesmo de se contratar alguém para zelar pela marca da empresa. Afinal, para ganhar a admiração de clientes, parceiros e colaboradores, a imagem divulgada tem que ser a imagem real.
Portanto é necessário sempre colocar sua empresa no espelho e verificar seus pontos fracos e fortes, o que pode contribuir e o que pode atrapalhar, o que está dando certo e o que nem tanto. Para o crescimento de seu negócio, melhorias devem ser aplicadas e só fazendo essa reflexão é possível, nada adianta não olhar aos erros que são transparecidos na hora de exercer os serviços.
Esteja sempre aberto consigo mesmo e disposto a analisar de todas as formas seu negócio, fazendo com que sua empresa seja vista de forma limpa como um reflexo e assim o sucesso esperado seja alcançado.
Talvez você goste de ler: Você sabe se sua empresa está ultrapassada?