Pode parecer bobagem à primeira vista, ou até um alerta de segurança em alguns outros casos. Mas uma coisa é certa: o boca a boca na internet existe, e pode ser uma ótima forma de divulgar o seu salão na internet. Se você já tiver uma página nas redes sociais então, melhor ainda!
O que chamamos de “boca a boca” nada mais é do que o engajamento orgânico a sua página. Ao invés do negócio divulgar seus serviços e benefícios, os próprios clientes o fazem, o que gera um aumento não apenas de visitantes, como de confiança na marca. Afinal, é outra pessoa que está dizendo que os seus trabalhos são ótimos, certo?
Contudo, como isso é possível na internet? Os meios virtuais, hoje em dia, funcionam de uma forma ainda mais eficiente do que nos meios físicos. E vamos te mostrar algumas formas de fazê-lo.
Ofereça meios de ativar o boca a boca na internet!
Um salão de beleza ou barbearia que ofereça um bom wi-fi já tem um diferencial bacana só de ter um espaço legal para as pessoas utilizarem seus aparelhos enquanto esperam sua vez.
Agora, para dar ainda mais destaque ao seu local, que tal ter uma página no Facebook ou no Instagram? Podem ser em outras redes sociais também, mas o que importa é permitir que as usuárias façam o “Check-in”. Você já deve ter visto em sua própria timeline, quando os amigos compartilham onde estão, ou com quem estão naquele lugar.
Quem faz isso com muita frequência costuma demonstrar um interesse especial pelo lugar, e por si só já é uma ótima ferramenta de divulgação. O interesse e a curiosidade funcionam muito bem na maior parte dos casos. Mas podemos ir além.
Incentive as próprias histórias
Mais do que mostrar onde estão, que tal mostrar um pouquinho da rotina de lá? Stories no Instagram ou no Facebook, vídeos rápidos no Twitter, entre outras ferramentas, dão um gostinho do que é estar no salão.
Com o devido cuidado durante o atendimento, a divulgação feita pelas próprias clientes ajudam a dar identidade ao salão, sobretudo na internet. Elas mostram tudo com um pouco mais de cuidado, de atenção, e talvez até de uma forma que você mesma, enquanto gestora, ainda não tinha percebido. E aqui entra a dica mais importante para o boca a boca na internet.
Garanta um bom atendimento!
Se tem divulgação feita pelas clientes, é porque uma coisa está indo muito bem. O atendimento é uma das chaves fundamentais de qualquer negócio. E nos cabeleireiros, isso é ainda mais importante. Afinal, mais do que aplicar suas técnicas, você está cuidando da beleza de uma outra pessoa. Se ela sai feliz, você também sai, certo?
O melhor boca a boca na internet é quando essas pessoas, que podem aumentar em número, divulgam para outras, e para outras, até um dado momento em que elas atingem quem tem bastante contato.
Esse é um processo que pode levar um bom tempo, mas uma coisa é certa: ofereça uma estrutura que permitam a elas recomendar o seu salão. Esse tipo de engajamento, sincero e natural, vai fazer toda a diferença. Até a próxima!