Uma das maiores recompensas para um salão de beleza é ter clientes indicadas por outras clientes. É o reconhecimento do serviço que se converte em crescimento para o negócio. Não é por acaso que alguns salões oferecem promoções especiais de “indique uma amiga”, tanto para aumentar a clientela, como ter uma parcela mais presente.
Mas o quão válido elas podem ser? Tem quem aproveite a oportunidade para ter mais descontos, e depois não voltar. Tem quem faça promoções de tal maneira que o retorno não se torna viável. Existem riscos que devem ser levados em conta, assim como grandes benefícios para o salão. Afinal, a ideia é sempre atender mais, com melhor qualidade, certo?
Com isso em mente, vejamos como campanhas de indique uma amiga no salão de beleza podem valer muito a pena.
Como funcionam as campanhas de “indique uma amiga”?
Geralmente, essas campanhas funcionam da seguinte maneira. Durante o período da campanha, as clientes que indicam uma amiga para o salão ganham algum tipo de benefício. Entre eles, podemos listar alguns entre os seguintes.
- Descontos em cortes ou outros serviços no salão
- Gratuidade no próximo serviço.
- Promoções especiais em lojas próximas
- Produtos exclusivos
Existem diversas possibilidades de presentear as clientes que trazem mais clientes para o salão. O que você ganha em receita e popularidade são maravilhosos.
As vantagens
Mesmo organizado pelos estabelecimentos, campanhas que mais valorizam o boca-a-boca acabam por ter um retorno melhor por uma razão simples. Quando indicado por outros clientes, os novos visitantes são mais propensos a buscar serviços e avaliar sua eficácia com ótimas referências.
Um bom atendimento, seguido de um ótimo serviço, completam um ciclo que você mesmo pode iniciar com a clientela já instalada. Com isso em mente, pensar em campanhas de “indique uma amiga” facilitam muito o retorno.
Para dar certo, são necessários alguns cuidados muito importantes.
Os cuidados importantes
Em primeiro lugar, é muito importante contar justamente com as clientes que gostam e aprovam o seu serviço. Mais do que os benefícios que pretende oferecer, é ser aberta com as metas que pretende alcançar com a campanha.
Muitas clientes poderiam indicar sem a necessidade de uma promoção, inclusive. Sendo assim, a primeira atitude importante é saber quais tipos de benefícios podem ser atrativos, e tornar essas clientes ainda mais especiais.
Quanto aos benefícios, estabeleça regras condizentes e eficientes para evitar qualquer tipo de confusão. Um dos maiores perigos das campanhas de “indique uma amiga” é estabelecer regras simples demais, que mais trazem prejuízo do que ganhos para o salão.
Quando não são devidamente planejadas, o impacto negativo que a campanha causa ao seu salão é ainda maior. Pense com carinho no que seus clientes podem ter de retornos positivos, e principalmente evitar ganhos escusos.
As campanhas de “indique uma amiga” podem dar muito certo em um salão de beleza. O ideal é que você trabalhe metas que tornem possíveis atender a uma possível nova demanda, bem como oferecer benefícios sustentáveis para sua clientela presente.
Analise todos os pontos importantes antes de começar uma campanha do tipo, fazendo com que os ganhos sejam mais eficientes ao longo do tempo. Uma alternativa interessante é incluir um programa de fidelidade, garantindo uma experiência completa. Existem muitas alternativas, escolha a que mais se adequar a suas necessidades. Até a próxima!