O marketing visual inclui diversas estratégias que têm por intuito principal conectar as mensagens de marketing à imagens.
E quando falamos de imagens, incluímos também os logotipos, vídeos, infográficos, gráficos e as fotos.
Portanto, através destas técnicas, você é capaz de tornar um objeto (não só os textos) no centro da sua mensagem, atraindo ainda mais a clientela.
Por que os seres humanos respondem melhor à comunicação não verbal?
Para responder a questão acima, precisamos lhe mostrar o porquê de tornar uma imagem o centro da sua mensagem:
Conforme o pesquisador de linguagem corporal Albert Mehrabian, a comunicação é 55% não verbal, 38% vocal e 7% apenas por palavras.
Assim, surgiu a ideia de que grande parte da comunicação é não verbal.
Como resultado, é possível entender a importância do marketing visual, tendo em vista que as estratégias servem para atrair o usuário e fazer uma impressão marcante na mente dele.
Onde e como o marketing visual pode ser aplicado?
Note que este tipo de marketing é fundamental para o crescimento da sua marca, principalmente na internet:
Rostos humanos são importantes
Uma pesquisa feita em parceria com os pesquisadores do Yahoo Labs e o Georgia Institute of Technology de nome: “Rostos nos envolvem: Fotos com rostos atraem mais curtidas e comentários”, nos indicam dados importantes:
As fotos com rostos de pessoas contam com 38% mais chances de receber likes e 32% mais chances de ter comentários.
Durante a pesquisa, mais de 1 milhão de fotos no Instagram foram analisadas.
Além disso, a pesquisa indicou que características como o sexo, idade e número de rostos na foto não faziam diferenças.
E apesar de a rede social ser famosa entre as crianças e adolescentes, as fotos de adultos são mais curtidas.
Aliás, mulheres e homens contam com as mesmas chances de receber comentários e likes.
Saeideh Bakhshi, o aluno que conduziu o estudo afirmou que os rostos são canais poderosos de comunicação não verbal.
Portanto, para aplicar o conceito do marketing visual em seu salão, faça com que o usuário se sinta representado em seus conteúdos ao usar um rosto humano.
Uma grande estratégia seria a de usar a sua equipe ou clientes como modelos, além de fazer postagens no formato de “antes e depois”.
De outro modo, os que preferirem trabalhar com influenciadores, é importante usar o rosto de pessoas que se encaixam no tipo de seu público-alvo.
Vídeos e infográficos
Caso pretenda trabalhar com os vídeos, recorrer a alternativas como os tutoriais.
É mais provável que o usuário siga a sua marca nas redes sociais caso aprenda algo com o seu perfil diariamente.
Aliás, saiba que os usuários confiam mais nos seus serviços, pois com alguns cliques podem vê-lo em ação.
No entanto, lembre-se de fazer vídeos de qualidade e curtinhos, já que a atenção das pessoas é limitada e as redes contam com milhares de distrações.
De outra forma, trabalhe com os infográficos porque eles combinam dois elementos importantes: o marketing visual e os números.
Inclusive, o infográfico ajuda a dar um peso ao seu argumento, bem como tornam os seus conteúdos mais simples.
Conclusão
E para contar com ainda mais benefícios, indicamos que você pesquise mais sobre a identidade visual do seu salão de beleza.