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Programa de indicação como ação de marketing em um salão de beleza

O programa de indicação também pode ter por nome “programa de referência” no qual os clientes que falam sobre um produto ou serviço da sua marca para conhecidos, recebem prêmios.

A vantagem principal aqui seria o aumento da clientela e consequentemente, da sua receita, além da fidelização dos consumidores.

Portanto, note que esta é uma técnica que vem do marketing de referência na qual o cliente é influenciado a indicar a sua empresa boca a boca, saiba mais a seguir:

O programa de indicação de fato é vantajoso?

De acordo com um estudo feito pela Universidade Goethe de Frankfurt e da Universidade da Pensilvânia, foi possível entender que os clientes referenciadores são mais lucrativos e leais do que os consumidores comuns.

É possível afirmar isso porque os referenciadores contam com a taxa de retenção e a margem de contribuição mais altas.

Sendo assim, aqueles que indicam os serviços do seu salão de beleza são valiosos tanto a curto, quanto a longo prazo.

Como desenvolver um programa de referência para o seu salão

Para que os clientes venham indicar os seus serviços, você deve oferecer algum benefício ou incentivo.

Mas, você precisa usar uma estratégia para determinar os custos do programa de indicação, isto é, quanto é necessário investir para beneficiar a sua clientela.

Todos sabem que os serviços do salão contam com valores diferentes por conta do tempo gasto e dos produtos usados.

Como resultado, não podemos comparar o trabalho da manicure com o da cabeleireira.

Portanto, o ponto principal é o seguinte: você precisa definir os serviços com menor custo como benefício pela referência a fim de evitar prejuízos.

No entanto, você também deve selecionar benefícios que sejam atraentes para a clientela, veja alguns exemplos a seguir:

  • Corte de cabelo gratuito;
  • Desconto em serviços (entre 10 e 20%);
  • Sacola cheia de produtos complementares;
  • Dia de beleza (maquiagem grátis).

Ao notar que cada vantagem acima tem valores diferentes,, você pode trabalhar com os níveis:

Por exemplo, após 5 indicações o cliente ganha o dia de beleza e com 10, ele recebe a sacola com os produtos.

Além disso, uma característica muito interessante é a de incluir o novo visitante no programa de indicação.

Caso um consumidor da sua marca indique uma pessoa, também é importante oferecer vantagens para esta pessoa.

No caso dos descontos, dá para disponibilizar 10% para o que indicou e 5% para o novo visitante.

Divulgando o programa e analisando resultados

Depois de definir as características acima e estruturar o seu programa de referência, chegou o momento de falar com os clientes.

Você pode trabalhar com as redes sociais, elaborando um post especial ou até mesmo colocar cartazes na recepção para convidar o cliente a participar.

Por fim, sempre verifique os resultados das suas estratégias por meio das métricas.

A mensuração nos indica se o programa está sendo vantajoso para a sua marca, isto é, se o valor investido está sendo recuperado e se é possível contar com lucros.

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