reinvente-salao

Reinvente o seu negócio de beleza

A ideia de “reinvente o seu negócio” ganhou ainda mais força no ano passado por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Toda esta crise ocasionou muitos prejuízos para os donos de negócio, tornando necessário que eles se adaptassem para não deixar as oportunidades para trás.

Reinvente o seu negócio – Principais estratégias

De acordo com o relatório anual de 2020 oferecido pela Associação Brasileira do Salões de Beleza (ABSB), 82% dos salões tiveram queda no faturamento.

Outra estatística de grande importância seria a de que 73% destes salões se encontram endividados.

Estes dados nos comprovam a relevância em reformular as suas estratégias de marketing a fim de aumentar o faturamento e quitar as dívidas.

Mudança no estilo de compra

A maioria dos brasileiros perdeu a principal ou uma das suas fontes de renda.

Como resultado, todas as compras deixaram de ser emocionais e passaram a ser racionais, ou seja, o cliente compra algo que necessita.

Apesar disso, pode haver compras consideradas “não essenciais”.

O ponto é que, você precisa identificar quais são as novas prioridades do cliente, como a preferência por determinada marca  devido a qualidade do serviço prestado.

Um exemplo muito simples seria o seguinte:

Suponhamos que uma pessoa gasta R$ 50 para fazer o cabelo no salão “A” semanalmente.

No entanto, o salão “A” decidiu investir em produtos mais baratos que fazem a escova durar somente 3 dias.

A pessoa nota a queda da qualidade e ao buscar, encontra o salão B, que usou a ideia de “reinvente o seu negócio” e decidiu manter os produtos e aumentar o valor da escova para R$ 60.

No final das contas, é mais vantajoso ir ao salão B, apesar de a escova ser R$ 10 mais cara, tendo em vista a prioridade inicial que seria a duração do cabelo por uma semana.

Neste exemplo, você precisa ser o salão B, que foi capaz de identificar a prioridade do cliente e oferecer um serviço de qualidade, embora tenha aumentado um pouco o valor.

Adaptações em seu salão

Para que você reinvente o seu negócio, é interessante o aperfeiçoamento dos seus serviços, incluindo também a forma de entregá-los.

Por exemplo, muitos consumidores estão assustados e não sabem se de fato é seguro visitar um salão.

Dessa forma, é sua responsabilidade reforçar as práticas de higienização, além de investir em uma nova maneira de apresentar os seus produtos.

Assim, você pode garantir que o cliente não somente se sinta, mas também esteja seguro.

Saúde emocional

No artigo “Gestão financeira em tempos de crise para o seu negócio de Beleza” e em grande parte dos nossos conteúdos, oferecemos dicas relacionadas à sua empresa.

Entretanto, um ponto que também deve ser lembrado é a sua saúde.

Estamos vivendo em uma crise na qual é comum ter instabilidade emocional, em especial, para os empreendedores.

Portanto, esta instabilidade pode atrapalhar que você reinvente o seu negócio, impossibilitando até a visualização de oportunidades.

Dessa forma, procure apoio para manter suas emoções controladas, além de incluir outras pessoas na gestão do negócio para dividir as tarefas complexas.

Quer receber mais novidades?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.