A ideia de “reinvente o seu negócio” ganhou ainda mais força no ano passado por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).
Toda esta crise ocasionou muitos prejuízos para os donos de negócio, tornando necessário que eles se adaptassem para não deixar as oportunidades para trás.
Reinvente o seu negócio – Principais estratégias
De acordo com o relatório anual de 2020 oferecido pela Associação Brasileira do Salões de Beleza (ABSB), 82% dos salões tiveram queda no faturamento.
Outra estatística de grande importância seria a de que 73% destes salões se encontram endividados.
Estes dados nos comprovam a relevância em reformular as suas estratégias de marketing a fim de aumentar o faturamento e quitar as dívidas.
Mudança no estilo de compra
A maioria dos brasileiros perdeu a principal ou uma das suas fontes de renda.
Como resultado, todas as compras deixaram de ser emocionais e passaram a ser racionais, ou seja, o cliente compra algo que necessita.
Apesar disso, pode haver compras consideradas “não essenciais”.
O ponto é que, você precisa identificar quais são as novas prioridades do cliente, como a preferência por determinada marca devido a qualidade do serviço prestado.
Um exemplo muito simples seria o seguinte:
Suponhamos que uma pessoa gasta R$ 50 para fazer o cabelo no salão “A” semanalmente.
No entanto, o salão “A” decidiu investir em produtos mais baratos que fazem a escova durar somente 3 dias.
A pessoa nota a queda da qualidade e ao buscar, encontra o salão B, que usou a ideia de “reinvente o seu negócio” e decidiu manter os produtos e aumentar o valor da escova para R$ 60.
No final das contas, é mais vantajoso ir ao salão B, apesar de a escova ser R$ 10 mais cara, tendo em vista a prioridade inicial que seria a duração do cabelo por uma semana.
Neste exemplo, você precisa ser o salão B, que foi capaz de identificar a prioridade do cliente e oferecer um serviço de qualidade, embora tenha aumentado um pouco o valor.
Adaptações em seu salão
Para que você reinvente o seu negócio, é interessante o aperfeiçoamento dos seus serviços, incluindo também a forma de entregá-los.
Por exemplo, muitos consumidores estão assustados e não sabem se de fato é seguro visitar um salão.
Dessa forma, é sua responsabilidade reforçar as práticas de higienização, além de investir em uma nova maneira de apresentar os seus produtos.
Assim, você pode garantir que o cliente não somente se sinta, mas também esteja seguro.
Saúde emocional
No artigo “Gestão financeira em tempos de crise para o seu negócio de Beleza” e em grande parte dos nossos conteúdos, oferecemos dicas relacionadas à sua empresa.
Entretanto, um ponto que também deve ser lembrado é a sua saúde.
Estamos vivendo em uma crise na qual é comum ter instabilidade emocional, em especial, para os empreendedores.
Portanto, esta instabilidade pode atrapalhar que você reinvente o seu negócio, impossibilitando até a visualização de oportunidades.
Dessa forma, procure apoio para manter suas emoções controladas, além de incluir outras pessoas na gestão do negócio para dividir as tarefas complexas.