Seu salão na internet: Saiba como usar as Redes Sociais a seu favor

Você com certeza já ouviu muito a frase “a internet é o futuro!”. Bom, o futuro chegou a algum tempo, e quem ainda não se modernizou ou não está tentando se adaptar à nova realidade do cenário mercadológico vai acabar sofrendo com a perda de muitos clientes em potencial. Não é como se os métodos antigos de atendimento tenham deixado de existir, mas se não houver o uso de mais de um canal de comunicação, a tendência é realmente a perda de relevância com os clientes da próxima geração

Muito disso já pôde ser sentido nos últimos anos, com a queda vertiginosa do atendimento feito através do telefone, por exemplo. A automatização dos processos é cada vez mais utilizada, e quanto mais prático for o agendamento ou consulta de preço e condições para realizar algum serviço, melhor tende a ser a relação do público com quem o atende. O Sistema de Gestão da Graces é uma ferramenta completa e que fornece as melhores soluções para organizar os serviços do seu salão, mas também é preciso alinhar bem os canais de comunicação, para que a alimentação desse sistema seja constante e produtiva, tanto para você, quanto para os clientes.

Facebook

Para divulgação da marca, o Facebook é uma ferramenta que facilita o compartilhamento de promoções e serviços do seu salão, além de proporcionar uma certa proximidade com o público. Estar próximo dos clientes através da rede social pode propiciar também um atendimento mais rápido e útil através de algumas ferramentas fornecidas pela plataforma. Usar a plataforma de lives (vídeos ao vivo) do Facebook, a interação fica ainda mais dinâmica. Além de poder deixar o site do seu salão linkado à sua página, é possível cadastrar uma mensagem automática no chat, ou até criar um chatbot para responder aos clientes assim que receber a mensagem. É claro que estes dois passos devem ser feitos com calma e cuidado, e sempre com acompanhamento próximo, para que esse atendimento não se torne artificial demais.

COMO CADASTRAR UMA MENSAGEM AUTOMÁTICA NO FACEBOOK

SAIBA O QUE É UM CHATBOT E COMO UTILIZAR

Instagram

Aqui é o melhor lugar para divulgar fotos dos seus serviços, servindo basicamente como um catálogo online e de fácil acesso. A vantagem é que alinhando as postagens convencionais com os stories da plataforma, é possível ficar ainda mais próximo do público, mostrando o dia a dia do seu negócio, como são prestados os serviços e aumentando a interação. Com o já famigerado uso das lives e a chegada à plataforma do IGTV, onde é possível postar vídeos verticais (ou seja, gravados por celular) de até 10 minutos, ficou ainda mais simples a produção de conteúdos diversos.  Além disso, o chat do Instagram também pode ser útil para esclarecer dúvidas ou até realizar agendamentos. 

YouTube

Essa já não entra no pacote de necessidades urgentes para incluir nas suas redes, mas serve como um bom diferencial. Assim como no Instagram e no Facebook, é possível fazer lives, mas a postagem de vídeos em qualidades maiores e a fácil postagem e propagação deles é um grande diferencial. Nos vídeos, você pode falar sobre curiosidades e novidades dos serviços, falar sobre tendências ou até receber convidados. Fato é que o uso correto do YouTube agrega valor à sua marca e amplia o conhecimento e empatia do cliente sobre ela.

WhatsApp

Deve ser usado como um complemento das ferramentas anteriores, principalmente para atendimento e agendamento. Se usada corretamente, deve alimentar bem o sistema de agendamento e manter o salão cheio durante todo o ano. A ideia aqui é a rapidez e praticidade no atendimento, portanto, é recomendável ter um profissional que cuide de todas essas redes, com foco principalmente no retorno imediato das questões do público.

DICAS PARA MANTER O SALÃO CHEIO O ANO TODO

Unindo e harmonizando todas essas ferramentas, fica muito mais fácil atrair e manter um público cativo nessa nova geração de prestação de serviços. As Redes Sociais são uma ótima porta de entrada para o seu público alvo.

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