A importância de eventos para a Gestão de Pessoas

Aconteceu dos dias 29/07 a 01/08 a 28ª. Estétika, um dos maiores eventos do nosso país dentro do mercado de estética, beleza, saúde e bem-estar. O evento que ocorreu no Expo São Paulo, contou também com o Congresso Científico Internacional, Curso Pós-Congresso, Simpósios e diversos workshops gratuitos. Eu estive lá e fiquei impressionada com a movimentação e com as novidades que foram apresentadas.

Já está tudo quase pronto para a 17ª. Beauty Fair. Nos dias 03 a 06 de Setembro, acontece no Expo Center Norte a maior feira de Beleza da América Latina. Nesse período além da feira, onde os visitantes terão acesso aos principais fabricantes de cosméticos, produtos e equipamentos para o mercado da beleza, acontecerão também congressos importantes como o 16º. Congresso Científico Internacional de Estética e Cosmetologia, o 4º. Congresso Internacional Barber, o 12º. Seminário de Gestão de Negócios de Beleza, o 12º. Congresso Internacional de Maquiagem Profissional, o 11º. Congresso de Depilação, o 5º. Congresso de Extensão de Cílios, o 16º. Congresso de Manicures, o 14º. Congresso de Podologia e o 1º. Congresso de Design de Sobrancelhas.

Isso sem falar nas diversas Masterclass e Workshops Nacionais e Internacionais que já estão confirmados. Os principais nomes do mundo da beleza estarão presentes nesses 4 dias de muita informação, networking e tendências.

Mas qual a relação desses eventos com a Gestão de Pessoas?

Em primeiro lugar as feiras, congressos, eventos, workshops e palestras são um ótimo momento de atualização profissional. São nesses eventos que os fornecedores apresentam as últimas novidades, lançamentos em produtos, equipamentos e toda a tecnologia que é desenvolvida para o mercado.

E não precisamos nem discutir aqui a importância do seu negócio estar antenado e atualizado com essas tendências. Não se esqueça nunca que, em mundo globalizado como o nosso, seu cliente tem acesso à informação e conhece todas as novidades e tendências. Você acha mesmo que pode ficar desatualizado?

Nesses eventos, também é o momento em que resultados de pesquisas feitas são apresentados, mostrando os caminhos que o mercado deverá percorrer nos próximos anos.

Quais são as novas técnicas, os novos produtos, as novas descobertas e tudo que há de melhor para que você possa oferecer ao seu público o que há de mais moderno e eficiente no mercado.

Então, você e sua equipe precisam se atualizar. É de extrema importância que vocês conheçam as novidades para poderem juntos decidir o que vão implementar em seu negócio.

Podemos afirmar que o primeiro ponto que relaciona esses eventos à Gestão de Pessoas é a sua preocupação como gestor na atualização profissional de sua equipe.

O segundo ponto é o networking.

Primeiro vamos entender o que é isso? Networking é a rede de contatos que você cria e mantém. E não estou falando aqui só de conhecer fornecedores. Precisamos mudar um pouco a mentalidade em nosso mercado. Durante muitos anos, olhamos para outros gestores de negócios do mercado da beleza como concorrentes e isso precisa mudar!

Conhecer novos profissionais, conhecer novos gestores, conhecer novas marcas e novos fornecedores, com toda certeza vai ampliar e muito a sua força de atuação.

Quando você gestor, tiver a oportunidade, converse com outro gestor. Troque experiências, compartilhe desafios. Muitas vezes a experiência de outro gestor pode te dar uma nova visão sobre o seu negócio. Já percebeu como alguém de fora muitas vezes olha de uma forma diferente e pode até te dar um conselho, uma outra forma de ver e até ajudar em algum desafio.

Por mais de 10 anos convivendo diariamente com gestores e profissionais do mercado da beleza, saúde e bem-estar, aprendo todos os dias e já vi o quanto o networking tem ajudado no crescimento pessoal e profissional.

E sua equipe? Ela também pode e deve criar, aumentar e manter o networking. Conhecer outros profissionais pode estimular e motivar o crescimento. Quando seu profissional conhece outras histórias de sucesso, ele se motiva a também conquistar mais.

Quando seu profissional conhece ou até é abordado por alguma marca, ele pode levar novidade para a sua empresa. Já pensou em ter em sua empresa um profissional que é embaixador de uma marca? Pois eles possuem esse poder e isso vai refletir na imagem de sua empresa e no relacionamento com seu público.

E qual o seu papel como gestor em tudo isso?

Primeiro o papel de comunicar. Você precisa estar atento aos principais eventos do seu mercado. Conhecer as feiras, congressos, workshops e tudo que está relacionado à atuação da sua empresa. Mas não adianta só conhecer. Você precisa comunicar! Precisa avisar seus profissionais sobre esses eventos, incentivando a participação.

O segundo papel é exatamente o de motivar, incentivar e até proporcionar a participação de sua equipe. De nada adianta você avisar que vai haver o evento e não deixar nenhum espaço na agenda do profissional para que ele participe.

Se você realmente quer uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva, você precisa trabalhar para isso. Você tem nas mãos pedras brutas e pode lapidá-las e transformá-las em pedras preciosas. Mas isso vai depender do seu empenho, do seu investimento e do seu trabalho.

Antes de cobrar o comprometimento da sua equipe, trabalhe o seu comprometimento. Eu sei que nem sempre é fácil fechar uma agenda. Eu sei bem o quanto é difícil dizer não ao cliente e deixar um dia todo sem atendimento. Mas é necessário, importante e possível.

Geralmente as feiras acontecem de sexta a segunda, exatamente para proporcionar opções diferentes de dias para que os profissionais possam participar.

Mas como gestor, invista em sua equipe! Invista na Gestão de Pessoas, incentivando e levando seus profissionais a esses eventos. Já pensou em montar sua própria caravana? Você vai se surpreender como é divertido passear com sua equipe.

Assim, o terceiro ponto que relaciona eventos com Gestão de Pessoas é exatamente essa integração. Ao comunicar, incentivar, promover e ir junto a esses eventos, você estará se unindo à sua equipe, promovendo a integração entre eles e com você.

Faça um teste: programe uma visita à algum evento e vá junto com sua equipe. Você vai se surpreender. Vai ter oportunidade de conhecer mais cada profissional, vai se aproximar deles, aumentando inclusive a confiança deles em você.

E com toda certeza vai se divertir muito!

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.