Como deixar a relação com profissionais mais leve?

Você também tem o sonho de acordar e ir para o salão todos os dias mais leve e feliz, sabendo que ter um dia agradável com sua equipe?

Infelizmente para muitos gestores do mercado da beleza isso é apenas um sonho.

Mas eu posso te afirmar que sonhos se realizam sim! E esse também pode se realizar!

Você pode sim ter uma relação mais leve com os profissionais de sua equipe. Basta para isso usar as ferramentas certas para criar e desenvolver uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva.

Em primeiro lugar, vamos entender essa relação. Você é gestor / proprietário de uma empresa no mercado da beleza. Entenda que Salão de Beleza é uma empresa e precisa de gestão! E esse é o seu primeiro papel: Gestor.

Gestor é aquele que pensa estrategicamente na empresa, em seu crescimento, é aquele que provê os recursos para que todos possam crescer. Gestor é quem vai atuar na construção de uma empresa sólida e bem estruturada.

Porém, você também tem um outro papel muito importante que é o papel de Líder. Você está à frente de uma equipe, de um grupo de profissionais que precisam de uma liderança, precisam de um direcionamento. Nunca se esqueça que líder não é aquele que manda, mas aquele que convence, que leva sua equipe ao crescimento.

Para ter um relacionamento, são necessários dois lados.

De um lado você, de outro o seu profissional.

É essencial começarmos a entender que o profissional é um parceiro! Alguém que irá crescer junto contigo.

Se esses papéis forem bem definidos, já é um bom começo! Um dos grandes problemas que observo em nosso mercado é exatamente esse – os papéis não estão claros, os profissionais e gestores se olham como inimigos, cada um julgando o outro.

Para conquistar o respeito e a admiração do seu profissional você precisa, como gestor e líder, dar o primeiro passo e demonstrar o seu respeito e admiração por ele!

Assim, para que a relação entre você gestor e sua equipe seja leve, comece identificando o papel de cada um, tenham clareza nas expectativas que vocês tem um do outro. Sentem, conversem e analisem os direitos e deveres de cada um. E se ainda não tem, elaborem o Manual de Rotinas e Procedimentos juntos.

Quando vocês desenvolvem essa relação de transparência e respeito, a aproximação é admiração começam a crescer, desenvolvendo uma relação leve e madura.

Pronto, essas foram as dicas de gestão para que você melhore o seu relacionamento com seus profissionais.

Mas, relacionamentos leves, vidas leves precisam de um pouco mais!

Para que você realmente realize o sonho de acordar todos os dias feliz com seu trabalho, se sinta leve e motivado para ir até sua empresa todos os dias, você precisa cuidar da sua saúde mental, precisa desenvolver sua Inteligência Emocional.

Quando você desenvolve sua Inteligência Emocional, você consegue ter ferramentas para se automotivar e encontrar recursos dentro de você para enfrentar as situações mais difíceis.

Você sabe o que é motivação? É o motivo para a ação.

Agora, basta você encontrar ou entender qual é oseu “motivo para ação!”.

Com o desenvolvimento da Inteligência Emocional, você passa a se autoconhecimento e criar em você mesmo competências, forças e recursos para isso.

Por exemplo: quando você desenvolve sua Inteligência Emocional, consegue identificar quais são os gatilhos que disparam sentimentos e emoções ruins.

Consegue perceber o que te deixa irritado, mal humorado, desanimado…

Você já se viu nessa situação?
Você está com um problema grande e não sabe muito bem como resolver. Isso está tirando você do sério e te faz perder a paciência com muita facilidade.

Em um determinado momento, você começa a ouvir uma música e se sente alegre, leve. Parece que aquela melodia te lembrou de um momento bom, agradável e aquela mesma sensação vem à tona.

Essa música é um gatinho emocional que está te ajudando a trazer emoções positivas.

Da mesma maneira, existem âncoras emocionais que trazem à tona emoções ruins, negativas que vão te fazer ficar mal, rabugento, sem paciência e é claro que isso irá afetar seus relacionamentos.

Essa é a primeira etapa do desenvolvimento da Inteligência Emocional – identificar as suas emoções positivas e negativas e o que dispara cada uma delas.

Mas desenvolver a Inteligência Emocional é muito mais que isso!

Você também irá passar pela experiência de conseguir identificar as emoções positivas e negativas do outro…

Isso mesmo, se você quer ter um relacionamento leve com alguém – dentro ou fora de sua empresa, dentro ou fora de sua casa, você também precisa identificar as emoções boas e ruins dessa pessoa. E principalmente, o que dispara essas emoções.

Lembra da tal da empatia que tanto falam? É mais ou menos por aí…….

Você precisa se colocar no lugar do outro para entender como o outro se sente. É tentar se imaginar na mesma situação para entender o que disparam as emoções boas e ruins dessa pessoa.

Às vezes nem precisamos “nos colocar no lugar”, basta observar!

Você já parou para olhar as expressões facias ao seu redor, quando você troca a playlist por exemplo?

Como fica o rosto de cada pessoa quando toca um rock, um sertanejo, um samba ou um forró?

Lembre-se que música é uma âncora emocional. Se você sabe que – por exemplo – os profissionais que atuam em sua empresa ficam mais “tristes ou pra baixo” quando ouvem uma música sertaneja, porque você vai deixar essa música tocando o dia todo?

Para ter um relacionamento leve com qualquer pessoa, você precisa se conhecer, se permitir conhecer essa pessoa e entender a melhor maneira de lidar com ela.

Cada um de nós tem um perfil Comportamental, um jeito único de ser e quando desenvolvemos a Inteligência Emocional, passamos a entender e olhar com outros olhos, esse jeito único de ser.

É através da Inteligência Emocional que conseguimos desenvolver nosso autoconhecimento, reconhecer e entender as nossas emoções, as emoções do outro, bem como a capacidade de lidar com eles.

Precisa de ajuda? Conte comigo. Tenho um grupo de mentoria onde acompanho profissionais e gestores por seis meses para desenvolver a Inteligência Emocional e realmente ter sucesso!

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Preço Justo

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.