Para ter sucesso você precisa ter Inteligência Emocional

Em um dos diversos livros de Daniel Goleman – “O Cérebro e a Inteligência Emocional – Novas Perspectivas”, ele conta a história de um brilhante advogado que foi acometido de um tumor cerebral.

Ele teve que ser submetido à uma cirurgia muito delicada para a retirada desse tumor e durante a cirurgia, os médicos tiveram que cortar circuitos que conectam áreas essenciais do córtex pré-frontal, o que significa que eles cortaram circuitos responsáveis pela condução das emoções.

Após algum tempo, todos os testes mostravam que o brilhante advogado continuava com um alto índice de QI, memória e atenção. Porém, ele passava por sérios problemas. Seu casamento acabou, ele perdeu a casa, o emprego e já estava em uma situação bem difícil.

Foi então que o neurocientista António Damásio percebeu que o brilhante advogado não conseguia tomar decisões, pois precisamos ter sentimentos sobre os nossos pensamentos.

Essa história mostra a importância do desenvolvimento de nossa Inteligência Emocional.

Para ter sucesso em sua vida profissional, você também precisa desenvolver sua Inteligência Emocional.

Todos os dias te ensino um pouco sobre isso em minhas redes sociais. Hoje quero falar sobre o que realmente te faz sorrir.

Há mais ou menos um mês atrás, em plena segunda feira de carnaval, fui à São Paulo, visitar minha sogra. Eu e meu marido aproveitamos para passear pela Avenida Paulista. Durante esse passeio, vi muitas pessoas sorrindo. Porém, não via brilho em muitos olhares.

Eram sorrisos superficiais, envolvidos por bebidas ou por outras distrações do momento.

Entender o que realmente te faz sorrir de alegria, de felicidade, é um passo importante no desenvolvimento da sua Inteligência Emocional.

Todos nós podemos ter muitos motivos para sorrir……

Desde a simples alegria de viver, as pessoas que amamos que estão ao nosso redor, as conquistas que já tivemos na vida….

Até motivos mais simples, como uma música que nos faz feliz, uma comida gostosa que alguém prepara com carinho ou pequenos gestos de cuidado…..

Ontem eu estava sentindo o corpo cansado, dolorido, parecia que uma gripe estava querendo chegar…..

Justo eu, a durona,  que sempre quero cuidar de tudo e de todos…..

Pois bem, o que me fez sorrir ontem, foi um chá e um colo!

Isso mesmo…. enfrentando toda minha teimosia, meu marido fez um chá bem quentinho, me deu com um comprimido…. ficou de pé na minha frente até eu beber tudo! (senão eu enrolava mesmo…) e depois me fez deitar em seu colo e me fez dormir….

Esse simples gesto de cuidado é que me fez sorrir!

Já falei aqui em outros momentos sobre as âncoras emocionais. São recursos poderosos que nos trazem emoções positivas ou negativas.

Desenvolver Inteligência Emocional é reconhecer suas emoções, como você reage a elas, reconhecer as emoções de outras pessoas e como elas reagem. E principalmente, desenvolver ferramentas para lidar com tudo isso.

Então, ter Inteligência Emocional é também identificar o que te faz sorrir!

Você tem alguma noção da importância do sorriso em sua vida? Não apenas para você, mas para todos os que te rodeiam?

Um gestor que tem a capacidade de sorrir, aproxima sua equipe, a torna mais engajada e motivada.

Lembra que sempre falo aqui da importância de criar e desenvolver uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva? Pois um dos recursos que o gestor deve ter é o seu próprio sorriso.


COMO CONTRATAR BONS PROFISSIONAIS

Você já teve que trabalhar com alguém que vivia mau humorado e carrancudo? Tenho certeza que o clima era péssimo – ninguém fica feliz e motivado perto de alguém assim.

Então, não seja você essa pessoa dentro de sua empresa!

Você precisa identificar o que te faz sorrir, o que te faz feliz.

Não estou dizendo aqui que nunca mais você terá problemas, que você deve sorrir à toa ou que você deve virar o “bobo da corte”!

Calma….

Ter Inteligência Emocional é ter equilíbrio também. É saber o momento certo para tudo.

Mas nunca se esqueça que é o seu exemplo como líder que vai contagiar e ensinar toda a sua equipe.

Se você quer uma equipe sorrindo, simpática com seus clientes, atendendo bem e promovendo um clima alegre e descontraído em sua empresa, isso precisa começar com você gestor!

Vamos começar afastando o que te faz mal?

Vamos lá, pegue agora mesmo um papel e uma caneta e comece a anotar tudo aquilo que te traz lembranças e emoções ruins…. Quais são as músicas, as imagens…. E tire tudo isso de uma vez por todas da sua frente!

Olhe suas redes sociais – quem te deixa com raiva? Algumas vezes seguimos algumas pessoas que não acrescentam nada em nossa vida! Fazemos parte de grupos no Facebook ou no WhatsApp que só nos fazem perder tempo e passar raiva, não é mesmo?

Então saia agora mesmo!

Esses dias incluíram meu marido em um grupo do Facebook. Isso mesmo, incluíram sem ao menos perguntar se ele queria fazer parte. Infelizmente as pessoas fazem isso – nem sequer respeitam nossa vontade, simplesmente nos adicionam.

Pois ele começou a ficar irritado com a simples notificação que fazia barulho toda hora que chegava uma mensagem. Sem perceber ele começou a ficar nervoso. Logo entendemos o porquê e excluímos o grupo!

Simples assim…..

As redes sociais vão te apresentar conteúdo daquilo que você mais consome. Já percebeu que quando pesquisa algo no google, logo começa a ver sobre aquele assunto em todo lugar?

Então, a partir de agora, comece a pesquisar no Google aquilo que te faz sorrir!

Isso mesmo, faça uma limpeza em suas redes sociais e passe a seguir apenas quem te traz algo que te faz bem, algo que te faz sorrir.

Dá uma olhada na playlist do seu Spotify…. anda ouvindo muita “sofrência”? Pare agora! Observe que tipo de música te faz sorrir, te traz alegria e ouça apenas esse tipo de música.

A escolha é sua!

Você quer ter sucesso? Então precisa desenvolver sua Inteligência Emocional e isso começa com coisas simples do seu dia a dia, coisas que te façam sorrir!

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Preço Justo

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.