Por que preciso motivar minha equipe?

Você sabe realmente quais são as consequências de não motivar sua equipe? Sabe o que pode acontecer?

 

Se você está lendo essa coluna, você é dono ou gestor de uma empresa no mercado da beleza – um Salão de Beleza, uma Barbearia, uma Esmalteria, uma Clínica de Estética….

 

Enfim, você é líder e está à frente de uma equipe de profissionais. Na estrutura de sua empresa você pode até ter um profissional que assuma as funções de gerente, mas a liderança da equipe é tarefa sua!

 

Então, você precisa sim, se preocupar com a motivação de sua equipe. Precisa entender o que motiva e o que desmotiva cada integrante de sua equipe e alinhar todos os fatores que tragam a motivação.

 

Não é difícil você ver pessoas desmotivadas ao seu redor. Mas vamos aqui apontar alguns sinais de desmotivação:

 

  1. Seus profissionais estão sempre olhando para o relógio;
  2. Os atrasos e faltas são frequentes;
  3. Você observa mudanças de humor e comportamento;
  4. Os profissionais passam muito tempo longe do espaço de trabalho;
  5. Existem um distanciamento entre os profissionais;
  6. Falta de foco nas atividades;
  7. É frequente ouvir observações e comentários inapropriados;
  8. Há uma queda na produtividade;
  9. Os conflitos entre os profissionais são constantes.

 

Se você já observou um ou mais itens acima em um ou mais profissionais da sua equipe, é hora de ficar atento e principalmente – agir.

 

Um líder sempre está atento aos sinais emitidos por sua equipe, seja na comunicação direta ou nas mudanças de comportamento.

 

Mas antes de falar das consequências, precisamos entender o que leva um profissional a se desmotivar. Lembrando que um profissional desmotivado tende a levar desmotivação para toda a equipe.

 

O primeiro motivo que eu quero apontar como causador da desmotivação de seus profissionais é a falta de conexão com o negócio. Quem assistiu ao aulão: “Gestão de Pessoas no Mercado da Beleza”, já me ouviu falar em “vestir a camisa” (Se você ainda não assistiu, corre lá no canal do youtube do Sistema Graces e assiste”).

 

Muitos gestores e líderes reclamam que a equipe não veste a camisa da empresa. E eu afirmo que a culpa não é só do profissional. Muitas vezes, ele não sabe qual é a “camisa”! Seu profissional precisa entender a missão, a visão e os valores de sua empresa para se conectar, para vestir a camisa.

 

Isso leva também ao segundo motivo: a falta de oportunidade – ou a falta de conhecimento das oportunidades. Se o seu profissional não sabe a visão da empresa, quais são os planos para os próximos anos, não sabe onde pode se encaixar nesses planos e o quanto ele pode crescer.

 

Outro motivo que faz com que seus profissionais fiquem desmotivados é a falta de reconhecimento. Isso mesmo, seu profissional precisa ser reconhecido por seus méritos, por seu crescimento, por seu desenvolvimento. Ao reconhecer você está aprovando e é natural do ser humano buscar a aprovação.

 

Os conflitos constantes também trazem desmotivação para a equipe. Ninguém gosta de estar em ambientes onde as pessoas não se entendem, discutem e brigam.

 

O feedback deve ser uma prática saudável entre um líder e os profissionais de sua equipe. Porém, quando esse feedback é inadequado também trará desmotivação para a equipe. Alterar a voz, usar vocabulário impróprio e não apresentar sugestões de mudança são alguns dos comportamentos que não são aceitos em um feedback.

E por fim, a falta de credibilidade da empresa leva a desmotivação aos profissionais. Se um profissional não acredita na empresa onde está atuando, não ficará motivado a produzir! Ele precisa acreditar no propósito da empresa, em suas metas e em sua liderança.

 

Agora vamos às consequências da desmotivação, dos reais motivos pelos quais você deve motivar a sua equipe:

 

  1. Produtividade – É claro que a desmotivação levará o profissional a ter baixa produtividade. Nenhum profissional irá se esforçar para produzir sua capacidade máxima se não tiver motivação para isso. O profissional desmotivado se distrai com mais facilidade o que gera aumento da procrastinação.
  1. Remuneração – No mercado da beleza, a baixa produtividade aumentará ainda mais a desmotivação, pois nossos profissionais tem seus ganhos atrelados à sua própria produtividade. A remuneração vai diminuir e as consequências são potencializadas.
  1. Clima Organizacional – Dentro de uma empresa, o Clima Organizacional é como as pessoas se sentem naquele ambiente. Se as pessoas se sentem bem, gostam de estar ali, o clima é bom. Porém, se as pessoas não se sentem bem, o Clima Organizacional é ruim. A falta de motivação dos profissionais irá tornar o Clima Organizacional ruim a cada dia mais.
  1. Absenteísmo – Esse índice mostra o nível de faltas e atrasos no trabalho. Quanto maior esse índice mais os profissionais se ausentam de seus postos de trabalho. O que é claro, provoca uma diminuição na produtividade e consequentemente, no faturamento da empresa.
  1. Rotatividade – Se o profissional está desmotivado, ele vai embora. E novamente o gestor terá todo o trabalho para buscar um novo profissional no mercado de trabalho.
  1. Atendimento ao cliente – Com o profissional desmotivado, o atendimento não será de excelência como esperado. O cliente também irá sentir a desmotivação do profissional e muito provavelmente irá embora.
  1. Imagem da empresa – Profissionais desmotivados falam mal da empresa, aumentam o absenteísmo e a rotatividade. Quando o cliente observa que a equipe muda constantemente, logo forma uma imagem negativa da empresa e da gestão.

 

Apenas com essas consequências que apontei aqui você já pode observar que se não motivar sua equipe terá sérios problemas: perderá tempo sempre contratando novos profissionais, terá clientes insatisfeitos com o atendimento, terá constantes problemas com a agenda – causados pelas faltas e atrasos e, é claro, perderá muito dinheiro – seu faturamento vai diminuir mais a cada dia.

 

Podemos ficar aqui horas apontando as consequências de uma equipe desmotivada. Se você não agir agora mesmo e permitir que seus profissionais continuem desmotivados pode até ir à falência. Então meu querido gestor – mãos à obra!

 

Você precisa urgentemente trabalhar na motivação de sua equipe. Quer aprender como?

 

No próximo dia 26/09/2022 às 10h00, teremos um aulão, onde vou te ensinar a motivar sua equipe. Você não pode perder! Se inscreva agora mesmo.

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.