Sua equipe está completa?
Você tem profissionais suficientes para atender a demanda de final de ano?
Seus profissionais estão preparados para esse período?
Toda sua equipe está alinhada para o mesmo nível de atendimento?
Já estamos na segunda quinzena de outubro faltam pouco mais de 70 dias para o Ano Novo! Na maior parte do nosso país é a época de maior movimento nas empresas do mercado da beleza.
E você, já está preparado?
Ser líder, estar à frente de uma equipe no mercado da beleza é um desafio constante. E nesse momento sua atenção e sua preparação devem ser prioridade para aproveitar o momento de alta na procura por seus serviços para aumentar o faturamento de sua empresa.
E o momento é agora!
Você precisa em primeiro lugar definir quantos profissionais você ainda precisa para completar sua equipe. E não se iluda achando que colocar mais uma cadeira e apertar os profissionais vai trazer mais faturamento.
Ninguém gosta de lugares apertados. Lembre-se que dentro de uma empresa do mercado da beleza, o conforto e o bem estar são primordiais. Assim, planeje seu espaço para que a circulação de profissionais e clientes seja tranquila.
Se você ainda não tem, desenhe o layout do seu espaço e calcule a quantidade de profissionais que comporta.
O próximo passo nesse planejamento é mapear o horário de funcionamento de sua empresa e o horário de trabalho de cada profissional. Existem horários vagos? Existe mesmo a necessidade de mais profissionais ou apenas um planejamento melhor?
Para isso é claro que você precisa conhecer o comportamento do seu cliente. Quais são os períodos que o seu cliente mais frequenta seu espaço? Quanto tempo ele fica?
O próximo passo é olhar para a sua equipe, identificar se os profissionais estão preparados para a maratona de atendimentos de final de ano. Quer mesmo aproveitar o momento para aumentar seu faturamento?
Para isso você precisa de uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva. Não sabe como construir ou desenvolver uma equipe assim? Me acompanhe que vou te ajudar!
É muito comum nesse período do ano os gestores buscarem mais profissionais para compor sua equipe. Aumentar o número de profissionais que farão os atendimentos no final do ano, sem dúvida nenhuma é uma excelente estratégia para dar conta da demanda.
Porém, alguns cuidados devem ser tomados nesse momento.
Imagine que você passou o ano todo treinando e alinhando sua equipe. Conseguiu finalmente instalar um nível de qualidade no atendimento que é reconhecido por seus clientes. Todos os seus profissionais estão alinhados com a postura desejada em sua empresa.
E agora você vai contratar novos profissionais. Será que eles estarão no mesmo nível que sua equipe? É claro que não! Você precisa treiná-los.
O treinamento nesse momento deve priorizar a postura profissional e o atendimento ao cliente. Reforçar os processos que você já criou e divulgou através do Manual de Rotinas e Procedimentos para a sua equipe e ensiná-los aos novos.
Você pode inclusive aproveitar as novas contratações para uma reciclagem de toda a equipe. É sempre bom lembrar os pontos que já foram ensinados.
O aumento do número de clientes não deve ser – em nenhuma hipótese – desculpa para cair a qualidade no atendimento. Nesse período clientes novos podem estar procurando sua empresa e é a oportunidade ideal para conquistá-los.
Então, é essencial que toda a equipe esteja muito bem treinada e alinhada.
Também é o momento de trabalhar a divulgação do trabalho de seus profissionais, então não perca mais tempo e mostre para cada um deles a importância de fotografarem e divulgarem cada um dos trabalhos realizados.
Incentive seus profissionais a mostrarem o resultado de seu trabalho em suas Redes Sociais e claro, nos canais de sua empresa também.
Como líder, você deve ter sua atenção para cada profissional. Cada integrante de sua equipe é importante e precisa do seu olhar. Preste atenção nas atitudes e nas reações de cada um.
É comum que as pessoas estejam mais emotivas nesse período. Seja por stress, maior volume de trabalho, menos descanso ou até mesmo pelas emoções das datas comemorativas.
E você precisa estar atento para ajudar a sua equipe, dando também o apoio emocional necessário.
Nunca é tarde para trabalhar a Inteligência Emocional. Em primeiro lugar a sua, como gestor e líder. Não é fácil estar à frente de uma equipe e você precisa estar preparado emocionalmente. E depois é claro, cuidar da Inteligência Emocional de sua equipe também.
Se você não der a devida atenção a esses fatores poderá ter alguma dessas consequências:
Perder clientes – o cliente que está acostumado com o atendimento da sua equipe, que gosta da qualidade que você entrega não irá aceitar a queda no nível de qualidade apenas por estarmos no final de ano. Se não observar a mesma qualidade, é o momento em que ele vai procurar outra empresa.
Não conquistar novos clientes – Um novo cliente ao chegar em sua empresa, tem uma expectativa que – se não for atendida – o levará embora sem nenhuma chance de retorno. Assim, você pode até atender uma primeira vez, mas não irá conquistar o cliente.
Perder profissionais – Se o clima de sua empresa estiver ruim, com todos correndo para atender mais, em um ambiente de cobrança, apertado e de confusão, os profissionais também estarão insatisfeitos e irão embora. Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente assim e a oferta de novas oportunidades não param de chegar para seus profissionais.
Diminuir seu faturamento – Com todo esse cenário negativo é claro que você irá perder clientes e profissionais e com isso o seu faturamento irá diminuir.
Desenvolver sérios problemas de saúde – inúmeras são as doenças psicossomáticas que você pode desenvolver em um cenário assim.
Quer fugir de tudo isso? Quer mesmo ter um final de ano de faturamento alto, novos clientes, profissionais satisfeitos e encerrar o ano com o sucesso esperado?
Prepare-se desde já!
No próximo dia 21/10 eu darei uma mentoria gratuita que vai te ajudar a se preparar. Vá agora mesmo no meu Instagram e veja como participar.
Te espero lá – @giovanaquini.oficial.
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza