Já dá para sentir que a temperatura abaixou e sabemos que o movimento de salão beleza geralmente costuma cair em épocas mais frias pois alguns serviços passam a ser menos procurados, mas hoje vamos falar de como aquecer seu salão no inverno, mantendo suas clientes para que suas vendas não caiam juntamente com o clima.
O inverno é uma estação perigosa para quem possui salão de beleza, pois quando ele chega surge o medo de perder clientela, para mantê-la é preciso pensar em boas estratégias de marketing como por exemplo, montar pacotes para os serviços menos procurados nessa época, a depilação é um deles mas para reverter a situação, podem serem feitas promoções do tipo “Faça uma depilação e ganhe uma manicure”, ou fazendo a semana de descontos do determinado serviço.
Apesar das pessoas diminuírem a frequência no salão, elas precisam redobrar a atenção com a beleza, mostre isso a elas, pois no inverno os cabelos e pele tendem a ficarem mais frágeis e com mais facilidade de ressecar.
Para cuidar do cabelo a hidratação e alguns outros cuidados são essenciais para manter a beleza dos fios, aproveite isso para convencer o cliente de que ele precisa frequentar seu salão mais vezes, além de que essa é uma boa ideia para os pacotes que citamos acima, como por exemplo, oferecer uma hidratação grátis caso façam uma depilação, seria uma boa estratégia.
Invista também em seu espaço de beleza, aliás, deve ser a primeira coisa ser feita antes de colocar em prática suas estratégias, tornando-o um diferencial que incentive suas clientes frequentá-lo, ter um pequeno aquecedor em sua sala de espera pode ser uma grande novidade para suas clientes, pois é difícil achar um lugar com isto, levando conforto e vontade de permanecer no ambiente, invista em porta casacos para poderem ficar mais a vontades, outra idéia interessante é montar uma cafeteria dentro do estabelecimento, vendendo doces, salgados, café, chá entre outros petiscos para agradar seus clientes, afinal, quem não gosta disso no friozinho, não é mesmo?
Uma coisa que devemos sempre pensar é em nunca abaixar muito os preços, mesmo quando o movimento não está na melhor, pois quando mudar novamente de estação e você retornar ao seu valor normal, os clientes irão perceber a diferença. Tudo o que for feito, deve levar ao cliente a sensação de que vale a pena pagar o preço cobrado por todas as facilidades oferecidas.
Utilize sempre suas redes sociais para dar dicas de beleza, fale sobre como hidratar a pele nesta época e assuntos do tipo e aproveite para manter sempre o relacionamento com seus clientes.
A prática de criar promoções e ampliar ofertas de serviços em um mesmo local é apontado como uma das mais eficazes estratégias, por isso pense sempre fora da caixa e crie novidades para que as pessoas sintam vontade de estar em seu salão e usufruírem de seus serviços.
Lembre-se que um bom profissional vive em qualquer estação do ano, basta saber como aproveitar cada momento.
Faça promoções, se diferencie no mercado e tenha muitos clientes nesta época mais fria aquecendo seu estabelecimento.
Veja outras dicas que podem ser aplicadas em épocas sazonais em nossa matéria: Idéias de promoções para o seu negócio de beleza