Como fidelizar os clientes do salão

fidelizar os clientes do salão

Uma ótima forma de fidelizar os clientes do salão, sem custo!

O relacionamento com o cliente é um dos pontos mais importantes para o sucesso do salão de beleza. Você já percebeu que a maioria das pessoas frequenta o mesmo local há anos? Isso acontece porque elas estabelecem um laço quase afetivo com o salão.

Serviços diferenciados, preços justos e profissionais competentes são importantes sim para o negócio, mas existe um elemento que não pode ser deixado de lado: o atendimento. É este elemento que garante que o cliente retornará ao estabelecimento. Por isso, a recepcionista é uma funcionária tão importante para o espaço de beleza!

Um sorriso pode conquistar mais do que você imagina

Quem não se sente bem ao ser recepcionado por alguém simpático? Atender os clientes com um sorriso é uma forma de mostrar às pessoas que elas serão bem tratadas no espaço. Para isso, é importante manter um sorriso natural, que transmita energias positivas aos clientes. Dar bom dia, boa tarde e perguntar como a pessoa está também são maneiras de garantir uma recepção calorosa.

O cliente tem sempre razão

Também é preciso que a recepcionista do salão esteja pronta para lidar com adversidades da melhor forma possível. A melhor dica, nesse caso, é se colocar no lugar do cliente e buscar soluções rápidas para contornar o problema. Se um cliente ficar insatisfeito com uma escova feita, por exemplo, pode ser política do salão oferecer um novo tratamento grátis.

É importante identificar o que houve de errado para que falhas não se repitam. Independente do caso é importante que a recepcionista mantenha a calma e trate do assunto com agilidade e simpatia.

Agenda sempre atualizada e organizada

Ao chegar ao espaço de trabalho, é interessante que a recepcionista dê uma olhada nos agendamentos do dia. Assim, ela já tem uma boa ideia de quem irá ao salão e de quais serão os tratamentos realizados, podendo assim oferecer uma recepção mais personalizada aos clientes. Além disso, uma agenda organizada evita que aconteçam erros nos horários agendados, fato que poderia causar uma péssima impressão aos frequentadores do local.

Atenção ao cliente

Quando um cliente chega ao salão ou barbearia, ele deve ter toda a atenção da recepcionista. É importante que alguém o avise quanto tempo falta para que ele seja atendido, certifique-se de que existam cadeiras disponíveis e ofereça uma revista, água ou um café, algo que possa entreter o cliente durante a espera e fazer com que ele se sinta a vontade. Manter uma conversa agradável e perguntar como a pessoa está também são atitudes que ajudam a estreitar o relacionamento.

Atitude positiva

Uma característica comum em todas as boas recepcionistas é a atitude positiva. Isso significa que palavras e frases negativas, como “não” e “não sei”, devem ser evitadas. Clientes gostam de receber um atendimento ágil e cortês e também gostam de honestidade e informações precisas. Quando não souber como lidar com determinada situação, a melhor solução é chamar o responsável pelo estabelecimento.

Todo cliente gosta de ser bem atendido, pela recepcionista e também por todos os profissionais do salão de beleza. Essa estratégia costuma manter o cliente no seu salão e fazer com que ele retorne mais vezes.

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