Para aumentar a venda de produtos no salão não basta esperar uma data especial para lançar uma promoção irresistível.
Na verdade, esta estratégia pode ser vantajosa, mas hoje estamos aqui para ir além, trabalhando com técnicas mais elaboradas para o aumento da receita em seu negócio.
Saiba mais a seguir:
Pergunte aos clientes sobre os seus problemas
A forma mais simples de garantir a venda de produtos e serviços seria suprindo a necessidade dos consumidores.
E para isso, é fundamental que você entenda quais são estas necessidades.
Dessa forma, muitas empresas investem uma grande quantidade de dinheiro em pesquisas para entender o problema da clientela que precisa ser solucionado e isso pode fazer com que você pense que a estratégia não é vantajosa para você justamente por conta do alto investimento.
Mas, para aumentar a venda de produtos no salão, aproveite o tempo que o cliente passa em seu estabelecimento para fazer perguntas que revelem algum problema da clientela.
Por exemplo, um cabeleireiro ou estilista pode perguntar ao consumidor se ele está tendo alguma dificuldade com os fios ou como é o seu bad hair day.
O que faz com que o cliente fique satisfeito com o cabelo e que tipo de shampoo é o seu preferido, também são perguntas relevantes.
Durante a conversa, o cliente provavelmente irá citar algum problema que não sabe como lidar e você pode definir a solução.
Eduque os clientes sobre o melhor para aumentar a venda de produtos no salão
Com a simples conversa proposta acima, você é capaz de identificar ao menos um problema comum em sua clientela.
A partir daí, você pode começar a entender quais os melhores shampoos, condicionadores, hidratantes de pele ou até mesmo esmaltes adequados para o público.
Como resultado, é importante saber todas as informações do produto como a melhor forma de aplicar ou as vantagens dos componentes e apresentar isso para a clientela.
Nesse sentido, as pessoas ficam mais interessadas em adquirir determinado produto porque você mostra os benefícios e que tal produto realmente supre uma necessidade.
Mas, note que para de fato aumentar a venda de produtos no salão, você deve trabalhar com itens de alta qualidade.
Os produtos precisam garantir um resultado satisfatório, evitando que os clientes tenham reações desagradáveis com as substâncias de tintura, por exemplo.
Aqui, também é importante mostrar que você e sua equipe estão perfeitamente qualificados a oferecer soluções aos consumidores.
Treinamento e capacitação dos colaboradores
Um funcionário qualificado é capaz de identificar uma solução quando entra em contato com o problema do cliente.
E você terá um time qualificado somente quando investir no treinamento e capacitação.
Por isso, aumentar a venda de produtos no salão exige muita dedicação e paciência que precisam ser desenvolvidas.
Com o uso de boas técnicas, sua equipe torna-se capaz de chamar a atenção da clientela.
Inclusive, imagine se um cliente já está interessado pela compra de um produto, mas tem uma dúvida específica sobre a aplicação, mas o seu funcionário não sabe como responder.
Provavelmente a melhor forma de evitar este tipo de situação é oferecer treinamento.
Portanto, o treinamento e capacitação podem ser feitos de diversas formas.
Por exemplo, é possível organizar uma sessão de treinamento com toda a equipe, contratando um profissional de vendas para fazer uma palestra.
Além disso, pode optar por um curso online ou presencial, tal como, apresentar as técnicas de venda por conta própria, já que você é especialista em determinada área.
Assim sendo, também devemos mencionar um ponto essencial:
Incentivo da equipe com comissão de vendas.
A cada item vendido, garanta que a sua equipe receba uma comissão para motivar os esforços a fim de aumentar a venda de produtos no salão.
Também é importante fazer reuniões semanais, quinzenais ou mensais com o intuito de incentivar e reconhecer os colaboradores que alcançaram os melhores resultados.
Mostre sempre ao funcionário que o aumento de vendas é vantajoso para ele.
Use amostras para aumentar a venda de produtos no salão
Trabalhar com amostras gratuitas de produtos é uma excelente forma de conquistar a confiança do público e fazer com que o interesse seja maior.
Isso porque essa estratégia permite que as pessoas testem o componente, sem precisar fazer um investimento.
Outra estratégia interessante para encantar a clientela seria usar o produto no salão.
Por exemplo, na hora de fazer hidratação no cabelo de um consumidor, você pode aplicar uma máscara capilar que pretende vender.
Como resultado, a clientela comprova a eficácia do item e passa a considerar a compra.
Bem como, para turbinar as vendas, deixe produtos próximos ao caixa.
Quando as pessoas estão aguardando para fechar a compra, elas costumam ficar mais suscetíveis a adquirir um novo item.
Esta é uma estratégia muito comum da venda por impulso que pode ser observada em supermercados, por exemplo.
Alguns estudos do varejo indicam que as pessoas gastam cerca de 20% a mais do que tinham planejado e isso ocorre principalmente quando aguardam no caixa.
Estude a concorrência para aumentar a venda de produtos no salão
É fundamental que você conheça bem o que a concorrência faz para garantir mais vendas.
Isto é, você precisa entender quais produtos os outros salões estão dispostos a oferecer aos seus clientes.
Com base nestas informações, busque vender itens que não estejam disponíveis em outros estabelecimentos, e que ao mesmo tempo tenham alta qualidade e sejam confiáveis.
As pessoas precisam ver o seu salão como um negócio inovador que tem por objetivo oferecer o melhor aos seus consumidores.
Portanto, ao estudar a concorrência, você se destaca no ramo de atuação e ganha pontos com os que vão ao seu salão.
Conclusão
Como dito e comprovado acima, o desconto não é a única forma de aumentar a venda de produtos no salão.
Por isso, além de trabalhar com as técnicas acima, vá além para de fato conseguir se destacar e aumentar a receita do seu negócio.