Para quem frequenta ou administra uma barbearia, sabe que existem perfis bem diferenciados de clientes. Do passivo ao mais crítico, do mais simples ao mais metódico, todos eles têm necessidades que um bom barbeiro precisa administrar. Embora não seja algo fixo, saber quais tipos de clientes de barbearia está atendendo costuma ser a saída ideal para um bom atendimento no longo prazo.
Clientes de barbearia para nunca esquecer
Vamos conhecer brevemente alguns desses perfis mais superficialmente, por assim dizer. É bom lembrar que cada cliente é único, o que implica em características diferentes para cada tipo de cliente. As sugestões aqui vão ajudá-lo a identificar cada um com mais facilidade. Vamos conhecê-los então.
1 – O Metódico
São caras que se cuidam bem constantemente. Já frequentam barbearias há um bom tempo, estão sempre atentos às últimas tendências, e buscam se ater a elas. Quando não se preocupam com essa parte, deixam todas as instruções bem claras para o barbeiro.
Tendem a ser mais exigentes do que a média. Por outro lado, tendem a buscar com mais frequência a mesma barbearia, por confiar em seus serviços. Se você ficar amigo dele, pode até indicar para outros amigos barbudos.
2 – O Iniciante
Não se engane: os clientes iniciantes podem estar dentro dessa “categoria” por muito tempo. Eles não vão com frequência aos barbeiros – se forem duas vezes ao ano é muita. E por conta disso, não é comum que esqueçam como cuidaram da barba e do cabelo da última vez.
Esse tipo de situação pode trazer indecisões ao cliente, e muitas dúvidas antes de começar os trabalhos. Uma boa iniciativa dos barbeiros é colocar seu conhecimento de forma teórica mesmo, falando das possibilidades relacionadas ao cliente. Mesmo que ele volte muito tempo depois, a referência estará garantida.
3 – O “Falador”
Carismático, brincalhão, e às vezes um bom negociante. Essas são as principais características desse tipo de cliente numa barbearia. Esses são os caras que costumam fazer do local o seu recanto, tal qual fariam com um bar ou algo do tipo. Se a barbearia oferece a opção de “pub”, aí é que eles se instalam mesmo.
Eles não são um problema para a barbearia, muito pelo contrário. São eles que fazem parte do ambiente mais tranquilo, e podem sugerir as melhorias que o local precisa, já que frequentam constantemente. Garanta um bom ambiente, e ele sempre vai indicá-lo para os amigos, quando ele próprio não trouxer.
4 – O Silencioso
Por incrível que pareça, esse é o cliente de barbearia mais frequente. Entra, pede o corte de cabelo e da barba, fica na dele durante todo o processo, paga e vai embora. Também não é problemático, apenas faz parte do seu estilo. Por vezes, ele só vai para dar um trato no visual, e não tem tempo ou humor para bater papo.
Receba-os com a cordialidade de costume, e se ele não se abrir de primeira, deixe-o à vontade. Clientes desse tipo são conquistados com um serviço de qualidade, e assim eles podem se abrir mais.
5 – O Crítico
Aqui está o tipo de cliente mais desafiador numa barbearia. Eles podem reunir características de todos os tipos mencionados acima, porém com um único diferencial: eles falam diretamente tudo o que acham do corte, nos mínimos detalhes. Se virem algo que não gostam, vão fazer questão de falar. Se será com educação ou não, varia para cada pessoa.
O importante nesses casos é manter a paciência e filtrar as críticas. O que funcionar e de fato ajudar, tudo bem; caso não, fique tranquilo, pois ele voltará para um novo corte, ou realmente vai procurar outro lugar. O importante é manter a compostura.
Então, já consegue identificar os tipos de cliente de barbearia? Deixe nos comentários quais deles são os mais frequentes, e como você lida com eles. A chave para um bom negócio do tipo é a capacidade de receber todos eles com o mesmo cuidado e atenção. Até a próxima!