O DESAFIO
Vender vale-presentes de valores diferentes, com prazos de validades que variam conforme sua campanha de marketing e ainda manter o controle de quem os comprou e de quem os utilizou é complicado sem o auxílio de um software.
FALTA DE CONTROLE
O uso de vale-presentes é uma técnica de marketing muito usada para reter e conquistar novos clientes, principalmente em datas comemorativas como dia das mães, dos namorados, Natal etc. Contudo, o controle manual dos processos de venda e resgate são sujeitos a falhas e fraude.
As principais dificuldades na venda são:
- Saber qual foi o valor total de vendas de vale-presentes
- Saber quem comprou e quanto comprou
- Definir um valor diferente para cada cliente no momento da venda
- Definir um prazo de validade para cada campanha
Usar vale-presentes pode aumentar as vendas, reter e conquistar novos clientes.
As principais dificuldades no recebimento do vale presente são saber:
- se está dentro do prazo de validade
- se já não foi usado
- se o valor é suficiente para pagar a compra (comanda)
QUESTÃO TRIBUTÁRIA
Vale-presente não é venda. Portanto não há emissão de NFS-e.
Outro aspecto importante é que, do ponto de vista tributário, o vale-presente não é uma venda, mas uma simples operação financeira, onde o cliente adianta um valor para a empresa que se compromete em executar serviços ou entregar produtos no futuro. Portanto não há emissão de nota-fiscal.
A SOLUÇÃO
Os salões de beleza, clínicas de estética e spas podem se beneficiar de uma solução muito prática e sem custo adicional, existente nas versões Plus e Multiempresa do Sistema Graces, que basicamente envolve três passos:
- preparar a campanha de marketing
- vender o vale-presente e
- receber o vale-presente
Faça um layout bonito e divulgue sua campanha. Todos no salão devem oferecer vale-presentes aos clientes.
1. Preparação
- Faça seus vale-presentes no formato de cartões de créditos com um código alfa-numérico não repetido. Capriche na arte!
- Configure o prazo de validade no Graces a cada nova campanha
- Cadastre um serviço com a descrição “## VALE-PRESENTE ##”, com um valor padrão. Este valor poderá ser alterado no momento da venda.
- Divulgue a novidade colocando encartes em suas revistas, publicando em seu site e facebook e, principalmente, na recepção.
2. Venda do vale-presente
- Abra uma comanda
- Inclua o serviço ‘vale-presente’, alterando o valor se necessário
- Informe o código do cartão ‘vale-presente’, que será entregue para o cliente
- Receba o valor da comanda
3. Uso ou resgate do vale-presente
- Abra um comanda
- Lance os produtos e serviços adquiridos pelo cliente
- Receba a comanda, selecionando a opção “voucher”
- Informe o código do cartão ‘vale-presente’ apresentado pelo cliente
- O sistema faz todas as validações necessárias, emitindo a NFS-e conforme configuração
MULTI-LOCALIDADE, UM DESAFIO AINDA MAIOR
Quando a empresa tem várias lojas é comum o cliente comprar um vale-presente numa loja e o presenteado o utilizar numa outra.
Nestes casos, talvez seja necessário remunerar quem vende o vale-presente. A loja que vende tem a entrada de caixa. A outra loja fica somente com a despesa. Por isto, é preciso fazer uma espécie de compensação entre lojas.
A implantação de um sistema de “web-service” pode resolver o problema e o Graces também pode “conversar” com este sistema. Consulte-nos sobre esta possibilidade.
CONCLUSÃO
O controle de venda e resgate de vale-presentes, bem como o cálculo das comissões de quem executa os serviços são facilitados com uso do Graces.
Além disso, o salão pode motivar sua equipe, pagando uma comissão de incentivo (2%, por exemplo) para oferecem os vale-presentes aos clientes. Esta comissão é calculada automaticamente pelo sistema.