Vale-Presente

Vale-Presente – como controlá-los ?

  • 27 de dezembro de 2013
  • Vendas

O DESAFIO

Vender vale-presentes de valores diferentes, com prazos de validades que variam conforme sua campanha de marketing e ainda manter o controle de quem os comprou e de quem os utilizou é complicado sem o auxílio de um software.

FALTA DE CONTROLE

O uso de vale-presentes é uma técnica de marketing muito usada para reter e conquistar novos clientes, principalmente em datas comemorativas como dia das mães, dos namorados, Natal etc. Contudo, o controle manual dos processos de venda e resgate são sujeitos a falhas e fraude.

As principais dificuldades na venda são:

  • Saber qual foi o valor total de vendas de vale-presentes
  • Saber quem comprou e quanto comprou
  • Definir um valor diferente para cada cliente no momento da venda
  • Definir um prazo de validade para cada campanha

Usar vale-presentes pode aumentar as vendas, reter e conquistar novos clientes.

As principais dificuldades no recebimento do vale presente são saber:

  • se está dentro do prazo de validade
  • se já não foi usado
  • se o valor é suficiente para pagar a compra (comanda)

QUESTÃO TRIBUTÁRIA

Vale-presente não é venda. Portanto não há emissão de NFS-e.

Outro aspecto importante é que, do ponto de vista tributário, o vale-presente não é uma venda, mas uma simples operação financeira, onde o cliente adianta um valor para a empresa que se compromete em executar serviços ou entregar produtos no futuro. Portanto não há emissão de nota-fiscal.

A SOLUÇÃO

Os salões de beleza, clínicas de estética e spas podem se beneficiar de uma solução muito prática e sem custo adicional, existente nas versões Plus e Multiempresa do Sistema Graces, que basicamente envolve três passos:

  • preparar a campanha de marketing
  • vender o vale-presente e
  • receber o vale-presente

Faça um layout bonito e divulgue sua campanha. Todos no salão devem oferecer vale-presentes aos clientes.

1. Preparação
  • Faça seus vale-presentes no formato de cartões de créditos com um código alfa-numérico não repetido. Capriche na arte!
  • Configure o prazo de validade no Graces a cada nova campanha
  • Cadastre um serviço com a descrição “## VALE-PRESENTE ##”, com um valor padrão. Este valor poderá ser alterado no momento da venda.
  • Divulgue a novidade colocando encartes em suas revistas, publicando em seu site e facebook e, principalmente, na recepção.
2. Venda do vale-presente
  • Abra uma comanda
  • Inclua o serviço ‘vale-presente’, alterando o valor se necessário
  • Informe o código do cartão ‘vale-presente’, que será entregue para o cliente
  • Receba o valor da comanda
3. Uso ou resgate do vale-presente
  • Abra um comanda
  • Lance os produtos e serviços adquiridos pelo cliente
  • Receba a comanda, selecionando a opção “voucher”
  • Informe o código do cartão ‘vale-presente’ apresentado pelo cliente
  • O sistema faz todas as validações necessárias, emitindo a NFS-e conforme configuração

MULTI-LOCALIDADE, UM DESAFIO AINDA MAIOR

Quando a empresa tem várias lojas é comum o cliente comprar um vale-presente numa loja e o presenteado o utilizar numa outra.

Nestes casos, talvez seja necessário remunerar quem vende o vale-presente. A loja que vende tem a entrada de caixa. A outra loja fica somente com a despesa. Por isto, é preciso fazer uma espécie de compensação entre lojas.

A implantação de um sistema de “web-service” pode resolver o problema e o Graces também pode “conversar” com este sistema. Consulte-nos sobre esta possibilidade.

CONCLUSÃO

O controle de venda e resgate de vale-presentes, bem como o cálculo das comissões de quem executa os serviços são facilitados com uso do Graces.

Além disso, o salão pode motivar sua equipe, pagando uma comissão de incentivo (2%, por exemplo) para oferecem os vale-presentes aos clientes. Esta comissão é calculada automaticamente pelo sistema.

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TAGS: clínica estética | divulgação | Gestão | gift card | salão de beleza | spa | vale-presente |

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