Tipos de Saída de Estoque

  • Nas versões do sistema Graces Plus, Rasp, MEP5 e Multiempresa você tem quatro tipos de saídas de produtos do estoque.
  • Na versão Standard você tem dois tipos de saídas de produtos do estoque.

Veja abaixo a explicação de cada uma.

 

 

Atalho para abrir a janela de saída de produto = F3

 

 

Registrando venda de produtos na comanda

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Registrando os tipos de saída de produtos para Uso Profissional

  1. Na janela de entrada clique em Produtos
  2. No menu superior clique em Saída Estoque (Saída Est.) ou tecle F3 de qualquer janela do sistema
  3. Digite o nome do produto no campo Produto ou pesquise clicando na lupa ou use o leitor de Código de Barras
    Se optar por clicar na lupa, na janela Selecionar Registro, escolha o produto.
    O sistema informa se a saída do produto será feita por doses ou por unidade, veja a informação no quadro ao lado
  4. Informe a Quantidade que está sendo retirada do estoque.
    Ao lado do campo Quantidade é apresentado o tipo de saida se por dose ou inteiro.
    Esta informação dependerá do cadastro do Produto
  5. Na caixa Saldo Estoque, mostra a quantidade atual do estoque do produto escolhido.
  6. Abaixo tambem verá o nome do produto e ao lado, as siglas UI = Uso interno
  7. Clique no botão Uso Profissional

    No quadro Comanda

    Você pode optar por marcar o quadro Somente comandas em aberto ou não
    1. Se desejar atrelar a saída do produto a uma cliente, marque o quadro acima, informe o número da Comanda  e tecle Enter ou clique no botão Procurar Comanda (lupa). Caso contrario desmarque esta opção
    2. Se desejar fazer os lançamentos das saídas dos produtos noutro momento e atrelar ao nome de uma cliente, desmarque a opção Somente comandas em aberto, clique na lupa para escolher uma comanda de um outro dia e pronto.
    3. Se não for importante atrelar a saída do produto a uma cliente, desmarque a opção Somente comandas em aberto e pronto.

    No quadro Rateio de valor

    Você pode optar por um dos tipos de forma de rateio. Por padrão o sistema trará o que foi escolhido na configuração do sistema
    no menu Configuração/Opções do Sistema/Estoque.

    1. Selecione uma das formas de rateio
    2. No campo Profissional/Funcionário, informe o número do funcionário ou o nome do profissional que está retirando o produto e tecle Enter
    3. No campo Valor do Produto, será apresentado o valor que está cadastrado na janela do Cadastro de Produtos. Note que este valor dependerá da opção feita nas configurações do sistema. Em alguns casos você tambem poderá alterar o valor de desconto. Se o valor for zero, significa que a casa (salão), banca todo o produto.
    4. No campo Observação, pode digitar um texto livre
    5. Clique no botão Salvar
    6. Para fazer uma nova saída, basta clicar no botão Nova Saída e repita os passos acima

Observações

> Use o leitor de código de barras para localizar um produto.

> Em qualquer tipo de saída de estoque pode-se preencher o campo Observações com texto livre.

> Dependendo da configuração do sistema,  o campo Valor do Produto poderá ser alterado pelo estoquista.
Não recomendável.

> Mesmo que a saída de estoque seja para Uso Profissional, se o produto que estiver sendo retirado for um produto de venda, o campo Forma de Rateio ficará desabilitado.

> Se na Forma de Rateio, feita nas Configurações do Sistema, você descontar o produto do profissional ou dividir com a empresa, o valor do campo Rateio, na coluna Desconto, será o valor do desconto que irá ser descontado na folha de pagamento do profissional.

> O campo para rateio do custo muda conforme a Forma de Rateio.

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Registrando a saída de produtos para Uso Pessoal

Esta opção é usada quando o profissional retira um produto de Consumo/Uso interno para uso próprio.
O valor deste produto ja será enviado diretamente para a folha de pgto. para ser descontado do profissional.

    1. Na janela de entrada clique em Produtos
    2. No menu superior clique em Saída Estoque (saída Est.) ou tecle F3 de qualquer janela do sistema
    3. Digite o nome do produto no campo Produto ou pesquise clicando na lupa ou Use o leitor de código de barras
      Se optar por clicar na lupa, na janela Selecionar Registro, escolha o produto.
      O sistema informa se a saída do produto será feita por doses ou por unidade, veja a informação ao lado
    4. Informe a Quantidade que está sendo retirada do estoque.
      Ao lado do campo Quantidade é apresentado o tipo de saida se por dose ou inteiro.
      Esta informação dependerá do cadastro do produto
    5. Na caixa Saldo Estoque, mostra a quantidade atual do estoque do produto escolhido.
    6. Abaixo tambem verá o nome do produto e ao lado, as siglas UI = Uso interno
    7. Clique no botão Uso Pessoal
    8. No campo Profissional/Funcionário, escolha o nome do profissional ou clique na lupa para procurá-lo.
    9. No campo Valor do produto, será mostrado o valor correspondente a quantidade do produto que está sendo retirada do estoque.  Este valor irá para desconto na folha de pagamento do profissional. Se preferir, altere o valor do produto, basta digita-lo antes de salvar a saída.
    10. No campo Observações, digite um texto livre
    11. Clique no botão Salvar

Observações

> Use o leitor de código de barras para localizar um produto.

> Em qualquer tipo de saída de estoque pode-se preencher o campo Observações com texto livre.

> Dependendo da configuração do sistema,  o campo Preço de Custo poderá ser alterado pelo estoquista. Não recomendável.

 

Veja: Como Vender um produto de Revenda e/ou Serviço para um profissional e descontar na folha de pgto.

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Registrando a saída de produtos para Uso do Salão

Esta opção é usada quando a retirada do produto é feita para uso comum dos profissionais do salão ou em caso de quebra, perda, etc.

    1. Na janela de entrada clique em Produtos
    2. No menu superior clique em Saída Estoque (saída Est.) ou tecle F3 de qualquer janela do sistema
    3. Digite o nome do produto no campo Produto ou pesquise clicando na lupa ou Use o leitor de código de barras
      Se optar por clicar na lupa, na janela Selecionar Registro, escolha o produto.
      O sistema informa se a saída do produto será feita por doses ou por unidade, veja a informação ao lado
    4. Informe a Quantidade que está sendo retirada do estoque.
      Ao lado do campo Quantidade é apresentado o tipo de saida se por dose ou inteiro.
      Esta informação dependerá do cadastro do produto
    5. Na caixa Saldo Estoque, mostra a quantidade atual do estoque do produto escolhido.
    6. Abaixo tambem verá o nome do produto e ao lado, as siglas UI = Uso interno e PV = Produto Venda
    7. Clique no botão Uso do Salão
    8. No campo Valor do produto, será mostrado o valor correspondente a quantidade do produto que está sendo retirada do estoque. Se preferir, altere o valor do produto, basta digitá-lo antes de salvar a saída.
    9. No campo Observações, digite um texto livre
    10. Clique no botão Salvar

Observações

> Use o leitor de código de barras para localizar um produto.

> Em qualquer tipo de saída de estoque pode-se preencher o campo Observações com texto livre.

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Registrando a saída de produtos para Venda Vinculada - O cliente paga o produto usado no procedimento

Esta opção é usada quando o cliente paga pelos produtos que são usados nos serviços, nele próprio.
- "produtos de uso interno".
Os valores dos produtos são somados ao valor de venda do serviço, apresentando assim na frente de caixa, um único valor, o do serviço.
O lançamento da saída do produto poderá ser feita somente após o lançamento do serviço na comanda.
É obrigatório fazer a saida dos produtos usados nos procedimentos, antes do cliente fazer o pagamento da comanda.

 

Sequência:

1 - Na recepção, abre-se a comanda para o cliente;
2 - O profissional lança o serviço na comanda do cliente, exemplo: coloração;
3 - O profissional vai até o estoque e solicita o produto que será usado no procedimento. O profissional informa para qual comanda o produtos será usado;
4 - O estoquista localiza a comanda no Graces e tecla F3 para realizar a saída do produto;
5 - O estoquista escolhe a opção "Venda Vinculada",
6 - O estoquista identifica o produto, quantidade, comanda, e no(s) serviço(s) listado(s), seleciona com um clique, o nome do serviço no qual o produto será usado;
7 - O valor do produto cobrado do cliente será o Preço de Uso que está no cadastro. Recomendamos colocar uma margem de lucro para produtos de uso interno.
8 - O Graces mostrará o valor da "mão de obra" do serviço e o valor do produto, separados, porém, quando o cliente pagar a conta, será mostrado um unico valor de pagamento;
9 - Na frente de caixa, o operador poderá ver o(s) produto(s) que foi(ram) usado(s)o no cliente.


Passo-a-passo para fazer a saída do produto:

    1. Na janela de entrada clique em Produtos
    2. No menu superior clique em Saída Estoque (saída Est.) ou tecle F3 de qualquer janela do sistema
    3. Digite o nome do produto no campo Produto ou pesquise clicando na lupa ou Use o leitor de código de barras
      Se optar por clicar na lupa, na janela Selecionar Registro, escolha o produto.
      O sistema informa se a saída do produto será feita por doses ou por unidade, veja a informação ao lado
    4. Informe a Quantidade que está sendo retirada do estoque.
      Ao lado do campo Quantidade é apresentado o tipo de saida se por dose ou inteiro.
      Esta informação dependerá do cadastro do produto
    5. Na caixa Saldo Estoque, mostra a quantidade atual do estoque do produto escolhido.
    6. Abaixo tambem verá o nome do produto e ao lado, as siglas UI = Uso interno e PV = Produto Venda
    7. Clique no botão Venda Vinculada
    8. No quadro Comanda, informe o número da Comanda  e tecle Enter ou clique no botão Procurar Comanda (lupa).
      É obrigatório que a comanda esteja aberta e o serviços lançado.
    9. No campo Serviços, será mostrado o nome do serviço (img1).
      Se tiver mais de um serviço listado, você deverá selecionar (com um clique), o nome do serviço em que o produto será usado. Exemplo, serviço lançado Color Supreme A e os produtos usados: 8/0 Louro (img2), LP Oxidante (img3) e 8/1 Louro (img4).
      Note que o valor do serviço e do produto, será mostrado separadamente, porém, no final, haverá a soma total dos lançamentos (img5).
      O valor do produto cobrado do cliente será o Preço de Uso que está no cadastro do produto;


      (img1) - Janela da recepção - Serviço lançado = R$ 131,00



      (img2) - janela Saída de estoque - primeiro produto = R$ 6,33



      (img3) - janela Saída de estoque - segundo produto = 70,00



      (img4) - janela Saída de estoque - terceiro produto = 6,00



      (img5) - Janela da recepção - valor do serviços + retiradas } = R$ 213,33


    10. No campo Profissional mostra o nome da profisisonal que fará o serviço;
    11. No campo Valor do Serviço, mostra o valor da "mão de obra" do serviço;
    12. No campo Outros produtos, mostra o valor de produtos comprados pelo cliente, produto de venda;
    13. No campo Este Produto, mostra o valor do produto que está sendo retirado na cliente, produto de uso interno;
    14. No campo Total do Serviço, mostra o total do Valor do Serviço + Este Produto.
    15. Repita o procedimento para cada saída do produto.
    16. No campo Observações, digite um texto livre
    17. Clique no botão Salvar

    ATENÇÃO:
    Se o profissional excluir o serviço da comanda após o lançamento da retirada do produto do estoque, ele pagará integramente o valor dos produtos que foram retirados. Este valor irá automaticamente e integralmente para ser descontado na folha de pagamento. Note que o profissional já fez a retirada do produto do estoque e não será possivel reaproveitá-lo.

Observações

> Use o leitor de código de barras para localizar um produto.

> Em qualquer tipo de saída de estoque pode-se preencher o campo Observações com texto livre.

 

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