Tipos de Saída de Estoque
- Nas versões do sistema Graces Plus, Rasp, MEP5 e Multiempresa você tem quatro tipos de saídas de produtos do estoque.
- Na versão Standard você tem dois tipos de saídas de produtos do estoque.
Veja abaixo a explicação de cada uma.
Atalho para abrir a janela de saída de produto = F3
Registrando venda de produtos
na comanda
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Registrando os tipos de saída de produtos para Uso Profissional
- Na janela de entrada clique em Produtos
- No menu superior clique em Saída Estoque (Saída Est.) ou tecle F3 de qualquer janela do sistema
- Digite o nome do produto no campo ou pesquise clicando na lupa ou use o leitor de Código de Barras
Se optar por clicar na lupa, na janela , escolha o produto.
O sistema informa se a saída do produto será feita por doses ou por unidade, veja a informação no quadro ao lado
- Informe a que está sendo retirada do estoque.
Ao lado do campo é apresentado o tipo de saida se por dose ou inteiro.
Esta informação dependerá do cadastro do Produto
- Na caixa Saldo Estoque, mostra a quantidade atual do estoque do produto escolhido.
- Abaixo tambem verá o nome do produto e ao lado, as siglas UI = Uso interno
- Clique no botão Uso Profissional
No quadro Comanda
Você pode optar por marcar o quadro Somente comandas em aberto ou não
- Se desejar atrelar a saída do produto a uma cliente, marque o quadro acima, informe o número da e tecle ou clique no botão (lupa). Caso contrario desmarque esta opção
- Se desejar fazer os lançamentos das saídas dos produtos noutro momento e atrelar ao nome de uma cliente, desmarque a opção Somente comandas em aberto, clique na lupa para escolher uma comanda de um outro dia e pronto.
- Se não for importante atrelar a saída do produto a uma cliente, desmarque a opção Somente comandas em aberto e pronto.
No quadro Rateio de valor
Você pode optar por um dos tipos de forma de rateio. Por padrão o sistema trará o que foi escolhido na configuração do sistema no menu Configuração/Opções do Sistema/Estoque.
- Selecione uma das formas de rateio
- No campo Profissional/Funcionário, informe o número do funcionário ou o nome do profissional que está retirando o produto e tecle
- No campo Valor do Produto, será apresentado o valor que está cadastrado na janela do . Note que este valor dependerá da opção feita nas configurações do sistema. Em alguns casos você tambem poderá alterar o valor de desconto. Se o valor for zero, significa que a casa (salão), banca todo o produto.
- No campo Observação, pode digitar um texto livre
- Clique no botão
- Para fazer uma nova saída, basta clicar no botão Nova Saída e repita os passos acima
Observações
> Use o leitor de código de barras para localizar um produto.
> Em qualquer tipo de saída de estoque pode-se preencher o campo Observações com texto livre.
> Dependendo da configuração do sistema, o campo Valor do Produto poderá ser alterado pelo estoquista.
Não recomendável.
> Mesmo que a saída de estoque seja para Uso Profissional, se o produto que estiver sendo retirado for um produto de venda, o campo Forma de Rateio ficará desabilitado.
> Se na Forma de Rateio, feita nas Configurações do Sistema, você descontar o produto do profissional ou dividir com a empresa, o valor do campo Rateio, na coluna Desconto, será o valor do desconto que irá ser descontado na folha de pagamento do profissional.
> O campo para rateio do custo muda conforme a Forma de Rateio.
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Registrando a saída de produtos
para Uso Pessoal
Esta opção é usada quando o profissional retira um produto de Consumo/Uso interno para uso próprio.
O valor deste produto ja será enviado diretamente para a folha de pgto. para ser descontado do profissional.
- Na janela de entrada clique em Produtos
- No menu superior clique em Saída Estoque (saída Est.) ou tecle F3 de qualquer janela do sistema
- Digite o nome do produto no campo ou pesquise clicando na lupa ou Use o leitor de código de barras
Se optar por clicar na lupa, na janela , escolha o produto.
O sistema informa se a saída do produto será feita por doses ou por unidade, veja a informação ao lado
- Informe a que está sendo retirada do estoque.
Ao lado do campo é apresentado o tipo de saida se por dose ou inteiro.
Esta informação dependerá do cadastro do produto
- Na caixa Saldo Estoque, mostra a quantidade atual do estoque do produto escolhido.
- Abaixo tambem verá o nome do produto e ao lado, as siglas UI = Uso interno
- Clique no botão Uso Pessoal
- No campo Profissional/Funcionário, escolha o nome do profissional ou clique na lupa para procurá-lo.
- No campo Valor do produto, será mostrado o valor correspondente a quantidade do produto que está sendo retirada do estoque. Este valor irá para desconto na folha de pagamento do profissional. Se preferir, altere o valor do produto, basta digita-lo antes de salvar a saída.
- No campo Observações, digite um texto livre
- Clique no botão
Observações
> Use o leitor de código de barras para localizar um produto.
> Em qualquer tipo de saída de estoque pode-se preencher o campo Observações com texto livre.
> Dependendo da configuração do sistema, o campo Preço de Custo poderá ser alterado pelo estoquista. Não recomendável.
Veja: Como Vender um produto de Revenda e/ou Serviço para um profissional e descontar na folha de pgto.
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Registrando a saída de produtos
para Uso do Salão
Esta opção é usada quando a retirada do produto é feita para uso comum dos profissionais do salão ou em caso de quebra, perda, etc.
- Na janela de entrada clique em Produtos
- No menu superior clique em Saída Estoque (saída Est.) ou tecle F3 de qualquer janela do sistema
- Digite o nome do produto no campo ou pesquise clicando na lupa ou Use o leitor de código de barras
Se optar por clicar na lupa, na janela , escolha o produto.
O sistema informa se a saída do produto será feita por doses ou por unidade, veja a informação ao lado
- Informe a que está sendo retirada do estoque.
Ao lado do campo é apresentado o tipo de saida se por dose ou inteiro.
Esta informação dependerá do cadastro do produto
- Na caixa Saldo Estoque, mostra a quantidade atual do estoque do produto escolhido.
- Abaixo tambem verá o nome do produto e ao lado, as siglas UI = Uso interno e PV = Produto Venda
- Clique no botão Uso do Salão
- No campo Valor do produto, será mostrado o valor correspondente a quantidade do produto que está sendo retirada do estoque. Se preferir, altere o valor do produto, basta digitá-lo antes de salvar a saída.
- No campo Observações, digite um texto livre
- Clique no botão
Observações
> Use o leitor de código de barras para localizar um produto.
> Em qualquer tipo de saída de estoque pode-se preencher o campo Observações com texto livre.
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Registrando a saída de produtos
para Venda Vinculada - O cliente paga o produto usado no procedimento
Esta opção é usada quando o cliente paga pelos produtos que são usados nos serviços, nele próprio.
- "produtos de uso interno".
Os valores dos produtos são somados ao valor de venda do serviço, apresentando assim na frente de caixa, um único valor, o do serviço.
O lançamento da saída do produto poderá ser feita somente após o lançamento do serviço na comanda.
É obrigatório fazer a saida dos produtos usados nos procedimentos, antes do cliente fazer o pagamento da comanda.
Sequência:
1 - Na recepção, abre-se a comanda para o cliente;
2 - O profissional lança o serviço na comanda do cliente, exemplo: coloração;
3 - O profissional vai até o estoque e solicita o produto que será usado no procedimento. O profissional informa para qual comanda o produtos será usado;
4 - O estoquista localiza a comanda no Graces e tecla F3 para realizar a saída do produto;
5 - O estoquista escolhe a opção "Venda Vinculada",
6 - O estoquista identifica o produto, quantidade, comanda, e no(s) serviço(s) listado(s), seleciona com um clique, o nome do serviço no qual o produto será usado;
7 - O valor do produto cobrado do cliente será o Preço de Uso que está no cadastro. Recomendamos colocar uma margem de lucro para produtos de uso interno.
8 - O Graces mostrará o valor da "mão de obra" do serviço e o valor do produto, separados, porém, quando o cliente pagar a conta, será mostrado um unico valor de pagamento;
9 - Na frente de caixa, o operador poderá ver o(s) produto(s) que foi(ram) usado(s)o no cliente.
Passo-a-passo para fazer a saída do produto:
- Na janela de entrada clique em Produtos
- No menu superior clique em Saída Estoque (saída Est.) ou tecle F3 de qualquer janela do sistema
- Digite o nome do produto no campo ou pesquise clicando na lupa ou Use o leitor de código de barras
Se optar por clicar na lupa, na janela , escolha o produto.
O sistema informa se a saída do produto será feita por doses ou por unidade, veja a informação ao lado
- Informe a que está sendo retirada do estoque.
Ao lado do campo é apresentado o tipo de saida se por dose ou inteiro.
Esta informação dependerá do cadastro do produto
- Na caixa Saldo Estoque, mostra a quantidade atual do estoque do produto escolhido.
- Abaixo tambem verá o nome do produto e ao lado, as siglas UI = Uso interno e PV = Produto Venda
- Clique no botão Venda Vinculada
- No quadro Comanda, informe o número da e tecle ou clique no botão (lupa).
É obrigatório que a comanda esteja aberta e o serviços lançado.
- No campo Serviços, será mostrado o nome do serviço (img1).
Se tiver mais de um serviço listado, você deverá selecionar (com um clique), o nome do serviço em que o produto será usado.
Exemplo, serviço lançado Color Supreme A e os produtos usados: 8/0 Louro (img2), LP Oxidante (img3) e 8/1 Louro (img4).
Note que o valor do serviço e do produto, será mostrado separadamente, porém, no final, haverá a soma total dos lançamentos (img5).
O valor do produto cobrado do cliente será o Preço de Uso que está no cadastro do produto;

(img1) - Janela da recepção - Serviço lançado = R$ 131,00

(img2) - janela Saída de estoque - primeiro produto = R$ 6,33

(img3) - janela Saída de estoque - segundo produto = 70,00

(img4) - janela Saída de estoque - terceiro produto = 6,00

(img5) - Janela da recepção - valor do serviços + retiradas } = R$ 213,33
- No campo Profissional mostra o nome da profisisonal que fará o serviço;
- No campo Valor do Serviço, mostra o valor da "mão de obra" do serviço;
- No campo Outros produtos, mostra o valor de produtos comprados pelo cliente, produto de venda;
- No campo Este Produto, mostra o valor do produto que está sendo retirado na cliente, produto de uso interno;
- No campo Total do Serviço, mostra o total do Valor do Serviço + Este Produto.
- Repita o procedimento para cada saída do produto.
- No campo Observações, digite um texto livre
- Clique no botão
ATENÇÃO:
Se o profissional excluir o serviço da comanda após o lançamento da retirada do produto do estoque, ele pagará integramente o valor dos produtos que foram retirados. Este valor irá automaticamente e integralmente para ser descontado na folha de pagamento. Note que o profissional já fez a retirada do produto do estoque e não será possivel reaproveitá-lo.
Observações
> Use o leitor de código de barras para localizar um produto.
> Em qualquer tipo de saída de estoque pode-se preencher o campo Observações com texto livre.
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