Dentre os benefícios em melhorar a satisfação do funcionário, podemos citar a possibilidade de permanecer competitivo no mercado da beleza.
Empresas em que os colaboradores estão engajados, atraem outros candidatos motivados.
Assim, você terá em sua equipe os melhores talentos e poderá bater de frente com os concorrentes.
Isso também garante o aumento da produtividade e da qualidade no trabalho.
Tendo em vista que os funcioários estão satisfeitos com o seu trabalho, eles irão se empenhar em oferecer os melhores serviços aos clientes.
Sendo assim, prossiga a leitura para entender como melhorar a satisfação dos funcionários do salão de beleza.
Entendendo o que o colaborador deseja
Não é possível buscar pela melhora sem antes conhecer o problema.
Dessa forma, o correto não seria começar pelas mudanças, mas sim entender a opinião da sua equipe com relação ao trabalho no salão.
Para isso, diversos recursos podem ser usados como entrevistas ou pesquisas.
A partir dos dados obtidos, é possível projetar programas e iniciativas que superem as expectativas dos funcionários.
Portanto, iremos abordar a seguir alguns exemplos de perguntas que podem ser usadas para melhorar a satisfação dos funcionários:
Por exemplo: você gosta da cultura do nosso salão?
Sem entender ou ao menos gostar da cultura da sua empresa, este colaborador não estará comprometido em oferecer o melhor tipo de serviço, por isso esta é uma pergunta relevante.
Sente-se conectado com os seus colegas de trabalho?
Lembre-se de que a sensação de pertencimento afeta a satisfação dos funcionários.
Em terceiro lugar, pode perguntar quão aberta à mudança a organização parece estar.
Esta é uma pergunta fundamental porque se a equipe não enxerga potencial de desenvolvimento, dois são os resultados:
As pessoas deixam de se empenhar no trabalho já que a empresa não busca por mudanças ou você perde grandes talentos que querem desenvolver sua carreira.
Dessa forma, outra pergunta importante para melhorar a satisfação dos funcionários é a seguinte: o salão oferece oportunidades adequadas para promoções e plano de carreira?
Como dito acima, ninguém gosta de se sentir estagnado, por isso, o colaborador deve ser capaz de projetar para si um futuro dentro do seu salão.
Ao mesmo tempo, devemos falar sobre a valorização. Será que o funcionário se sente valorizado no trabalho em seu estabelecimento?
Demais opções de perguntas para pesquisa de satisfação
Você acha que o trabalho é distribuído igualmente entre a equipe?
Imagine que em seu salão há um colaborador que está extremamente sobrecarregado, quando na verdade, o trabalho poderia ser dividido entre os outros colegas.
Provavelmente esse colaborador não irá falar diretamente a você, dono do salão, sobre a sobrecarga, sendo que as pesquisas e entrevistas são o momento ideal para conversar sobre o assunto.
Ou seja, para melhorar a satisfação dos funcionários, é preciso se colocar no lugar deste colaborador:
Uma das coisas mais desmotivadoras que existem é ver alguém trabalhando menos e recebendo os mesmos créditos que você.
Nesse sentido, faça uma divisão igualitária com relação aos trabalhos que devem ser feitos no salão com o intuito de evitar a sensação de injustiça.
Da mesma forma, a pergunta, você sente que suas responsabilidades de trabalho são bem delimitadas?, também pode ser usada.
Ainda com o intuito de evitar a sobrecarga, deve-se saber exatamente pelo o que cada colaborador é responsável.
Certamente, você não pode impedir que os funcionários colaborem entre si, mas isso não significa que as funções não devem ser bem definidas.
Sendo assim, confira outros exemplos de perguntas que podem ser usadas para melhorar a satisfação dos funcionários:
- Seus superiores valorizam suas sugestões?
- Você acha seu trabalho significativo?
- A empresa oferece os recursos necessários para que você ofereça um bom serviço?
- Quão transparente você acha que a gestão é?
- A administração investe no sucesso da equipe?
- Quão feliz você está no trabalho?
Cuidado essencial com pesquisas e entrevistas
Note que alguns colaboradores podem se sentir desconfortáveis em responder certas perguntas.
Para solucionar esta questão, sempre peça sinceridade por parte deles e trabalhe com pesquisas ou entrevistas confidenciais.
Estabilidade organizacional para melhorar a satisfação dos funcionários
Um pouco acima, sugerimos a pergunta que fala sobre a transparência da gestão.
Mas, gostaríamos que você entendesse da forma correta.
A transparência não significa que você deve expor aos colaboradores acerca das dificuldades do seu salão de beleza.
Problemas com fornecedores, queda no número de vendas de produtos e serviços ou a falta de capital de giro, são problemas que não podem ser evidentes para pessoas que não podem solucioná-los.
Note que isso não contribuiria com a ideia de melhorar a satisfação do funcionário já que o funcionário iriá apenas se distrair com preocupações sendo que eles não podem ajudar na situação.
Por isso, certifique-se de que os funcionários saibam que o negócio é financeiramente estável.
Apesar disso, obviamente você não deve mentir.
Isto é, durante períodos de instabilidade econômica, tente realçar a resiliência da empresa.
Respeito e reconhecimento para melhorar a satisfação do funcionário
Crie um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Inclusive, os colaboradores devem ter a liberdade de expressar suas preocupações.
E claro, não basta simplesmente ouvir, mas é preciso trabalhar conforme o feedback da equipe para garantir a evolução do seu negócio de beleza.
No que diz respeito a reconhecimento, você pode revisar os salários e benefícios que estão sendo oferecidos aos funcionários.
Caso seja expressado qualquer tipo de descontentamento com relação ao assunto, você deve tornar as vantagens mais atraentes.
Garanta que você ofereça salários competitivos e dê aos funcionários oportunidades de ganhar o suficiente para se sustentarem.
Em outras palavras, pesquise e revise suas estruturas de remuneração para melhorar a satisfação do funcionário.
Outra grande alternativa seria promover e incentivar o treinamento profissional aos colaboradores para o desenvolvimento de carreira.
Isto é, você pode oferecer mais benefícios ou salário maior para quem busca se especializar em determinada área.