A gestão da equipe do salão de beleza é extremamente necessária para garantir a satisfação dos clientes, qualidade dos serviços e o sucesso geral do negócio.
Apesar disso, há um grande desafio em equilibrar as necessidades individuais dos profissionais de beleza com as metas e expectativas do seu salão.
Portanto, nesse conteúdo exploraremos insights valiosos para otimizar a gestão da equipe, promovendo um ambiente colaborativo, produtivo e harmonioso.
Prefira procedimentos padrões do que microgerenciamento
Quando você estabelece diretrizes claras e expectativas gerais, é mais simples do que tentar controlar cada aspecto do trabalho da equipe.
Para tornar essa dica para gestão da equipe do salão mais simples, vamos supor que seu salão contrate um estilista.
Quando você prefere por procedimentos padrões, ao invés de ditar cada detalhe sobre como o estilista deve realizar o corte de cabelo, é mais simples apresentar o conjunto de diretrizes que descrevem os estilos preferidos pelos clientes e as técnicas básicas a serem seguidas.
Além de tornar a gestão facilitada, isso também abre espaço para que o estilista desenvolva sua criatividade para personalizar cada corte, levando em conta a preferência da clientela.
Ao adotar essa abordagem, você está capacitando sua equipe a assumir responsabilidades e sentir orgulho em seu trabalho inovador, bem como, alivia você da carga de verificar constantemente cada detalhe do trabalho dos funcionários.
Metas claras e expectativas bem definidas para a boa gestão da equipe do salão
Veja que para que a abordagem acima funcione da melhor maneira, é essencial definir o que o seu salão espera de cada colaborador.
Se o seu salão trabalha com o sistema de comissão, por exemplo, quais são as metas mensais de vendas para cada funcionário?
Caso você não ofereça uma direção clara, dificilmente você conseguirá o sucesso em seu negócio.
Lembre-se sempre de estabelecer metas desafiadoras, mas que ao mesmo tempo sejam realistas.
Assim, você não sobrecarrega a equipe com objetivos inalcançáveis e pratica a boa gestão da equipe do salão.
Ao comunicar claramente essas expectativas e demonstrar confiança na equipe para alcançá-las, você cria um ambiente onde todos se sentem motivados e capacitados para alcançar seus objetivos.
Demonstre confiança
Após estabelecer metas alcançáveis, você deve demonstrar confiança na capacidade da equipe.
Caso você tenha estudado e entendido a importância da delegação de tarefas, não basta simplesmente pedir para que o profissional parceiro faça uma tarefa, confie que ele fará isso com excelência.
O microgerenciamento de cada uma das tarefas pode ser invasivo e demonstra que você simplesmente não confia na equipe.
No entanto, esteja disponível para oferecer suporte, pois algumas pessoas podem precisar de mais orientações do que outras.
Encontrar o equilíbrio é essencial para ter uma excelente gestão da equipe do salão.
Para isso, lembre-se sempre que se uma tarefa foi delegada e teve de ser refeita, provavelmente o profissional precisa de mais treinamento ou outro deve estar a frente para assumir a responsabilidade.
Se as tarefas delegadas tiverem de ser refeitas toda vez, isso faz com que você desperdice recursos valiosos como tempo, energia e dinheiro.
Treinamento
Dessa forma, chegamos a parte de capacitação.
Note que muitas vezes, focamos na ideia de treinar a equipe para realizar um trabalho que ela já conhece muito bem.
Não seria mais eficiente direcionar os recursos financeiros para a formação de equipes?
Provavelmente você já ofereceu em seu salão uma capacitação de como melhorar as vendas ou atender os clientes da melhor forma possível.
Mas, quantas vezes você ofereceu um treinamento relacionado ao trabalho em conjunto?
Investir na formação de equipes é essencial para ter uma boa gestão da equipe do salão.
Assim, você trabalha para criar uma cultura de trabalho forte, o que resulta em profissionais mais felizes, clientes mais satisfeitos e gerentes menos sobrecarregados.
Workshops e retiros são interessantes, porém também são dispendiosos e demandam muito tempo.
Sendo assim, pense em ações simples como incorporar exercícios de construção de equipes nas reuniões.
Por exemplo, jogos ou competições em conjunto, relacionadas ao atendimento ao cliente.
Incentive também que sua equipe faça algo em conjunto, fora do local de trabalho.
Talvez, incentivar os colaboradores a se voluntariar para apoiar uma causa que seja importante para todos, como a doação de cabelo.
Ao investir na formação de equipes, você fortalece os laços entre os membros da equipe, promove a colaboração e a comunicação eficaz, e cria um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
Isso não apenas beneficia os funcionários e os clientes, mas também contribui para o sucesso a longo prazo do seu salão de beleza.
Gestão da equipe do salão – Como você trata os profissionais?
Quando um profissional não se sente valorizado em uma empresa, isso pode ter várias consequências negativas tanto para o profissional quanto para a organização como um todo.
Por exemplo, ele se sente extremamente desmotivado para realizar seu trabalho com excelência.
Ou seja, ocorre queda na produtividade e na qualidade do trabalho realizado.
Além disso, o indivíduo se torna desengajado com suas tarefas, algo que aumenta o absenteísmo e a rotatividade de colaboradores.
E claro, um profissional que não se sente valorizado, jamais será leal ao salão que trabalha, aproveitando qualquer oportunidade oferecida pelos concorrentes.
No entanto, é interessante observar que quando falamos sobre desvalorização, pensamos diretamente no dinheiro.
De fato, você precisa oferecer uma remuneração digna aos profissionais, assim como demais benefícios por seu trabalho, se aplicável.
Mas, a valorização não se resume a oferecer mais dinheiro, quando tratamos sobre gestão da equipe do salão.
Assegure-se de tratar todos os membros da equipe do seu salão com imparcialidade, independentemente de qualquer relacionamento pessoal ou preferência.
É fundamental manter uma abordagem justa e consistente ao lidar com questões disciplinares, oferecer recompensas e fornecer feedback.
Os profissionais são rápidos em perceber qualquer forma de tratamento preferencial, o que pode prejudicar a moral da equipe e minar a confiança no ambiente de trabalho.
Reconheça as conquistas
Outra forma de fazer com que sua equipe se sinta valorizada é reconhecendo o trabalho de qualidade.
Ao fazer isso, você demonstra que está atento ao desempenho da equipe e valoriza o trabalho árduo deles.
Novamente, vale falar que a valorização não se limita a dinheiro.
Você pode oferecer um simples elogio, prêmio, certificado, voucher, entre outros.
Contudo, é importante ser consistente e evitar qualquer percepção de favoritismo.
Uma ideia adicional é implementar um sistema de bonificação por metas alcançadas ou desempenho excepcional.
Isso não precisa representar um grande investimento financeiro, e pode ser planejado dentro do fluxo de caixa.
Gestão da equipe – Plano de desenvolvimento de carreira
Uma forma totalmente diferente de reconhecer as conquistas dos colaboradores seria com o plano de desenvolvimento de carreira.
Esta é uma estratégia que contribui muito para o crescimento dos profissionais , assim como, para aumentar a retenção e satisfação no trabalho.
Ao trabalhar individualmente com cada pessoa, é possível entender seus objetivos profissionais e criar um plano de carreira personalizado.
Isso envolve identificar marcos importantes e definir um caminho claro para alcançá-los.
Dessa forma, você demonstra o compromisso da sua empresa com o desenvolvimento de talentos internos.
Solução de gestão
A ferramenta não é utilizada somente para simplificar tarefas administrativas para tornar boa a gestão da equipe do salão.
Sendo assim, além de economizar tempo e reduzir o estresse ao automatizar atividades como agendamento e controle de inventário, há uma série de outros benefícios.
Dentre eles, vale citar o registro de horário e presença.
Com uma ferramenta, dá para acompanhar de forma precisa as horas trabalhadas pelos funcionários, garantindo o cumprimento dos horários.
Uma solução de gestão também contribui com a distribuição de tarefas.
Nesse sentido, a própria ferramenta faz uma distribuição equitativa e eficaz das atividades, de forma que todos os membros da equipe tenham responsabilidades específicas.
Além disso, vale mencionar a possibilidade de usar uma plataforma de gestão para avaliação de desempenho dos profissionais. Uma ferramenta com dashboards e relatórios claros, podem apresentar dados sobre retenção de clientes, ou seja, você conseguirá avaliar se o profissional está os atendendo satisfatoriamente a ponto de fidelizá-los, ou até mesmo analisar através de dados, quais profissionais atendem mais clientes, ou realizam com mais frequência um determinado serviço. Como resultado,é possível identificar áreas para aprimoramento e reconhecimento de conquistas.
Conclusão
Como dica final, devemos falar que uma boa gestão da equipe do salão exige que você lidere pelo exemplo.
Isso vai além de oferecer instruções, por isso, envolve agir conforme as instruções dadas.
Você deve ser um modelo para que os colaboradores do salão sigam.
Por exemplo, se você espera que o local de trabalho seja mantido limpo e organizado, é importante que você mesmo mantenha o seu local impecável.
Já se você gostaria que os colaboradores indiquem produtos aos clientes, seja o primeiro a fazer isso.
Por fim, lembre-se de que todos estão passíveis ao erro.
Então, saiba reconhecer quando cometer algum equívoco e entenda que um erro não resume sua liderança.