O segmento de saúde e beleza é o que mais cresceu no cenário comercial nos últimos anos, e a projeção para 2018 é que esse desenvolvimento alcance níveis ainda maiores. Até porque, é de conhecimento comum que no Brasil os cosméticos e tratamentos de beleza figurem entre os principais nichos de sucesso nos novos empreendimentos. Mas o que pouca gente sabe é como se destacar nesse meio tão competitivo? Como ter um negócio de beleza de sucesso que seja reconhecido e valorizado?
Na verdade há algumas estratégias que o empreendedor pode empregar, para figurar entre os maiores estabelecimentos de beleza da sua região e expandir essa imagem rapidamente para um público cada vez maior:
- Mantenha uma forte presença virtual. A internet é a melhor maneira de falar para grandes públicos, por isso pode ser interessante investir em uma campanha de marketing que mostre o quanto o seu estabelecimento é diferente, e claro, melhor.
- Faça cursos de especialização e frequentemente ofereça novidades aos seus clientes. Aquele esmalte ou aquela técnica que ganhou popularidade no facebook? Descubra como implantá-la e se torne uma referencia que os clientes valorizarão. Trazer produtos exclusivos de feiras de cosméticos também é uma excelente maneira de mostrar o quanto o seu estabelecimento está alinhado ás tendências de moda e cuidados.
- Seja visto. O empresário do segmento de beleza precisa ser visto e admirado. Precisa evidenciar o seu sucesso se transformando em um reflexo do próprio serviço oferecido.
- Transforme o ambiente em um espaço confortável e interessante. Use cores chamativas para os uniformes e invista em musica vibrante, uma decoração ousada também ajudará á atrair público.
- Seus clientes precisam ser bem atendidos e o bom atendimento começa com organização. Mantenha seus cadastros cuidadosamente atualizados. Para isso prefira o uso de plataformas digitais que facilitem a edição e visualização dos aspectos administrativos da sua empresa. Dessa forma sobra mais tempo para investir no que realmente importa: A venda de serviços e a fidelização do público.
E aqui vai uma dica extra:
- É ele que transforma a sua dedicação em lucro, e investir em propaganda pode custar menos do que você imagina. Busque estratégias pertinentes ao seu público por meio de promoções e campanhas que estimulem a compra do seu produto ou serviço. Uma dica útil é oferecer descontos para a contratação do segundo serviço, ou algum bônus por indicação do estabelecimento á novos clientes, por exemplo.
O sucesso começa no respeito ao cliente
O salão de beleza deve se adaptar ao que o público determina, e não o contrário. Não é o seu cliente quem precisa aceitar os serviços que estão sendo oferecidos. Mas sim, o empreendedor que precisa oferecer o que o cliente veio buscar.
Fazer sucesso está relacionado diretamente com agradar ao público, mas como fazer isso sem saber o que o seu público procura? Nesse ponto talvez seja necessário fazer uma pesquisa que some os resultados da sua empresa, ás opiniões dos próprios clientes.
Comece enumerando os pontos fortes e fracos do seu estabelecimento. O que traz boa lucratividade? O que poderia ser melhorado? Quais os serviços o seu cliente costuma procurar com mais frequência? Veja também nossa matéria: Conheça profundamente seu público alvo
Entendendo esses pontos fica mais fácil saber como melhorar esses processos a fim de oferecer um serviço de qualidade superior, atendendo exatamente a demanda necessária, sem desperdiçar capital em segmentos que não trazem tanto retorno.