Conheça profundamente o seu público alvo.

público alvo

No Brasil, boa parte dos empreendedores acredita no sucesso do próprio produto ou serviço porque têm experiência com a realização dos seus processos. Mas quando o assunto é a identificação do público alvo, aí se tem um problema generalizado.

Imagine gastar fortunas com marketing no Facebook e, depois de meses de investimento pesado, descobrir que o seu público alvo passa muito mais tempo navegando em outra rede social, como o Instagram. Ou investir num belo outdoor numa avenida, quando a maior parte do seu público alvo, mora do outro lado da cidade, ou usa outro trajeto, por exemplo.

Esse desperdício de capital pode acontecer quando o empresário desconhece as necessidades e preferencias do seu público. E é necessário ressaltar o quanto essa falta de conhecimento pode ser danosa para a empresa.

Afinal de contas, como direcionar os seus serviços sem saber quem precisa dele? Como divulgar e posicionar a sua marca sem ter ideia de quem está interessado no que ela tem a oferecer?

Na era da informática obter esse tipo de informação está cada vez mais fácil e, aqui vai uma lista de ideias que podem ajudar você a identificar o seu público alvo e segmentar o seu serviço.

A importância da segmentação

Falar para todos sem identificar um ponto ouvinte pode parecer um bom negócio já que dá a impressão de se ter um público muito maior, mas na realidade isso faz com que o seu discurso soe vago e não toque ninguém.

Obviamente é possível fazer divulgações assim, de forma generalizada, mas essa comunicação genérica não causa empatia e, portanto, dificilmente resultará em vendas.

Mas, falando mais especificamente a linguagem do seu público, fica mais fácil tocar em pontos críticos e oferecer serviços que atendam as suas necessidades, transformando os seus ouvintes em clientes efetivos.

Quer um exemplo? Imagine um programa de receitas que sabe que o seu público alvo são jovens que moram sozinhos.

O apresentador pode obter muito mais sucesso segmentando as suas propostas e ensinando pratos rápidos, que sirvam apenas uma pessoa, evitando questionamentos a respeito de adaptação de quantidade, que poderia confundir alguns espectadores, gerando desconforto e perda de visualização.  O mesmo acontece na venda de produtos ou serviços.

Onde está o seu público?

Hoje é possível saber onde as pessoas passam boa parte do seu tempo livre: Nas redes sociais. Criando perfis para a sua empresa nessas plataformas, fica mais fácil obter uma visão panorâmica do perfil do seu cliente. Sexo e idade significam muito para quem quer saber como direcionar bem as campanhas de marketing. Mas usando os dados disponíveis na gestão da própria página, é possível saber, por exemplo, quais os outros interesses desse público, e até em quais horários ele está trabalhando, que lugares frequenta, e que tipo de produtos adquire.

O que o seu público diz?

Você sabe mesmo quem é o seu cliente? Onde ele vai? Como se diverte, do que ele gosta? Também é possível saber desses detalhes ouvindo o que o seu cliente tem a dizer. Ao invés de somente avaliar gráficos no monitor do seu computador, disponha-se a lançar pesquisas que questionem as preferencias do seu cliente.

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