Profissionalizando sua Barbearia
Como gestor do segmento, certamente você entende que vai precisar trabalhar com agendamento na barbearia. A necessidade de profissionalizar seus processos, sobretudo ao falar de atendimento, já se torna latente devido à grande proporção de clientes que você atende por dia.
Segundo a Agência Sebrae, o setor de beleza teve mais de 524 novos negócios abertos por dia em 2023. E as barbearias também estão entre esses indicadores. Nos últimos anos, a indústria da barbearia experimentou um ressurgimento significativo, impulsionado por uma nova geração de homens que valorizam a experiência de cuidados pessoais.
Neste artigo, exploraremos estratégias para profissionalizar sua barbearia e aprimorar a experiência do cliente, tudo enquanto impulsiona o crescimento do seu negócio.
Atendimento por ordem de chegada ou agendamento na Barbearia?
Antes de tudo, devemos ter em mente que praticamente tudo evoluiu. Da mesma forma ocorreu com a evolução dos cortes de cabelo masculinos. A mudança ocorreu de tal forma que hoje os homens buscam por uma experiência completa ao cortar o cabelo e não somente o fazem por uma necessidade.
Hoje em dia, buscam por cortes de cabelo elaborados e diferenciados, enquanto precisam combinar com o estilo de barba que vão utilizar.
Mas, nem sempre foi assim. Antigamente, os cortes de cabelo eram mais rápidos, sendo possível o atendimento um após o outro. Em cerca de 20 minutos, um barbeiro atendia e finalizava um cliente.
Dessa forma, era realmente mais conveniente o atendimento por ordem de chegada.
Hoje em dia com o aprimoramento dos cortes e estilos de barba, os atendimentos se tornaram mais extensos, sendo até mesmo necessário o agendamento para a barbearia.
Por que devo começar a atender por agendamento na Barbearia?
Ainda que existam clientes que gostam do atendimento por ordem de chegada, apreciam o ambiente da barbearia e não se importam em esperar para ser atendido, a necessidade surge de uma grande fila de clientes aguardando, e de alguma forma, você, como gestor, vai precisar gerenciar isso.
Em contrapartida, é inegável que o atendimento por agendamento na barbearia proporciona um ambiente mais organizado, sem aglomeração e não estressa o cliente que não gosta desse movimento. Além disso, torna-se uma situação desagradável para o cliente, pois se ele precisar sair da barbearia, ele perderá a sua vez.
A solução para esse tipo de problema, certamente é mudar o seu processo de atendimento de ordem de chegada para o atendimento por agendamento.
Fazendo dessa forma, o seu negócio pode crescer, evoluir e você tem a oportunidade, inclusive de selecionar melhor o seu público-alvo. Vamos explicar sobre isso a seguir.
Quais as vantagens em atender por agendamento na Barbearia?
Antes de mais nada, o que gostaríamos de evidenciar aqui são as suas oportunidades de crescimento.
No entanto, ao profissionalizar e organizar o seu negócio, é provável que você tenha algumas perdas. E você precisa estar preparado. Mas tenha em mente que os ganhos certamente serão infinitamente maiores. Então, não se apegue a isso, pois é um processo de mudança para que o seu negócio cresça.
Quando você organiza os seus atendimentos por agendamento na barbearia, você tem a oportunidade de selecionar melhor o seu público. Pois, o cliente que não quer agendar e busca um atendimento rápido, espera por um corte simples, ou seja, não deseja uma experiência personalizada, então, o que ele busca é pagar menos pelo serviço.
Em contrapartida, o cliente que deseja uma experiência personalizada, um corte elaborado, um serviço de barba que combine com o rosto dele e um momento de autocuidado, exige mais e, consequentemente é um serviço que poderá custar mais caro, e o seu ticket médio aumenta. Percebe como aí começa a sua visão de crescimento.
Nesse sentido, você atenderá menos clientes em maior tempo, mas terá mais qualidade de vida, maior organização no seu negócio e personalizará a experiência dos seus clientes.
Como é o processo de mudança?
Mesmo que ainda existam clientes que apreciam o movimento da barbearia, e não se incomodem em aguardar o atendimento, há um público muito maior que vai preferir se programar pela comodidade.
E então, baseado no conteúdo desse artigo, você já pôde compreender que vale muito a pena trabalhar com agendamento na barbearia.
Mas, você vai precisar passar por um processo de mudança e precisa comunicar aos seus clientes fiéis.
E agora, como comunicar aos meus clientes que vou mudar meu processo de atendimento na barbearia? Você pode estar pensando. Mas, não se preocupe.
Primeiramente, você deve estipular uma data para a mudança efetiva. Depois, imprima um aviso e deixe visível no seu estabelecimento. Essa é a forma mais convencional, mas é necessário e funciona.
Outra possibilidade é enviar um comunicado pelo WhatsApp. Se tiver comunicação por e-mail, também envie. O quando mais puder comunicar, melhor será.
Utilize também as redes sociais para comunicar essa mudança e explique os motivos, assim, facilitará a compreensão e adesão dos seus clientes.
Como gerenciar os atendimentos por agendamento na Barbearia?
Para que não fique muito tempo no telefone cuidando de agendamentos, pense na possibilidade de contratar um sistema de agendamento para barbearia.
1. Implemente um Sistema de Agendamento Online
Hoje em dia, a conveniência é fundamental. Então considere aderir a uma plataforma para agendamento para a barbearia. Implementar um sistema de agendamento online para a barbearia permite que os clientes façam seu agendamento a qualquer momento, de qualquer lugar.
2. Utilize Softwares de Gestão Especializados
Os softwares de gestão para barbearias são ferramentas para simplificar e aprimorar seus processos de agendamento. Com recursos como histórico de clientes, gestão de horários e relatórios financeiros, essas soluções oferecem uma abordagem integrada e eficaz para lidar com o agendamento, permitindo que você gerencie sua barbearia de forma mais inteligente e eficiente, inclusive para funções de comanda eletrônica e caixa.
3. Invista na formação da equipe
Profissionalizar a sua barbearia não se limita apenas aos processos e tecnologia; a qualidade do serviço prestado por sua equipe é fundamental. Portanto, invista em treinamento para seus barbeiros e funcionários de atendimento ao cliente.