Como resgatar os clientes de seu salão em tempos de recessão

  • 6 de maio de 2020
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Momentos de crise financeira, como a da atual pandemia, podem gerar um impacto financeiro monstruoso nas pequenas e médias empresas, como os salões de beleza.

Para manter o lucro durante a quarentena, ou mesmo após a crise, muitos estabelecimento tem usado a criatividade como principal arma de defesa contra os prejuízos ocasionado pela situação grave que a sociedade enfrenta.

Contudo, um outro problema recorrente da pandemia está justamente após o fim da quarentena, já que muitos profissionais temem a possível dificuldade que os salões de beleza terão para recuperar a clientela.

Felizmente, existe uma série de possibilidades para driblar essas dificuldades, tanto atualmente, como também ao final da crise.

 

Vouchers antecipados

Uma saída que muitos estabelecimentos, inclusive os salões de beleza, estão adotando para driblar parte dos prejuízos ocasionados pela pandemia, tem sido justamente a venda de vouchers antecipados, com descontos.

Funciona basicamente com a venda antecipada de serviços, ofertadas por um valor bem mais em conta que o tradicional. Esses vouchers tem validade de meses, podendo assim serem usado após o fim da quarentena.

Esse método garante um certo lucro nos momentos em que o estabelecimento não pode atender normalmente, e ainda realça a relação com o cliente.

 

Promoções

Veja mais dicas para criar promoções

Incentivar promoções é o básico para se alavancar vendas, dentro ou fora de uma crise. Contudo, são justamente tempos em que os salões de beleza estão vazios, que pedem por promoções mais intensas, pois muitas vezes, a única coisa que levaria um cliente a cogitar usar um serviço de estética, é justamente a oportunidade de economia.

 

Até o limite

Elaborar uma promoção não é tão simples, pois deve haver um equilíbrio entre o barato suficiente para atrair o cliente, mas não ao ponto de causar prejuízos. Por isso é importante elaborar bem as promoções, sempre pensando no custo benefício, tanto para o cliente, quanto para o empreendedor.

 

Brindes

Outra opção para atrair os clientes é elaborar combos de serviços, e se for possível, investir em brindes. Esses brinde podem ser tanto um serviço extra, como algum produto cosmético. Uma boa dica seria usar como brinde aqueles produtos que podem estar em excesso no estoque.

 

Divulgações

O uso das redes sociais é imprescindível em momentos em momentos de crise, pois é a forma mais barata e eficiente que existe. Postar fotos, mesmo que antigas, informações, vídeos e até mesmo materiais especiais, como dicas de tratamentos e cuidados, são exemplos de como manter o interesse do cliente, mesmo com a baixa demanda de procura.

 

Contato com os clientes

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Em tempos onde o estabelecimento se mantém fechados, a ideia é não deixar o contato com os clientes morrer. O uso das redes sociais é fundamental nesse ponto, pois além de divulgar informações úteis, é usado para manter o cliente a proximidade com o cliente. Outro ponto importante a ser ressaltado, é que em situações de crise, é melhor manter contatos, do que alcançar novos.

Outra arma poderosa é o atendimento, que deve ser o melhor possível, independente da situação. O bom atendimento é a maior demonstração de vínculo entre empreendedor e cliente, e a forma mais fácil de manter os clientes ainda interessados no salão e seus serviços.

 

 

Tempos de crise devem ser encarados com estratégia financeira e muita cautela nos gastos, contudo, um salão com clientes fiéis, sempre terá o apoio e uma clientela fixa, mesmo nas piores situações.

Acompanhe mais notícias e dicas no blog Graces, que é semanalmente atualizado com os mais diversos conteúdos, repleto de informações pensadas para administração e gestão de salões e barbearias.

 

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