EPIs que são fundamentais em um salão de beleza

  • 22 de julho de 2020
  • Blog

Os EPIs ou mais precisamente, os Equipamentos de Proteção Individual, são materiais que asseguram a integridade física de funcionários dos mais variados ramos.

Sendo assim, esses materiais são utilizados em indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, siderúrgicas, dentre outras.

Quando estamos falando de um salão de beleza, devemos mencionar que existem equipamentos que são fundamentais para oferecer segurança aos profissionais, bem como, aos clientes.

Portanto, para compreender mais sobre os principias EPIs e a grande relevância desses equipamentos, prossiga a leitura.

Importância dos EPIs em um salão

Bom, antes de falar sobre os materiais de proteção em um salão, devemos citar que o principal objetivo dos EPIs é o oferecimento de segurança.

Ou seja, esses equipamentos são utilizados com o intuito de evitar os possíveis riscos e garantir a segurança aotrabalhador.

Levando em consideração a relevância desses materiais, com a ausência dos EPIs, o empregado pode sofrer com sanções legais e o empregador pode ser penalizado com uma multa pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

EPIs fundamentais em um salão

Vale salientar que o oferecimento do material e fiscalização fazem parte do dever do empregador.

Assim, após alguns esclarecimentos, podemos citar quais são os materiais que poderão oferecer segurança a você, seus funcionários e clientes, vamos lá:

Óculos e máscaras de proteção

Certamente as máscaras de proteção se tornaram grandes aliadas em meio a essa crise, por isso, lembre-se que em um salão isso não muda.

Além de se proteger do novo coronavírus, você ainda protege os frequentadores de seu salão, portanto, o ideal é se acostumar com o acessório.

Aliás, outra opção seriam os óculos de proteção que, apesar de não serem muito famosos em salões, podem proteger a área dos olhos de qualquer resíduo e são muito eficientes.

Luvas descartáveis

Luvas de látex, vinil, polietileno ou nitrílica.Basicamente existem diversos tipos de luvas descartáveis que podem ser utilizadas como EPIs.No entanto, o grande problema é como alguns desses materiais que embora eficientes, tendem a deixar a mão mais escorregadia.

Para salões de beleza, a melhor opção é a nitrílica, que não interfere na manipulação de objetos e ainda pode ser personalizada com as cores que desejar.

Lembre-se, a falta de luvas pode levar a algumas consequênciascomo bolhas, coceiras, alergias, descamações, manchas ou até mesmo queimaduras.

Avental de PVC

Outro tipo de EPI é o Avental de PVC que geralmente é indicado para procedimentos mais complexos no cabelo ou relacionados à estética.

Basicamente o avental é uma garantia de que a manipulação de produtos não irá afetar as roupas ou a pele do profissional.

Inclusive, vale citar que a manipulação estética exige o uso do avental oujaleco, pois é obrigatório.

Touca

Por fim, devemos lhe falar sobre as toucas, que também seriam EPIs.

De forma geral, as toucas são fundamentais em momentos de contato mais próximo com o cliente, como quando o profissional vai fazer o design de sobrancelha.A fim de que os fios não atrapalhem o trabalho ou causem desconforto ao cliente, o ideal é usar touca.

Confira a procedência de cada produto, e torne seu salão de beleza ainda mais eficiente. Até a próxima!

TAGS: Atendimento ao Cliente | cliente | cuidados e proteção | cuidados no salão | epi's | epi's no salão de beleza | equipamentos de segurança | profissional | salão de beleza | segurança |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso ajudá-lo?