Como evitar roubos e desfalques dentro do salão de beleza?

Infelizmente, o salão de beleza não está livre da possibilidade de furtos e roubos. E assim como qualquer estabelecimento, é uma boa ideia saber como lidar com essas situações, seja como precaução, seja para saber como agir em momentos que já aconteceram. Ou pior ainda, quando estiver acontecendo.

Todos nós estamos expostos a essa realidade. Por isso, ter noções mais práticas, a chamada “malícia”, vai fazer com que tais pontos sejam os mais amenos de lidar. Obviamente, não se trata de uma situação fácil ou simples, por isso é importante manter a cabeça no lugar, para que as ações justas sejam tomadas no salão de beleza.

Medidas de segurança para evitar roubos e desfalques dentro do salão de beleza

Como falamos em um outro artigo por aqui, ter alguns recursos de segurança bem estabelecidos inibe a ação de criminosos, ou mesmo de funcionários mal intencionados, embora não impeça por completo. Para que tais medidas sejam levadas a sério, o gestor precisa ter atitudes firmes que corroboram com esses recursos. Caso contrário, mesmo a medida mais eficiente não será suficiente.

Criando um código de ética e conduta

Basicamente, um código de ética e conduta contém não apenas as regras de comportamento dentro de um negócio, como também reflete a visão da empresa dentro do estabelecimento. Não se trata de algo rígido a ponto de amedrontar os presentes; ainda assim, ele deve ser levado a sério para que seja válido.

Em suma, os gestores também devem seguir essas condutas, incluindo punições em casos de roubos e desfalques por parte dos funcionários. Advertências, multas, ou mesmo demissões devem ser feitas de forma justa, e deixar claro para os demais presentes que tais atitudes não devem ser estimuladas.

Atitudes preventivas não visam a desconfiança dos colaboradores. Pelo contrário: quando todos tem confiança uns nos outros, esse código ajuda a formular melhores posturas, seja dentro ou fora do trabalho.

Identificado roubos e desfalques externos

Existem alguns cenários nos quais é importante se atentar com as possibilidades de furtos e roubos. Não é incomum que alguns estabelecimentos tenham produtos profissionais expostos, ou que tenham um acesso facilitado. Ou ainda, ter o acesso a estoque e outras áreas com mais facilidade.

Para facilitar, temos algumas dicas extras para ajudar sua proteção com roubos e desfalques dentro do salão de beleza:

  • Analise os casos de roubos com recorrência. Mudar os pontos expostos, e a origem deles, permite atitudes mais práticas.
  • Crie um controle de estoque, para identificar com maior facilidade os buracos que estejam faltando, e saber o que foi de fato furto.
  • Aumente o contato com seus colaboradores. Estabelecer contatos mais diretos e claros com sua equipe ajuda nos casos e evita injustiças.

No fim, todas as medidas preventivas e atitudes práticas relacionadas a roubos e desfalques dentro do salão de beleza ajudam a minimizar os riscos, mas podem não anular por completo. O importante nesses casos, mais do que prevenir, é apresentar uma postura adequada quando essas situações vierem.

Garanta a credibilidade e segurança do seu salão de beleza, e até a próxima!

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.