Fluxo de caixa do seu salão. Você está fazendo certo?

fluxo de caixa

Sabemos que quem trabalha com salão de beleza tem um dia-a-dia bem corrido, atendendo toda a clientela com o mesmo nível de qualidade, cuidando dos profissionais, parceiros e ainda precisa estar sempre de olho nas contas da empresa.

Um empresário que não está de olho no dia-a-dia das entradas de caixa do seu salão pode ter grandes problemas no futuro.

Não saber  quanto está entrando e saindo de dinheiro ou qual o melhor dia para pagamento de cada conta pode gerar sérios problemas na gestão.

Bom, porém agora temos uma boa notícia pra você, separamos aqui algumas dicas valiosas para você usar na organização do fluxo de caixa do seu salão.

Escolha um horário para controlar

Ainda que mantenha o controle das contas na planilha, é comum ver gestores adiando o registro das receitas e despesas geradas no salão de beleza. Às vezes esse trabalho nem é feito durante todos os dias do mês, o que pode ser perigoso para o conhecimento real do orçamento e das previsões de saldo no futuro.

Acontece que você não precisa associar esse registro a um processo chato e burocrático. Com poucos minutos de cada dia, é possível alimentar a planilha e garantir que nenhum dado de conta seja perdido. Para tal, transforme o cuidado com o caixa em obrigação diária e presente na lista de tarefas mais importantes da agenda do salão.

Anote entradas e saídas

Se você é daquelas pessoas que gosta de anotar uma ou outra conta em um caderno, talvez seja o momento de pensar em um registro mais detalhado. Você pode começar montando uma planilha com a informação do saldo disponível no salão ou contratar um software para fazer esta gestão. Para isso, some todos os valores contidos no caixa, nas contas bancárias e em outros lugares, se houver.

Com o conhecimento do saldo total, é hora de alimentar sua planilha com dados de todas as contas a pagar e a receber no salão. Faça isso com todo tipo de valor, seja ele relacionado a uma despesa, a fontes de lucro ou a um novo investimento em material, produtos ou equipamentos para trabalho.

Separe os registros em categorias

A leitura adequada das receitas e despesas vai depender de uma padronização das informações. Para isso, separe os dados em categorias de acordo com o tipo de conta existente. Exemplo: diferencie as despesas fixas dos gastos eventuais, o saldo positivo do saldo negativo, os valores quitados dos que ainda serão pagos, e assim por diante.

Essa categorização pode ser melhor visualizada com o uso de elementos visuais que diferenciem uma informação de outra.

Desse modo, você pode facilitar a leitura colocando contas negativas na cor vermelha e contas positivas na cor verde.

Também pode usar símbolos de soma ou subtração de acordo com a condição de cada valor.

Use uma ferramenta específica

Além das planilhas tradicionais, existem ferramentas próprias de gestão que podem funcionar como um complemento para a saúde financeira do seu estabelecimento. Com um software específico, você organiza e otimiza inúmeras atividades necessárias à gestão de pessoas e das finanças.

A vantagem é que boa parte dos softwares são compatíveis com aplicativos já utilizados para agendamento de horários em salões. Com a junção desses recursos, você economiza tempo em operações de fluxo de caixa e pode se dedicar a oferecer um atendimento completo e de qualidade a cada cliente.

Gostou das nossas dicas sobre como fazer um fluxo de caixa para o seu salão de beleza? Conhece outros métodos? Deixe um comentário!

Se você quer começar a organizar o fluxo de caixa do seu salão agora mesmo, faça o download da nossa versão gratuita para experimentar a software Graces para gestão de salões.

Quer receber mais dicas de como melhorar a gestão do seu salão? Inscreva-se em nossa Newsletter, e fique sempre bem informado.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.