Onde está a melhor relação de ganho para seu salão?

Todo negócio busca um lucro sustentável. Ainda assim, este é um campo subjetivo quanto aos valores desejados, e o quanto é necessário por mês para garantir a efetividade da operação. Logo, estabelecer uma relação de ganho para seu salão é fundamental para um negócio bem sucedido.

Obviamente, os cortes e os serviços básicos de um salão de beleza são a fonte principal de ganhos, e sem eles nenhuma facilidade vai gerar resultados reais. A partir do sucesso deles, você consegue pensar em soluções viáveis para garantir ganhos sólidos ao longo do mês.

Além de mostrar como isso é possível, também vamos mostrar algumas alternativas interessantes para expandir os ganhos do seu salão.

O que determina a melhor relação de ganho para seu salão?

“Ganhos”, de uma forma mais direta, é todo o faturamento que o seu salão de beleza tem ao longo do mês, descontando os custos estruturais e de funcionários. Todos eles vão vir de uma fonte direta, que são os serviços oferecidos. Até aí, nada diferente do habitual, certo?

O que pode trazer uma outra impressão nesses casos é a forma que essa relação se reflete no salão. Um alto faturamento nem sempre representa altos lucros se o custo para manter o local é igualmente grande.

Uma má gestão financeira também pode levar a um custo de operação muito maior do que o esperado, não sustentando o negócio por muito tempo.

É com isso em mente que você pode estabelecer uma boa relação de ganhos para o salão. Em primeiro lugar, tenha em mente quanto é necessário por mês para manter um salão de beleza. Inclua custos básicos de:

  • produtos
  • equipamentos
  • ferramentas de trabalho
  • pagamento de funcionários caso tenha
  • aluguel do ponto comercial
  • contas básicas (água, luz, internet, entre outras)

Com elas, você pode estabelecer metas de ganhos mensais que te ajudam a manter o negócio, e de quebra garantir mais possibilidades de expansão no futuro.

Muitos negócios no geral falham depois de algum tempo de operação por não ter essas contas bem delimitadas, e não considerar as possibilidades do futuro. Deixando tudo bem claro, você saberá como pode ser mais lucrativo, com ideias inovadoras.

Opções de ganhos

Agora que você tem uma noção do quanto pode ganhar por mês com seu salão, que tal considerar alguns serviços extras que fazem seu negócio ser ainda mais lucrativo. Falamos em detalhes de alguns deles aqui na Graces, para que fique por dentro de todos os detalhes…

Programas de Fidelidade – Existem diversas maneiras de fidelizar seus clientes através de um programa de benefícios. Podem ser produtos exclusivos, descontos especiais, entre outras regalias que, pela quantidade de participantes, pode aumentar a relação de ganhos no salão.

Aluguel de Cadeiras – O aluguel de cadeiras é mais indicado para salões que possuem espaço mais expressivo para atendimento. Basicamente, você deixa uma cadeira disponível para que profissionais autônomos da área prestem seus serviços no seu salão. Isso não apenas traz mais clientes, como pode servir de termômetro para novas oportunidades.

Opções de Pagamento – Oferecer diversas opções de pagamento é uma ótima ideia para aumentar a relação de ganhos. Isso amplia as formas de organização financeira dos clientes, além de modernizar o seu local de trabalho. Além de cartões de crédito e débito, tenha opções diferenciadas como pagamento por NFC aproximando o celular, transferência por aplicativos como Picpay e Nubank, e daí vai.

E-Commerce e venda física – Para quem pode oferecer a opção de vendas de produtos, é interessante ter uma relação de ganhos maior pelas vendas online. Tecnicamente, isso é expandir o salão para outro segmento de negócios fora do salão. Mas que, feito da forma correta, aumenta o poder da marca, bem como os lucros.

A relação de ganho para seu salão envolve não apenas os custos necessários para manter o local funcionando, como a base de clientes e serviços que cada um usufrui, o chamado ticket médio. Sempre se informe desses valores, para que tenha uma noção clara do quanto pode crescer com seu negócio. Até a próxima!

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