Na última coluna, falamos de cinco passos para preparar seu salão para o final de ano e o terceiro passo que eu mencionei foi o marketing.
Hoje quero falar um pouco mais desse passo tão importante, essencial para o seu negócio.
Fazer marketing é muito mais que entregar um panfleto ou fazer uma postagem em rede social.
O marketing é a área de sua empresa preocupada em apresentar ao cliente o seu produto ou serviço.
E quando falamos em “fazer marketing”, precisamos nos preocupar com as várias áreas, ou como dizem os teóricos do marketing: os 4Ps do Marketing: Preço, Produto, Praça e Promoção.
Preço – você precisa olhar o preço de seu produto/serviço e – depois de analisar os custos variáveis, despesas fixas e variáveis – você deve comparar seu preço com sua concorrência. Não apenas comparar, mas principalmente analisar qual é o seu posicionamento. Se o seu preço for muito mais alto ou muito mais baixo, você pode perder cliente.
Quando o preço é muito mais alto, a cliente pode achar que o seu produto/serviço pode até ter mais qualidade, mas está fora do que a cliente está disposta a pagar.
Porém, se o preço for baixo demais, irá desvalorizar o seu produto/serviço. Não se engane achando que baixando demais o seu preço, irá conquistar o cliente.
Produto – quando falamos em produtos, você deve ter em mente produto/serviço. Aqui é o momento de você olhar para o seu produto/serviço e observar se ele está adequado ao perfil de cliente que você irá atender.
Imagina por exemplo se você decide atender ao público de terceira idade. Que delícia fazer os cabelos grisalhos das vovozinhas, atender ouvindo histórias lindas de vida. Quais são os produtos/serviços adequados à elas? Cortes extravagantes? É claro que não. Você precisa de produtos/serviços mais conservadores.
Praça – quando falamos em praça, estamos nos referindo em localização. E esse é um item importante no marketing – pensar na localização do seu negócio em relação ao público que você quer atender. Por exemplo, se você optar por atender, por entregar seu produto/serviço para o público da classe D, você precisa estar próxima a locais com fácil acesso ao transporte público.
Pensando novamente no público da terceira idade, não só a localização, mas a adequação do imóvel. Se você foi atender a esse público, não pode ter muitas escadas e acesso difícil.
Promoção – agora sim, nós vamos falar da promoção!!! Mas calma, não é pra você sair baixando o preço ou fazendo pacotes malucos. Promoção aqui é a maneira como você promove, como você comunica. A promoção na estratégia de marketing é a maneira e os veículos que você vai usar para comunicar ao seu público o que você quer entregar.
E para comunicar você precisa primeiro olhar para o público que você quer alcançar. Para conversar com esse público, você precisa conhecer esse público. Entender como esse público se comunica, quais são os melhores canais de comunicação e a linguagem que ele usa.
Vou te explicar melhor contando uma história…
Hoje moro na Cidade de Salesópolis, no interior de São Paulo. Quando cheguei lá, meu marido logo me ajudou a mapear as empresas da beleza da região pois eu estava ansiosa em levar a transformação que eu causo na vida de Empresárias da Beleza também pra lá….
Fizemos o mapeamento de mercado e logo eu fui criar uma campanha de marketing para conversar com essas Empresárias. Acostumada com o público de São Paulo, logo criei tudo focando no Instagram e para minha surpresa – não tive nenhum resultado!
Logo fui analisar as métricas da campanha e olhar para o perfil do meu público. Estudando o perfil desses profissionais, seus costumes, sua cultura, entendi que o melhor veículo naquela Cidade não é o Instagram e sim o Facebook. Isso mesmo, na Cidade de Salesópolis, as pessoas usam muito mais o Facebook do que o Instagram!!!!
O que quero dizer com essa história? Que você precisa entender onde seu público está e entregar o que ele está procurando!
Sou CEP do Instituto Quinelli, uma empresa preocupada em dar o suporte necessário para o crescimento de profissionais e Empresárias da Beleza e lá, entre outros serviços, fazemos a Gestão de Redes Sociais, criando conteúdo exclusivo e direcionado para o Mercado da Beleza.
Minha equipe tem um resultado incrível e um feedback maravilhoso dos clientes, dizendo que o conteúdo atrai e encanta os clientes não só pelo design profissional e pelo resultado dos trabalhos, mas pela preocupação com as informações transmitidas.
Por exemplo: em perfis de Salões de Beleza que tem serviço de manicure, fazemos sempre postagens falando para as clientes da influência das cores dos esmaltes na imagem delas, do formato e tamanho das unhas, de como manter a esmaltação durante a semana…..
São dicas, informações e conteúdo que as clientes amam ler!
Você já sabe qual a cartela de cores para 2024? Com certeza a sua cliente já sabe, já deve ter visto alguma publicação por ai…. E porque não receber essa informação de você, que é a responsável por cuidar da imagem dela?
E como você acha que um cliente escolhe um serviço?
Pense em você – ao escolher um restaurante pra ir, vai naquele que tem uma rede social de 2021, desatualizado, sem informações ou escolhe um restaurante que tem uma rede social bonita, com publicações constantes, vários comentários dos clientes e conteúdo atrativo?
É claro que você vai escolher o segundo restaurante. E você, o que está entregando para seu cliente, como está cuidando do seu marketing?
Eu sei que produzir conteúdo pode ser desafiador!
Mas você pode e deve pedir ajuda! Resolvi colocar à sua disposição a minha equipe de Gestão de Redes Sociais para te ajudar nesse desafio.
Entre em contato comigo que te apresento e te oriento. Todo conteúdo passa pela minha análise e com certeza, cuidarei com carinho também das suas Redes Sociais.
Ainda é tempo de investir em marketing e trazer resultados extraordinários para 2023! Mãos à obra…..
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza