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Como organizar bem uma agenda de horários?

Para qualquer ramo de negócio o bom atendimento é essencial para cativar e atrair novos clientes. O salão de beleza, entretanto exige um atendimento diferenciado, já que lida diretamente com sonhos e a autoestima das clientes.

Para isso é necessário ter profissionais capacitados, saber administrar uma agenda de horários e estabelecer regras de atendimento.

Estar com a agenda organizada pode ajudar a evitar uma dor de cabeça caso algum cliente tenha dificuldade e se atrase. Se você possuir o domínio sobre os horários, conseguirá determinar se o imprevisto irá acarretar em algum problema, ou não, nos próximos compromissos.

É importante saber estimar a duração de cada serviço executado e entender quais procedimentos podem ou não ser feitos juntos. Confira as dicas que separamos para você.

Calcule o tempo de execução de cada serviço

Quanto mais clientes atendidos em um dia, maior será o seu fluxo de caixa. Porém, não se deixe levar apenas pela quantidade, algo que irá reter e atrair clientes será a qualidade do seu serviço.

Para definir o tempo gasto em cada atendimento, faça uma lista com todos os serviços oferecidos pelo salão e coloque na frente o tempo médio que cada um leva para ser realizado.

Você deverá se atentar a lista e ter bom senso na hora de distribuir o tempo médio gasto em cada execução para não colocar demais ou de menos em cada serviço oferecido.

Agende por dia os horários

Depois que tiver em mãos o tempo médio de cada serviço, comece a organizar a agenda de atendimento do salão.  Você pode utilizar desde agendas de papel, ou meios digitais como computador, celular ou tablet. O importante é escolher a melhor forma para você de agendar e ter acesso aos horários marcados.

Conforme os clientes entrarem em contato para marcar um horário, você poderá ir organizando em sua agenda de acordo com as médias de tempo de execução para cada serviço, conforme visto no último tópico.

Formas de agendamento de horário

Um dos meios mais utilizados é o WhatsApp, que tem deixado o atendimento bastante prático. Você pode utilizar pelo seu número pessoal, porém, o mais indicado é usar uma linha exclusiva para que não ocorra enganos com os seus contatos e para preservar a sua privacidade.

Outras formas mais tradicionais utilizadas são o telefone e o agendamento direto no salão por visita pessoal. Alguns locais também utilizam sites para agendamento e até mesmo redes sociais.

Existem também no mercado, softwares de gestão para salões de beleza, como é o caso do GRACES. O software é completo e possui opção de agendamento de horários, além de oferecer todas as ferramentas necessárias para administrar de maneira fácil o seu negócio.

Tenha sempre as agendas por perto

Se o seu salão conta com mais de um profissional, atente-se para que cada um tenha sua agenda e que tudo fique muito bem organizado. E caso não tenha recepcionista, deixe as agendas em um local de fácil acesso para que quem atender o telefone possa consultar a agenda, e reservar o horário junto ao serviço desejado pela cliente.

É importante também estabelecer uma tolerância para atrasos. O ideal é ter uma margem de 10 a 15 minutos para espera, porém, se a pessoa ultrapassar o prazo estabelecido, sugira a cliente o atendimento por um outro profissional ou remarcar para um próximo horário disponível. Se possível, ligue para a cliente no mesmo dia para confirmar o horário.

Com as dicas acima fica mais fácil organizar o fluxo de clientes e saber bem o tempo gasto com cada tarefa, assim conseguindo ter um salão mais dinâmico e eficiente.

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