Dicas para a gestão do tempo em um salão de beleza

Dicas para a gestão do tempo em um salão de beleza

Administrar um salão não é uma tarefa fácil e embora você não possa adicionar uma hora extra ao seu dia, há formas de alcançar o sucesso, sendo uma delas a boa gestão do tempo.

Aproveitando o máximo de tempo, você é capaz de assumir o controle do seu dia, melhorar a produtividade e alcançar melhores resultados.

Portanto, prossiga a leitura e saiba a seguir como gerenciar seu tempo.

Lista de tarefas

O dono de salão precisa lidar com uma lista de tarefas infinita.

Sim! A lista é infinita e quanto mais cedo você entender isso, melhor.

Isso porque, ao entender que nunca será capaz de se livrar da lista, será o momento que você terá mais tranquilidade com relação a este assunto, já que poderá assumir o controle do que pode ser controlado e deixar de lado aquilo que não tem controle.

Provavelmente um dos pontos que mais dificultam a gestão do tempo em seu salão seria o fato de surgirem imprevistos.

Quando você entende que não pode controlar os problemas e imprevistos, pode ter mais tranquilidade para lidar com eles.

Planejamento 

Portanto, indicamos que você faça um planejamento, tendo em vista que este é um tempo investido e não perdido.

Por exemplo, a capacitação da sua equipe pode parecer uma interrupção para o trabalho, mas é algo que compensa a longo prazo.

Dessa forma, invista um pouco de tempo para entender o que precisa ser feito e como é possível alcançar determinadas metas.

Você pode fazer dois tipos de planejamento para a gestão do tempo, o primeiro em que lista todas as tarefas que devem ser feitas. Absolutamente todas.

É possível que você se sinta sobrecarregado somente fazendo esta lista, mas lembre-se de que nem todas as tarefas precisam de atenção imediatamente.

Outro ponto que deve ser lembrado é o seguinte: 

Para que você não se frustre por ter uma lista infinita de tarefas, é importante analisar o seu progresso semanal ou mensal.

Essa abordagem o ajudará a recuperar o controle e o foco na resolução de tarefas, em vez de organizá-las infinitamente.

Em segundo lugar, faça o planejamento das tarefas diárias.

Contudo, aqui é importante ter o seguinte cuidado: não é indicado que você planeje cada momento do seu dia.

Os imprevistos acontecem e você precisa separar um tempo diariamente para lidar com eles.

Prioridades para a gestão do tempo

E tendo em vista que a lista de tarefas é infinita, você precisa ter prioridades.

Marie Drever, uma coach com mais de 20 anos de experiência na área da beleza, sugere que você trabalhe com os grupos de tarefas conforme a importância ou a urgência.

Quando a tarefa é importante e urgente, devemos fazer no mesmo instante.

Talvez a contratação de novos membros para a equipe deve ser a sua prioridade, caso não tenha pessoas suficientes trabalhando no salão e notou que isso vem afetando o seu negócio.

Já quando não é importante, porém é urgente, é importante delegar para que outro colaborador faça.

Aqui, podemos dar como exemplo a produção de conteúdos para o blog do seu salão de beleza.

Quando pensamos sobre a gestão do tempo, é interessante delegar porque um colaborador pode fazer isso com excelência, ao mesmo tempo em que você resolve outros problemas.

Mas, se a tarefa for importante, apesar de não ser urgente, Drever sugere que você planeje e faça em outro momento.

Neste caso, imagine a compra de produtos para o estoque.

Por exemplo, você ainda tem produtos para 1 mês de uso, mas precisa entrar em contato com fornecedores para negociar os valores do próximo mês.

Enfim, tratando-se de uma tarefa que não é importante e nem urgente, não vale a pena investir o seu precioso tempo.

Gestão do tempo com a delegação de tarefas 

Como dito acima, a delegação de tarefas se faz necessária em muitos casos porque você tem milhares de coisas para resolver diariamente.

Caso esteja sob pressão, pense em quais tarefas você pode delegar, inclusive as que você gosta de fazer, mas não tem tempo de cumpri-las.

Podemos definir a delegação como a capacidade da equipe de trabalhar de forma confiante e independente.

Os colaboradores que não recebem responsabilidades dificilmente se desenvolvem e consequentemente exigem mais do seu tempo.

Nesse sentido, você precisa garantir que todos tenham o treinamento e os recursos necessários para facilitar a vida do restante da equipe.

Comunicação com a equipe para a gestão de tempo

Quando um gerente ou dono de negócio está lutando para administrar o seu próprio tempo, é comum que a comunicação seja uma das primeiras a serem eliminadas, mas este é um erro grave.

Sendo assim, ao invés de dedicar tempo para ouvir, entender e explicar, a sua mente fica sobrecarregada com muito trabalho e o resultado é um só: o mal-entendido.

Por exemplo, quando falamos sobre a falta de estoque, provavelmente a pessoa responsável por gerenciar o estoque não comunicou a falta de um produto.

Ou pior, em um diálogo corrido, você que é responsável por conversar com fornecedores entende que deve solicitar uma quantidade a mais de produtos.

Tudo isso causa grandes problemas para o seu salão, inclusive o direcionamento de recursos para algo que não é necessário.

Dessa forma, não pense que a gestão do tempo significa cortar a comunicação!

Você deve continuar com uma comunicação efetiva, ou seja, que trata somente dos assuntos do salão.

Diminuição de distrações

Acredita-se que o usuário de internet gaste 2h30 por dia nas mídias sociais. Por semana, cerca de 17h e por mês, 3 dias e 1h são gastos.

Imagine se você trabalhasse pelo menos a metade do tempo que gasta por semana no celular?

Isso daria cerca de 8h30 a mais de trabalho, um tempo que podemos resolver muita coisa.

Dessa forma, devemos deixar de falar que não temos tempo e precisamos diminuir as distrações.

Quando você tem uma boa gestão do tempo, no momento em que inicia uma tarefa, se mantém focado.

Assim você evita que algo que leva somente 10 minutos, seja resolvido em 30 min.

Basta uma notificação para que você perca minutos ou horas do seu dia no Instagram.

Mas, note que as mídias sociais são apenas um exemplo. Há outros tipos de distrações como as conversas paralelas.

Podemos dar outro exemplo? 

Muitos gerentes ou donos de salão perdem tempo supervisionando profissionais experientes afirmando que pretendem garantir que o tratamento oferecido de fato tem qualidade.

Porém, além de incomodar o profissional, também faz com que o tempo seja perdido.

Sendo assim, identifique as atividades que te distraem do trabalho e sempre quando notar que está recorrendo à procrastinação, volte e finalize a tarefa.

Pausas para a gestão do tempo

Muitos donos de negócio que pensam na otimização de tempo imaginam o seguinte: vou diminuir minhas pausas e da equipe para obter melhores resultados.

Porém, como o principal responsável, você deve deixar claro que fazer pausa não é sinônimo de falta de comprometimento.

Pular as pausas é uma falsa economia, tendo em vista que a concentração é diretamente prejudicada.

Isso significa que mais tempo será necessário para finalizar uma tarefa. Por isso, priorize as pausas.

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