Entenda as avaliações dos clientes e sua importância

Considerar as avaliações dos clientes ao pensar em reformulações no salão de beleza é uma das bases para um investimento bem sucedido. Se você não sabe o que eles precisam, como terá certeza de que suas novas empreitadas terão mais sucesso? Com isso em mente, montar métodos de avaliação para eles é tão fundamental quanto o investimento em si.

A excelência do salão de beleza não está, necessariamente, em uma fachada bonita ou técnicas super modernas. Está na qualidade dos serviços, da recepção até a aplicação das técnicas destacadas. Por isso, as avaliações dos clientes contam tanto: uma mudança de fachada leva bem menos tempo para ser mudada do que a imagem do seu salão, se for mal avaliado.

Entendendo as necessidades das avaliações dos clientes

Mais do que saber o que melhorar no salão de beleza, as avaliações dos clientes também podem cobrir uma série de outros objetivos importantes no cotidiano de trabalho. Confira alguns deles.

Aumentar a fidelidade dos clientes: o fato de ter um local que se importa com a opinião dos clientes, de uma forma aberta e direta, já é algo que mantém muitos clientes no salão de beleza.

Identificar falhas, problemas e reclamações: é um dos pontos mais importantes nas avaliações dos clientes. Embora os elogios sejam fundamentais na mesma medida para dar ainda mais destaque, saber as falhas tornam o salão mais respeitado. Significa que você se importa o suficiente para saber onde melhorar.

Otimizar o gerenciamento de recursos: igualmente importante para saber como reduzir custos operacionais, o gerenciamento de recursos está relacionado com os serviços mais e menos requisitados pelos clientes. Isso ajuda a administrar a compra de produtos, ou mesmo o gasto com aparelhos e acessórios para o salão, entre outros recursos.

Identificar pontos positivos: você pode pensar que seu salão de beleza precisa de melhorias, e as avaliações dos clientes mostrarem que na verdade o local está indo muito bem! Ou ainda, que há pontos não intencionais bem sucedidos, e que podem ser “oficializados”, como um segundo serviço adjacente ao salão, por exemplo.

Como implementar um sistema de avaliação dos clientes?

Existem diversas maneiras de saber o que suas clientes estão achando do estabelecimento. Por exemplo: embora as redes sociais possam ser um bom caminho, elas oferecem dados mais instantâneos, muitas vezes carentes de uma análise mais profunda. Não descarte-as, porém não leve ao pé da letra.

Podemos usar ao menos três formas eficientes de coletar dados de maneira ativa no seu salão de beleza: no próprio salão; por aplicativo; e por pesquisa de satisfação. O primeiro é bem simples, tanto os gestores como os colaboradores podem se atentar com as opiniões imediatas dos clientes, e podem até mesmo pedir para aqueles com mais intimidade. Mantenha essas informações bem organizadas para consultas posteriores.

A segunda funciona de maneira similar a muitos sites hoje em dia. Com um aplicativo próprio de gestão de salões, você pode disponibilizar um canal direto para avaliação dos clientes, que podem dizer o que está funcionando ou não no local de trabalho.

E por fim, as pesquisas de satisfação, que podem ser por redes sociais, e-mails e outros canais que permitam um registro eficiente. Ao reunir todos esses dados, você saberá além dos números de faturamento como está seu salão de beleza, e como valorizá-lo ainda mais.

Conte com as avaliações dos clientes para fazer do seu negócio ainda melhor. Até a próxima!

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