Inteligência Emocional para Gestão de Pessoas

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Vamos falar sobre Inteligência Emocional para Gestão de Pessoas?

Salão de Beleza é uma Empresa – e como toda empresa, precisa de gestão e principalmente – Gestão de Pessoas. Essa é uma verdade que falo sempre em meus treinamentos, palestras e cursos. É urgente a conscientização do mercado dessa necessidade.

E agora, chegou o momento tão esperado por você – Gestor de uma empresa do Mercado da Beleza de conversarmos sobre um dos maiores desafios que você enfrenta em seu dia a dia: a Gestão de Pessoas.

Hoje eu quero começar falando sobre a Inteligência Emocional, na próxima semana vamos falar sobre “Como ter uma Equipe e não enlouquecer!” e no dia 19/03, temos a nossa Live com a querida Camila onde vamos falar sobre como criar a sua equipe MEP.

Vamos focar nesse mês de março na sua relação com seus profissionais e te ajudar a ter sucesso na Gestão de sua equipe. Tanto aqui na Plataforma Graces, como em minhas Redes Sociais, abordarei só esse assunto durante todo o mês. Não perca essa oportunidade e aproveite para trazer suas dúvidas.

Primeiro vamos entender juntos porque esse desafio tão grande?

Gestão de Pessoas é um processo que visa melhorar o desempenho de profissionais de uma equipe, dentro de uma empresa. Hoje sabemos que o capital humano das empresas é um dos seus maiores bens e que precisa ser cuidado.

Porém, no mercado da beleza essa gestão é diferente! Até pela forma de contratação, vemos que os desafios são diferentes de qualquer outra empresa.

A primeira coisa que precisa ficar clara é que não há uma relação de subordinação – ninguém é chefe de ninguém. E aí começa a confusão!

Por não haver subordinação, muitos profissionais podem achar que tem o direito de fazer o que querem e não é bem assim…..

Você, proprietário de uma empresa no mercado da beleza é o “dono da empresa” e deve sim dizer como as coisas devem funcionar dentro da sua empresa.

O profissional não é seu inimigo, ele é seu parceiro. E como parceiro, além de seguir o padrão de como as coisas devem acontecer, deve também cuidar para que todos sigam. Mas é você como líder quem deve dizer como as coisas devem funcionar.

Mas não é mandando e sim conquistando!

Ser um gestor de pessoas é ser um líder. Alguém que irá levar as pessoas à um novo patamar, vai guiar cada profissional para um desenvolvimento, um crescimento.

E para ser esse líder, você precisa ter em mãos algumas ferramentas muito importantes.

A primeira delas é a Inteligência Emocional!

Você sabe o que é isso?

Inteligência Emocional é um termo da psicologia que descreve a capacidade que desenvolvemos de reconhecer nossos próprios sentimentos, os sentimentos das pessoas ao nosso redor e principalmente, a capacidade de lidar com esses sentimentos.

Ela se torna imprescindível para estabelecer condições que promovem melhoria nos processos de comunicação. Pessoas com a Inteligência Emociona desenvolvida, se expressam melhor e tem maior poder de persuasão.

Mas você sabe o que acontece quando você não desenvolve essa habilidade?

  1. Desmotivação
  2. Conflitos interpessoais
  3. Estresse
  4. Exaustão Mental
  5. Baixa Produtividade
  6. Instabilidade Emocional
  7. Esgotamento Físico
  8. Esgotamento Mental
  9. Burnout

Você pode assim entender o quão sério é esse assunto?

E quanto aos benefícios de quem desenvolve a Inteligência Emocional?

  1. Consciência Emocional
  2. Controle Emocional
  3. Melhora na produtividade
  4. Aumento no foco
  5. Facilidade em antecipar problemas
  6. Aumento na concentração
  7. Melhora os relacionamentos
  8. Capacidade de tomar melhores decisões
  9. Automotivação
  10. Saúde Mental

Essas consequências serão sentidas por você e pela sua equipe! E é claro que você vai sentir essas consequências também no faturamento!!!!!

Uma equipe desmotivada vai produzir menos – a baixa produtividade.  Enquanto uma equipe equilibrada, que tenha desenvolvido a Inteligência Emocional não só terá mais motivação para produzir, como também irá promover um ambiente mais calmo, alegre, leve e agradável para sua clientela.

E você sabe que um ambiente assim leva sua cliente a ficar mais tempo em sua empresa, gastar mais, aumentando assim o seu faturamento.

São cinco os pilares de quem desenvolve a Inteligência Emocional:

  1. Autoconsciência – com ela, entendemos melhor o que sentimos e como somos afetados;
  2. Autocontrole – aumentamos a capacidade de administrar as próprias emoções;
  3. Automotivação – temos a capacidade de manter o foco nas metas e não nas dificuldades;
  4. Competência Social – essa é a nossa capacidade de comunicação, criando relações de confiança;
  5. Empatia – sabemos nos colocar no lugar de outras pessoas.

Então, bora entender como desenvolver?

O primeiro passo é buscar o autoconhecimento. Você precisa começar a se conhecer melhor. Entender qual é o seu Perfil Comportamental, quais são as suas forças e fraquezas, quais os gatilhos emocionais que te levam à determinadas emoções e qual a sua reação diante delas.

O autoconhecimento é um processo contínuo, afinal de contas, somos seres em construção, que podem e devem mudar, melhorar com o tempo.

Então você precisa buscar se conhecer, se ouvir mais, sentir a sua intuição, e se entender!

O segundo passo é praticar a escuta ativa. Não é apenas escutar o seu profissional, mas prestar atenção nele, entender seu comportamento, suas reações. Quando praticamos a escuta ativa, observamos não apenas as palavras, mas as atitudes, as ações e reações da outra pessoal.

O terceiro passo é reconhecer as emoções negativas. As nossas emoções podem nos ajudar ou atrapalhar. Precisamos então reconhecer quais são as emoções que nos atrapalham e principalmente como lidar com elas.

Por exemplo o medo. Quando você sente medo diante de um animal feroz, irá ter uma reação de proteção ou fuga e isso vai te ajudar.

Porém quando você tem medo diante de uma situação nova, de um desafio profissional por exemplo, isso pode travar a sua decisão e consequentemente o seu sucesso. Nesse sentido, a emoção é negativa.

E o quarto passo é aumentar a sua autoconfiança. Você precisa confiar mais em si mesmo! Acredite no seu potencial, acredite na sua força. Você verá a diferença que isso vai provocar na sua liderança e na sua equipe.

E é claro que você pode contar comigo como sua mentora em todo esse caminho! Estarei sempre pronta a ajudar você e sua equipe nesse processo.

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

https://coachgiovanaquini.wixsite.com/clubedasempresarias Instagram: @giovanaquini.oficial

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