Quero empreender com salão: como fazer?

Você já pensou em empreender com salão de beleza? Parece um pouco confuso te perguntar assim, não é? Muitos donos de salão já o fazem, inclusive ao preparar projetos mais simples, de bairro, por exemplo. Contudo, essa pode ser sua primeira experiência, em um momento que pede por ainda mais atenção ao iniciar um novo negócio.

Com isso em mente, vamos te mostrar todos os passos importantes para começar o seu salão de beleza de maneira prática, e com segurança. Existe uma série de processos que pedem por atenção, e que vamos te mostrar para que comece de maneira mais tranquila.

Empreender com salão – por onde começar?

Assim como todo negócio, o segredo de um bom investimento é saber o quê, porque e como investir. De imediato, é importante que você tenha a resposta para essas perguntas na ponta da língua.

  • O quê é o seu negócio? Para os salões de beleza, é fácil responder.
  • Por que ele existe? Além de uma competência profissional dos empreendedores, é bacana saber quais pontos você enxergou como oportunidades e inovação para o salão.
  • Como irá mostrá-lo? Aqui entram os serviços disponíveis: estética, cabeleireiro, manicure, entre outros, com particularidades de acordo com sua experiência em cada serviço. Além deles, detalhes como a identidade visual, decoração, entre outros, também fazem muita diferença.

Você pode pensar em tudo isso antes mesmo de pensar nos detalhes financeiros e documentais na abertura do local. Todo excelente salão de beleza começa com uma ideia bem estruturada.

Documentos necessários para abrir o salão de beleza

Com esses pontos bem delimitados em sua mente, vamos aos documentos necessários para abertura do salão de beleza. Basicamente, você precisa dos seguintes materiais.

  • Cópia do RG e CPF
  • Folha Espelho do IRPF
  • IPTU do imóvel escolhido como ponto
  • Cópia do contrato de Locação ou Compra e Venda
  • Alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária

Além desses processos, ainda tem os documentos relacionadas a contratação de profissionais, de serviços adjacentes ao salão, entre outros, mas para dar início às atividades, a lista acima é funcional.

Quais os principais serviços e modo de atuação?

É nesse ponto que seu lado mais criativo começa a entrar em ação! Pense com cuidado na decoração do salão, como vai oferecer seus principais serviços, recursos para manter os clientes entretidos enquanto esperam, entre outros detalhes importantes.

Uma dica de ouro, para os momentos adequados, é participar de eventos, online e offline, relacionados a sua área. É uma oportunidade perfeita para conhecer referências especializadas no setor, além de ter ainda mais ideias legais para o seu salão de beleza.

Comece a empreender!

Empreender com salão não é uma tarefa fácil, mas por outro lado, ela pode ser prazerosa se seguir os passos adequadamente. E nada é mais recompensador do que ver seu negócio funcionando a pleno vapor, com toda qualidade, não é mesmo?

Aqui no blog do Graces, estamos sempre mostrando uma série de artigos falando de diversos tópicos importantes no salão, seja para os gestores como para os profissionais. Fique por dentro para empreender com sucesso no salão de beleza, e até a próxima!

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.