Black Friday – Como se preparar?

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A Black Friday é uma ideia que começou nos Estados Unidos e se espalhou rápido por todo o mundo. Trata-se de uma iniciativa que visa unir empresas dos mais diferentes portes e setores, ao redor de uma única causa: Oferecer descontos realmente interessantes.

Este ano a Black Friday acontece em 24 de novembro, mas desde meados de Agosto, o Google já está registrando um aumento considerável nas buscas pelo tema. São clientes ávidos para saber mais sobre as empresas que vão participar do evento, e também sobre os produtos e serviços que poderão encontrar nesses espaços.

E você, está preparado para este grande volume de compra e venda?

Afinal, a proposta é irresistível, mas para obter lucro real, é preciso planejamento para evitar transtornos como a falta de produtos e de tempo, que podem estar relacionados à superlotação. Por isso, seguem algumas dicas de como se preparar para essa data:

Faça uma oferta irresistível

No dia da Black Friday nem todos os seus serviços e produtos precisam estar em oferta. Escolha livremente quais você deseja colocar em promoção, já que também não há regras relacionadas a proporção dos descontos oferecidos. Apenas lembre-se de que é interessante que os seus descontos sejam marcantes, para que o cliente se sinta de fato aproveitando uma oferta imperdível.

Invista em fidelização

A Black Friday é uma excelente oportunidade  para angariar novos clientes, e por causa disso, pode ser interessante oferecer cupons de ofertas ou brindes posteriores. Esses descontos poderão ser usados nas compras de natal, por exemplo, com a finalidade de trazer esse súbito volume de clientes de volta ao seu estabelecimento.

Combo de produtos

Use o pacote de serviços ou produtos para fazer com que o consumidor experimente o seu trabalho. Os chamados “produtos iscas”, são itens de baixo custo capazes de fazer o cliente ter uma lembrança positiva do seu atendimento e da qualidade dos seus serviços.

Promova parcerias

Caso imagine que algum aspecto da sua gestão possa sofrer com a superlotação, como dificuldade de estacionamento, por exemplo, você pode estabelecer parcerias com empresas vizinhas, que realizem esse serviço. Em troca ofereça algo aos clientes do estacionamento, como um brinde ou desconto.  

Tudo pela metade do dobro

Fuja da tentação de oferecer falsos descontos.  Aumentar os preços nas semanas anteriores ao evento, com a finalidade de simular promoções e maquiar descontos, pode causar um prejuízo grave, afinal os consumidores hoje fazem pesquisas detalhadas sobre os preços e com certeza o nome da sua marca poderia ganhar uma notoriedade não muito favorável entre os consumidores.

A divulgação

O custo do marketing na ocasião da  Black Friday é quase zero, já que se trata de uma data amplamente difundida e divulgada em conjunto em quase todos os meios. Pense em aplicar o capital que seria para o marketing, na contratação de pessoal para o evento, se for o caso, ou na gestão de estoque ou outras necessidades da data.

Colaboradores

Depois de ter escolhido o produto ou serviço que a sua empresa vai oferecer, abasteça os estoques com antecedência e faça um treinamento prévio com os seus colaboradores. Isso pode evitar complicações relacionadas às dúvidas e gestão de tempo no dia do evento.

Comece já!

Organize tudo a partir de agora, fazendo projeções de quanto deseja vender a fim de que não sobrem ou faltem produtos.

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