Um grande erro cometido por pequenos negócios seria esquecer de que após a primeira compra, as estratégias de marketing devem prosseguir para fidelizar clientes.
Sendo assim, entenda que as empresas inteligentes são aquelas que compreendem o seguinte:
O valor real de um salão de beleza seria a retenção de consumidores.
Por esse motivo, prossiga a leitura e entenda o real significado da frase acima:
O que é a fidelização de consumidores
A ideia de fidelizar clientes pode ser definida de formas diferentes:
Por exemplo, alguns acreditam que os consumidores fiéis são aqueles que sempre contratam os seus serviços, independentemente de características como o preço.
Neste exemplo, o lucro é garantido, tendo em vista que o cliente, pelo menos uma vez ao mês, estará em seu salão.
Em contrapartida, outros pensam que o cliente não precisa, necessariamente, demonstrar a sua lealdade por meio de compras.
Dessa forma, este cliente pode fazer a defesa social da sua marca, esclarecendo o motivo pelo qual os seus serviços são tão valiosos.
E daí, as empresas podem conferir vantagens como o aumento de clientes por conta das referências e divulgações que foram feitas.
Seja como for, a fidelidade pode ser explicada da seguinte maneira:
Um cliente fiel sempre irá dar prioridade para seu salão de beleza quando necessitar de determinado serviço.
Como fidelizar clientes
O primeiro passo para fidelizar clientes seria identificar aquilo que eles desejam.
O feedback seria uma das melhores estratégias para entender as preferências de clientes.
Portanto, você não deve hesitar em pedir a opinião do consumidor com relação aos seus serviços ou até mesmo ao espaço e atendimento dos funcionários.
Você pode pedir o feedback por telefone, fisicamente ou pelas redes sociais, além de fazer as pesquisas de opinião.
Logo em seguida, use as críticas construtivas para melhorar os serviços oferecidos e informe ao consumidor sobre as mudanças.
Em segundo lugar, um ponto fundamental seria a higiene e o conforto do seu salão de beleza.
Por conta da pandemia do novo Corona vírus, muitos clientes deixaram de visitar salões por medo de contaminação.
À vista disso, você precisa deixar claro ao consumidor que o seu salão é um espaço seguro.
Trocar sempre as toalhas, deixar o local organizado, trabalhar com equipamentos limpos e seguir todos os protocolos de proteção são características primordiais.
Inclusive, invista em bons sofás e cadeiras, bem como ofereça uma distração como as revistas ou até mesmo uma televisão enquanto a pessoa está na fila de espera.
Além disso, você pode oferecer recompensas para fidelizar clientes.
Identifique os consumidores que mais retornam ao seu salão e dê a eles cestas de presentes durante as épocas festivas, por exemplo.
Outra estratégia muito usada seria enviar feliz aniversário para o cliente, feliz natal, ano novo, dentre outros.
Assim, você pode incluir um tratamento facial e massagem gratuitos itens que você consegue agregar e utilizar no Sistema Graces.
Apesar de parecer uma técnica muito simples, ela faz a maior diferença porque você demonstra como o seu consumidor é importante.
E por fim, saiba que existem outras estratégias como a motivação dos funcionários para oferecer um serviço melhor.
Por esse motivo, siga pesquisando e teste para identificar o ideal em seu caso.