Dicas para aumentar o faturamento do salão de beleza

Dicas para aumentar o faturamento do salão de beleza

Certamente aumentar o faturamento do salão é sua principal meta.

No entanto, isso é feito quando o dono do negócio sabe aplicar as técnicas corretas e tem um bom planejamento.

Prossiga e conheça as melhores dicas.

Programa de indicação  

Este tipo de estratégia também é reconhecida como um programa de referência, em que o seu cliente indica um amigo ou conhecido.

Assim, o cliente e seu amigo ganham desconto em dinheiro, produto ou consulta gratuita.

Por outro lado, você pode aproveitar a vantagem de obter um novo consumidor.

Em outras palavras, dá para aumentar o faturamento do salão sem precisar investir uma quantia alta.

Sendo assim, é uma excelente forma de atrair novos indivíduos, ao mesmo tempo em que promove a fidelidade dos consumidores existentes.

Conforme um estudo conduzido pela The Wharton School of Business, um cliente indicado tem 18% mais chances de permanecer na empresa ao longo do tempo, quando comparamos com uma pessoa que descobriu os serviços por conta própria.

Mas, no momento de decidir a melhor recompensa, é importante que você seja estratégico.

Dessa forma, pense na quantidade de tempo necessário para oferecer cada serviço, incluindo os custos dos produtos usados.

Certamente, é importante deixar de fora das recompensas os serviços que consomem muito tempo e são caros.

Contudo, é necessário que haja equilíbrio.

Certifique-se de que a recompensa de fato seja vantajosa para que o programa funcione.

Por exemplo, exigir que o cliente indique 10 pessoas para ser recompensado dificilmente funciona.

Neste caso, é mais inteligente pedir que 3 pessoas sejam indicadas para receber um desconto.

Dicas para aumentar o faturamento do salão de beleza

Programa de fidelidade para aumentar o faturamento do salão

Outro ponto que lhe ajudaria a aumentar o lucro seria ter clientes fiéis.

Se você pensa que os programas de milhas servem somente para companhias aéreas, está muito enganado!

Com certeza você quer que seus clientes voltem com frequência para novas consultas, por isso, pense em estratégias para fazer isso.

Assim como em um programa de indicação, você pode oferecer desconto aos clientes como:

Para novos clientes, 50% off na próxima visita ou 30% de desconto para quem paga de forma antecipada.

Mas, claro que além dos descontos há outras ideias interessantes como os planos.

Talvez seria legal criar um plano que permita o cliente pagar uma taxa e ter acesso ilimitado à lavagem de cabelo durante a semana?

Diversas são as alternativas para aumentar o faturamento do salão e basta que você dê liberdade à sua criatividade para criar soluções inovadoras.

Dicas para manter os clientes fiéis 

Da perspectiva do cliente, pode ser que um programa de fidelidade seja apenas um esquema para fazer com que ele gaste mais em seu salão.

Essa ideia precisa ser desfeita! E para que isso ocorra, você deve ser mais generoso.

Os programas que oferecem benefícios reais chamam a atenção dos consumidores, por isso, não exija que as pessoas gastem um rio de dinheiro para obter pequenos descontos ou amostras de produtos.

Mostre às pessoas o quanto você as valoriza.

Outra estratégia interessante seria a de demonstrar gratidão para aumentar o faturamento do salão.

Use notas manuscritas para agradecer o cliente pela compra, seja via e-mail, mensagem no WhatsApp ou confirmação de compra.

Você também pode dar um passo a mais e trabalhar com mensagens diretas face a face, demonstrando o quanto aquele cliente é importante.

Bem como, preocupe-se em criar uma comunidade útil para sua clientela.

O consumidor sempre irá confiar mais em seus colegas do que na sua empresa.

Eles buscam por opiniões no Google, em fóruns, no site, blog ou redes sociais.

Portanto, o menor deslize pode ser registrado e a integridade da sua empresa fica comprometida.

Dessa forma, antes que isso se torne um problema, transforme em algo positivo através de uma comunidade que incentiva a interação entre os consumidores.

Adicionar um fórum no seu site ou permitir que as pessoas comentem em suas publicações, é importante para aumentar o faturamento do salão.

Porém, o que farei se tiver um feedback negativo?

Dentro de uma plataforma que você controla, é possível responder e lidar de forma apropriada, diferentemente de uma plataforma que você não tem nenhum domínio. 

Note que um fórum também ajuda em outras questões.

Por exemplo, você pode pedir que os consumidores lancem ideias ou votem com relação a determinado assunto.

Todos estes são valiosos para a criação de um produto ou serviço futuramente.

Demais dicas para manter a fidelidade dos clientes

Aqui vem outra dica essencial: comunique-se efetivamente com a clientela.

Construir e manter a confiança dos consumidores exige uma comunicação contínua.

No momento em que seu salão se tornar mais transparente, o cliente entenderá que esta é uma empresa honesta e que merece confiança.

Portanto, um dos princípios para aumentar o faturamento do salão é o diálogo.

Principalmente quando falamos sobre o atendimento ao cliente, é importante que você solucione os problemas e não crie novas preocupações.

Mudança de horário, escassez, grande novidade ou novo produto. Qualquer coisa que o cliente precise estar ciente, deve ser comunicado com clareza.

Por fim, faça updates no programa ao decorrer do tempo.

Há estratégias que funcionam somente por determinado período.

Inclusive, o cliente pode ficar insatisfeito porque a recompensa nunca muda.

Por isso, não deixe de desenvolver novas técnicas e trabalhar com diferentes vantagens.

Talvez, desenvolver campanhas conforme as datas especiais? Dar descontos em produtos diferentes? 

Identificando um nicho para explorar e aumentar o faturamento do salão

Já ouviu falar que quem atira para todos os lados, dificilmente acerta o alvo?

Pois é, o mesmo vale para o seu negócio.

Se você pretende se especializar em tudo, não será conhecido por nada.

O objetivo principal em se concentrar em um nicho específico seria se diferenciar dos concorrentes.

Para isso, reserve um tempo a fim de entender o que os seus clientes precisam.

Basicamente você precisa fazer uma pesquisa de mercado para identificar as oportunidades que estão na sua frente, mas você ainda não enxergou.

Como resultado, você descobrirá quais serviços pode trabalhar, quais produtos precisa estocar, como devem ser as campanhas de marketing e como treinar melhor os funcionários para atender às necessidades dos consumidores e aumentar o faturamento do salão.

De fato, nem sempre é possível para novos negócios se especializarem desde o início, porém se houver uma lacuna no mercado ou determinada área esteja sendo desconsiderada por todos, aproveite a oportunidade!

Contudo, você pode insistir em dizer que não há novos nichos no mercado da beleza, por isso, é impossível se diferenciar.

O que você tem a dizer sobre os salões especializados em cabelos cacheados? 

E as empresas que vem trabalhando para atender os clientes super ocupados que não podem visitar o salão? 

Note que para descobrir um novo nicho, você precisa expandir sua mente.

Liberte-se dos impedimentos e veja as oportunidades!

Especialização para aumentar o faturamento do salão

E claro, depois de encontrar um nicho perfeito, especialize-se.

Imagine que você tenha feito uma pesquisa de mercado excelente e descobriu um nicho pouco explorado, mas muito vantajoso.

Então, começa a trabalhar no nicho, embora não tenha se especializado.

O resultado é simples: outro dono de salão irá identificar a oportunidade, se especializar e conquistar a sua clientela porque a especialização aumenta a diferenciação do produto.

O salão generalista sempre enfrentará maior concorrência do que o salão que aposta em um determinado tipo de serviço. 

Neste ponto, podemos destacar algo interessante:

Aumente o preço.

Quanto mais difícil for para o seu cliente encontrar alternativas, mais você poderá cobrar pelo serviço.

A expansão como meta para aumentar o faturamento do salão

Se você pretende levar seu salão para o próximo nível e realmente aumentar o lucro, considere a expansão.

Oferecer mais serviços ou abrir uma filial em outro local para atender às necessidades dos clientes.

Várias são as alternativas, por isso, permita-se sonhar com algo maior.

Cuidado com o varejo

Se o seu salão está repleto de prateleiras de produtos que não vendem, precisamos falar sobre os suprimentos de varejo porque você está gastando muito recurso à toa.

É muito fácil ver um produto e comprá-lo porque você gostou e logo supor que a clientela vai ter a mesma reação.

Uma linha inovadora de óleos essenciais, maquiagem ou uma ferramenta diferente.

Isso pode chamar nossa atenção, mas será que vai agradar o cliente?

Para ajudar nesta decisão e para aumentar o faturamento do salão, considere as seguintes dicas:

Trabalhe com marcas que apoiem o seu salão de beleza.

Por mais que você tenha somente uma ou duas linhas de produtos, esta é uma estratégia fundamental.

Além disso, a cada trimestre você precisa considerar a média vendida por produto.

Caso um produto não tenha sido vendido em 90 dias, entre em contato com o fornecedor e troque-o por um produto que venda.

No entanto, se não conseguir um acordo com o fornecedor, faça promoção.

Por fim, não vá à loja de produtos de beleza toda a semana.

A organização é fundamental neste processo, sendo que o ideal é encomendar os produtos uma ou duas vezes por mês.

Importância da equipe 

Você notou que todas as dicas para aumentar o faturamento do salão foram voltadas para a satisfação do cliente?

Pois é, mas você também precisa pensar no bem-estar do seu time.

Os funcionários precisam receber cuidado, atenção e consideração, já que o trabalho árduo deles fará com que a empresa cresça.

Nesse sentido, garanta que a equipe tenha tudo o que precisa e esteja pronta para ouvir feedback, conversar e fazer alterações.

Talvez você tenha que oferecer mais pausas ou trabalhar com horários flexíveis? 

Tudo é válido para garantir que a equipe se mantenha produtiva e satisfeita.

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