Em um outro artigo, falamos sobre como as redes sociais podem ser interessantes como uma maneira de aumentar o alcance do seu salão de beleza. Entre os pontos destacados, falamos sobre algumas das redes que podem ser o seu foco de atenção. E duas delas costumam ser a atenção constante das clientes e dos donos de salão também: o facebook e o instagram.
Na verdade, é bem importante que se atenha a poucas redes sociais, para ter um trabalho mais consistente e bem feito. E nesse caso, as duas tem uma popularidade única com o público. Ambas são fáceis de usar no smartphone, oferecem diversos recursos interessantes para compartilhar conteúdos, e tem muitos, muitos usuários.
Com todas as essas vantagens, que usamos diariamente, fica fácil pensar nelas como um meio de trazer o seu salão para a web. Mas qual delas seria de fato melhor? Dá para usar as duas, ou é melhor ficar apenas em uma? É o que vamos descobrir.
Facebook ou Instagram: qual é melhor?
Essa é uma pergunta com resposta muito subjetiva, para sermos sinceros. Está mais relacionado com a maneira com que interagimos às redes do que de fato a qualidade dela. Sabendo disso, é possível identificar quais benefícios podemos tirar delas, e qual a melhor escolha para o salão.
Lembre-se que, em sua base, o salão de beleza está nas redes para mostrar suas promoções, serviços e o próprio espaço. Vejamos então qual delas é a melhor escolha para você.
Facebook é perfeito para interações mais diretas
Quem participa de alguma fanpage, grupos, ou mesmo nas timelines pessoais, o facebook gira bastante em torno das interações. Seja pelos tipos de likes, seja pelos comentários, ter isto em abundância traz uma boa visibilidade. Quando combinados a divulgações pagas, isso fica ainda mais evidente.
Se o objetivo com o salão de beleza nas redes sociais é ter mais comunicação com o público, o Facebook funciona perfeitamente. Para dar um toque pessoal, também é possível compartilhar materiais de parceiros, bem como preferências pessoais, de uma maneira mais eficiente, e ter esse contato mais íntimo com o público. Crie um perfil do salão, e invista bem nas fanpages como maneiras mais eficientes e profissionais de contato.
Para um bom acervo de fotos, use o Instagram
O “Insta”, como o pessoal gosta de chamar, tem um jeito especial de conseguir atenção do público. Aqui, o conteúdo é mais imediato, tanto nas fotos que ficam no perfil, como nos stories temporários. O Instagram se torna excelente para quem busca interações mais rápidas com o público, e de quebra mostra um pouco do seu ambiente praticamente em tempo real.
Outro aspecto bem interessante do Instagram é a capacidade de testar um pouco mais os recursos visuais da rede. Cada vez mais, o Instagram oferece opções de filtros para tornar as fotos mais divertidas ou melhor trabalhadas. E para apresentar um salão de beleza, que foca justamente em como tornar suas clientes ainda mais bonitas, não tem recurso melhor.
Para divulgar mais o aspecto visual, explore o Instagram!
Então, qual escolher?
Vai depender unicamente da maneira que deseja se apresentar ao seu público. Para quem gosta de uma divulgação mais rápida com vídeos e imagens, o Instagram pode ser a sua base de divulgação. Já para quem deseja um ponto mais fixo para trabalhar a divulgação de produtos e serviços, assim como conversar com as clientes, o Facebook se torna mais atrativo.
O segredo aqui, de verdade, é conseguir mesclar ambas as redes. Embora possam ser usadas de forma parecida, o ideal é que se trabalhe sua divulgação de forma diferenciada, e deixando claro essa questão para elas. Assim, você pode mensurar melhor os resultados, e mesmo ter ideias mais claras de como trabalhar sua loja na internet.
E você, como trabalha hoje com as redes sociais? Deixe aqui o seu comentário.