Marketing para salão de beleza: Estratégias que funcionam!

vale presente ação de marketing salão de beleza

O Dia dos Namorados está chegando, e sabemos que é uma excelente oportunidade para implementar ações de marketing no seu salão de beleza. Com as estratégias certas, você pode se destacar e atrair ainda mais clientes.

Neste artigo, vamos compartilhar dicas de marketing para salão de beleza que você pode aplicar tanto em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, quanto em qualquer outra ocasião.

Por que o marketing é importante para salões de beleza?

Os salões de beleza são um negócio competitivo e para se destacar no mercado, é necessário investir em estratégias de marketing. E isso é fato!
Sem marketing, você pode se tornar apenas mais um salão em meio a tantos outros. E não é o que você quer, não é mesmo?

O marketing permite que você promova sua marca, alcance seu público-alvo e atraia mais clientes para o seu salão. Além disso, uma boa estratégia de marketing pode aumentar a fidelidade dos clientes existentes, resultando em um negócio mais próspero.

Portanto, não subestime o poder do marketing quando se trata de impulsionar o sucesso do seu salão de beleza.

Planeje seu marketing para salão de beleza com antecedência

O primeiro passo para garantir o sucesso das suas ações de marketing é o planejamento.

Quando você se prepara com antecedência, evita que aconteçam erros de última hora e trabalha com previsibilidade, algo que aumenta a assertividade de suas campanhas.

Nesse sentido, para o marketing do seu salão de beleza, um planejamento cuidadoso e antecipado pode fazer toda a diferença entre uma campanha mediana e um grande sucesso.

Isso significa que é essencial planejar suas ofertas, campanhas e ações promocionais com semanas ou até meses de antecedência.

Um ponto importante a considerar é que quando tudo está bem planejado, seus clientes percebem o cuidado e a atenção aos detalhes. Você pode pensar que não, mas isso faz toda a diferença.

Aqui estão algumas dicas para ajudar nesse processo:

Calendário de Promoções

marketing salão de beleza

Crie um calendário detalhado com todas as promoções e ações que gostaria de trabalhar. Em seguida, o segundo passo é decidir quais promoções e ofertas serão feitas em cada data. Pense em descontos especiais, pacotes de serviços e vales presentes que possam atrair mais clientes.
Posteriormente, estabeleça prazos para cada etapa da campanha e atribua responsabilidades à sua equipe. Nesse caso, estamos falando sobre a criação do material de divulgação, comunicação nas redes sociais, e outras atribuições.

Comunicação Antecipada

Sempre informe seus clientes sobre as promoções e ofertas com antecedência. Além disso, utilize redes sociais, e-mails e até mesmo mensagens SMS para garantir que a informação chegue ao maior número de pessoas possível.

Poste regularmente sobre as promoções em suas redes sociais utilizando imagens visualmente atraentes e hashtags relevantes para aumentar o alcance. Por outro lado, quando enviar e-mails e mensagens, lembre-se de personalizá-las para torná-las mais envolventes.

Preparação da Equipe

Certifique-se de que toda a equipe está ciente das promoções e esteja preparada para atender a demanda extra. Ademais, talvez até seja necessário direcionar a equipe a abordar os clientes de forma proativa e a oferecer os serviços promocionais.

Lembre-se de delegar quem será o responsável pelo atendimento, quem fará as comunicações nas redes sociais e quem cuidará dos agendamentos enquanto campanhas de marketing estiverem acontecendo no seu salão.

Feedback e ajustes

Após cada promoção, colete feedback da equipe e dos clientes. Use essa informação para ajustar suas estratégias futuras e melhorar continuamente suas campanhas.

Vales Presentes: Uma Estratégia de Sucesso

vale presente ação de marketing salão de beleza

Vales presentes são uma ótima maneira de garantir vendas antecipadas e atrair novos clientes. Além disso, você já havia pensado nisso?

Eles oferecem várias vantagens tanto para o salão quanto para os clientes. Por exemplo:

Venda antecipada

Ao vender vales presentes, você garante receita antecipada, o que é excelente para o fluxo de caixa do salão.

Atração de novos clientes

Quem recebe um vale presente muitas vezes, tem grandes chances de ser um novo cliente em potencial. Por conseguinte, esta é uma oportunidade para impressioná-los com um serviço de qualidade e convertê-los em clientes regulares.

Fidelização

Uma dica valiosa é oferecer um “troco” para o próximo serviço. Por exemplo, se o vale presente não for totalmente utilizado, o saldo restante pode ser usado em uma visita futura, incentivando o cliente a retornar.

Experiência Personalizada

Os vales presentes permitem que o presenteado tenha uma experiência personalizada no salão. Dessa forma, isso cria uma memória positiva e aumentando as chances de fidelização.

Aumento da visibilidade da sua marca

Crie cartões de presente visualmente atraentes e com o logotipo do seu salão. Além de ser um presente, também funciona como uma ferramenta de marketing que promove sua marca.

Promoções sazonais ou datas comemorativas

Durante datas especiais como o Dia dos Namorados, Natal ou aniversários, ofereça vales presentes com um valor adicional ou com serviços bônus. Por exemplo, compre um vale presente de R$100 e ganhe R$20 a mais para usar no salão.

Vales presentes digitais

Disponibilize vales presentes digitais que podem ser comprados e enviados por e-mail. Isso facilita a compra de presentes de última hora e atinge clientes que preferem compras online.

Descontos para recompra

Ofereça um desconto para clientes que compram um segundo vale presente após a utilização do primeiro. Isso incentiva compras repetidas e fideliza clientes.

Campanha de retenção

Após a compra de um vale presente, envie um e-mail de agradecimento e um lembrete amigável quando estiver perto da data de vencimento do vale, incentivando o cliente a utilizá-lo antes que expire.

Parcerias com Influenciadores e Blogueiras

influenciador influencer salão de beleza

No mundo digital de hoje, parcerias com influenciadores e blogueiras podem aumentar significativamente os resultados das suas ações de marketing. Aqui estão algumas estratégias:

Caso, você tenha interesse em saber mais sobre o mundo dos influencers para salão de beleza, leia este artigo. Nele, compartilhamos detalhes interessantes a avaliar sobre essa parceria. 

Como medir os resultados e o sucesso das ações

Medir o sucesso das suas estratégias de marketing é muito importante para saber o que está funcionando e onde você pode melhorar. Em resumo, para um salão de beleza, existem várias métricas e ferramentas que podem ajudar a avaliar o sucesso das suas campanhas.
Vamos explorar algumas estratégias para medir os resultados e garantir que suas ações de marketing estejam trazendo o retorno desejado.

Número de novos clientes

Pergunte aos novos clientes como eles souberam do seu salão. Uma outra forma para identificar, é utilizando códigos promocionais exclusivos para diferentes campanhas ou canais (por exemplo, redes sociais, e-mails, panfletos) e assim, também é possível avaliar quais estão dando maior resultado.

Além disso, para um controle maior, mantenha um registro detalhado de todos os novos clientes, incluindo informações sobre a primeira visita e os serviços realizados. Da mesma maneira, você cria um histórico de cada cliente.

Taxa de retenção de clientes

Acompanhe quantos clientes continuam voltando ao seu salão. Pode ser monitorado quantos clientes retornam dentro de um período específico (por exemplo, trimestralmente) e ajuste suas estratégias para aumentar a retenção. Isso pode ser medido através de um programa de fidelidade ou simplesmente mantendo um registro dos clientes regulares.

Engajamento nas redes sociais

Acompanhe o número de curtidas, comentários, compartilhamentos e menções nas redes sociais. Essas métricas ajudam a avaliar o alcance e o impacto das suas postagens. Além disso, pode avaliar o que funciona melhor para continuar fazendo.

Feedback dos clientes

Peça aos seus clientes que deixem feedback sobre a experiência deles no seu salão. Incentive as avaliações em plataformas como o Google, Yelp e Facebook. Nunca deixe de respondê-las para demonstrar que valoriza cada opinião e está disposta a melhorar sempre.

Taxa de conversão de promoções

Acompanhe quantos cupons promocionais foram distribuídos e quantos foram realmente utilizados. Isso ajuda a medir a eficácia das suas promoções.

Inclusive, compare as vendas durante os períodos de promoção com os períodos normais para avaliar o impacto das suas ações promocionais.

Análise de Resultados com a Plataforma Graces

A plataforma de gestão Graces oferece várias funcionalidades que facilitam a análise de resultados e a mensuração do sucesso das suas ações de marketing. Veja como ela pode ajudar:

Dashboard de resultados

Acompanhe em tempo real quantos clientes foram atraídos por cada ação promocional e qual foi a taxa de conversão. Posteriormente, analisar esses dados periodicamente permitirá ajustes rápidos e eficazes nas suas estratégias.

Automação de processos

Utilize o envio das mensagens integradas à plataformas de envios para enviar lembretes e ofertas adicionais aos clientes que utilizaram cupons, incentivando retornos. No entanto, essa prática pode aumentar significativamente o engajamento e a fidelização dos clientes.

Cálculo de ROI

A plataforma Graces permite calcular o ROI de cada ação promocional, fornecendo dados precisos sobre quanto você investiu e quanto retorno financeiro obteve.

Análise de custos e benefícios

Compare os custos das suas campanhas com os benefícios obtidos (novos clientes, aumento de vendas, etc.) para determinar se o investimento valeu a pena.

Ajuste contínuo

Utilize os dados coletados para fazer ajustes contínuos nas suas campanhas. Se uma promoção não estiver funcionando como esperado, altere a abordagem com base nas informações obtidas.

Segmentação de Público

Divida sua base de clientes em segmentos (por exemplo, novos clientes, clientes regulares, clientes que não visitam há algum tempo) e crie campanhas personalizadas para cada grupo.

Personalização

Envie ofertas e promoções personalizadas com base no histórico de serviços e preferências dos clientes. Isso aumenta a relevância e a eficácia das suas campanhas.

Conclusão

O marketing para salão de beleza pode ser altamente eficaz se bem planejado e executado. Dessa forma, programar ações com antecedência, utilizar vales presentes, estabelecer parcerias estratégicas com influenciadores e analisar detalhadamente os resultados são estratégias que realmente funcionam e podem contribuir para um salão de sucesso e reconhecido. Adicionalmente, com a ajuda da plataforma de gestão Graces, é possível gerenciar todas essas etapas de forma eficiente, garantindo que seu salão de beleza se destaque e conquiste novos clientes.

Invista tempo e esforço na criação de uma campanha bem estruturada e veja seu salão prosperar durante uma data especial.

Além disso, considere oferecer promoções ou descontos exclusivos para atrair mais clientes. Essas ofertas especiais podem ser divulgadas por meio das mídias sociais, site ou até mesmo panfletos distribuídos na região. Aproveite também a oportunidade de oferecer um programa de fidelidade, incentivando os clientes a retornarem ao seu salão.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.