Preço e atendimento – Ferramentas para fidelizar os clientes

Apesar da maior parte dos esforços em marketing estar concentrada na atração de novos clientes, a fidelização dos clientes já existentes é uma ótima maneira de manter a saúde do salão, e com certeza, é a maneira mais barata. Isso acontece porque não é necessário divulgar seus serviços para clientes que já o utilizam, além do fato de clientes fidelizados apresentarem tickets médios bem mais altos do que os que são recém-chegados.

Porém, não é muito simples traçar estratégias para privilegiar os clientes mais antigos e consequentemente fidelizar os recorrentes. Para isso, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de compor o planejamento das estratégias de fidelização.

Quem é o cliente? Como ele se comporta?

Uma ótima forma de entender o cliente é observá-lo durante a prestação do serviço. Qual o perfil dele? Comunicativo ou introvertido? Qual o padrão de consumo? Entender esses itens vai ajudar a moldar a forma individual de tratar esse cliente. Quando o indivíduo se sente único, o serviço ganha status especial, e o cliente tende a ficar mais satisfeito.

Seu produto ou serviço atende uma necessidade dele?

É preciso entender qual parte dos serviços e produtos oferecidos é essencial para o seu público cativo. O ideal é que seja o atendimento e resultado, mas muitas vezes essa vantagem encontrada pelos clientes está no preço. Quando essa for a realidade, o plano de ação deve ser focar em estratégias de atendimento e resultados, pois tendo esse “tripé” alinhado (preço, atendimento e resultado) a fidelização do cliente se dá de maneira muito mais orgânica e forte.

Como vender para ele?

Entendendo as necessidades e comportamentos, essa parte fica bem mais fácil. Mesmo que o cliente já tenha retornado algumas vezes para usufruir dos seus serviços, você precisa se organizar nas Redes Sociais para ter uma fixação de marca e benefícios eficazes.

Essa comunicação, por sua vez, deve acontecer de maneira diferente da usada para captar novos clientes, e por isso pode ser feita de maneira mais natural, através do próprio WhatsApp, por exemplo, lembrando o cliente de promoções existentes ou dando dicas de cuidados estéticos.

Métodos de trabalhar

A ideia é sempre reforçar características positivas do seu trabalho, tornando o atendimento o carro chefe do negócio. Os preços podem variar, e quando seu atendimento é inquestionável, os preços passam a valer a pena pelo valor agregado do serviço. Rapidez no atendimento e execução, simpatia, proatividade e qualidade de resultados dão ao cliente uma percepção de serviço muito positiva, que não só trabalha para a manutenção dele, como também para que se divulgue as vantagens do seu salão no boca a boca.

O bem mais precioso de um salão é de fato o seu cliente, e preço e atendimento são definitivamente os carros chefes para o sucesso. O equilíbrio desses dois fatores são imprescindíveis para ter lucratividade e satisfação da clientela.

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