O programa de fidelidade é uma estratégia que oferece vantagens aos clientes, para a fidelização e desenvolvimento da autoridade da marca. Entenda sua importância.
Diferente do que muitos pensam, esta estratégia também auxilia no crescimento e bom relacionamento com os seus parceiros. Portanto, nos acompanhe ao decorrer da leitura para entender mais detalhes do programa, incluindo o processo inicial de implementação.
O que é o programa de fidelidade?
A princípio, saiba que este programa funciona como uma estratégia de marketing em que a empresa recompensa os clientes recorrentes.
As recompensas estão relacionadas às ofertas ou até mesmo aos serviços exclusivos.
Dessa forma o consumidor começa a pontuar e receber as recompensas por ser fiel a sua marca.
Entendendo as vantagens e a importância da estratégia
Assim como todas as estratégias de marketing, o programa requer o investimento por parte da empresa, mas será que vale a pena?
Bom, inicialmente devemos esclarecer as vantagens:
Por meio do programa de fidelidade você consegue obter dados, como, por exemplo, o serviço ou produto que o cliente mais compra.
Dessa forma, é possível entender o comportamento do consumidor e disponibilizar para ele os serviços adequados de acordo com o seu perfil.
Outro ponto interessante seria o lucro.
Apesar do cliente fazer compras de menor valor, quando analisamos os seus gastos a longo prazo, a quantia é maior do que as compras de consumidores que visitam seu salão somente uma vez.
Em contrapartida, quando analisamos os benefícios dos parceiros, cabe mencionar a possibilidade de promover eventos em conjunto. Isso significa que ambos conseguem economizar e cultivar um bom relacionamento.
Sendo assim, você fideliza os clientes, desenvolve melhores estratégias, aumenta seu lucro e cria um relacionamento melhor com seu parceiro.
Ou seja, este tipo de estratégia é fundamental para o seu crescimento.
Como implementar um programa
Antes de qualquer coisa, entenda os motivos pelos quais alguns clientes não retornam, pois, este passo é essencial para definir por onde você deve começar.
Dentre os motivos, é possível destacar um valor melhor da concorrência, falta de confiança em sua marca ou até mesmo a desvalorização.
Logo em seguida, pense como funcionará o seu programa de fidelidade, buscando solucionar os problemas acima e desenvolver boas vantagens aos consumidores. É possível disponibilizar descontos ou os produtos e serviços exclusivos.
Por fim, defina o valor de cada vantagem, como, por exemplo, quantos pontos são necessários para obtê-la.
Além disso, é interessante esclarecer o seguinte:
O passo final seria monitorar o programa e entender as estratégias que funcionam, a fim de fortalecê-las.
Também é fundamental entender se os clientes estão satisfeitos e se as vendas e faturamento aumentaram.
Gostou das dicas? Deixe nos comentários quais delas podem ser atrativas para o seu salão, e quais exige maiores cuidados. E para gerenciar os resultados, é só conferir todas as vantagens da nossa ferramenta. Até a próxima!