Programa de fidelidade – Entenda a sua importância

O programa de fidelidade é uma estratégia que oferece vantagens aos clientes, para a fidelização e desenvolvimento da autoridade da marca. Entenda sua importância.

Diferente do que muitos pensam, esta estratégia também auxilia no crescimento e bom relacionamento com os seus parceiros. Portanto, nos acompanhe ao decorrer da leitura para entender mais detalhes do programa, incluindo o processo inicial de implementação.

O que é o programa de fidelidade?

A princípio, saiba que este programa funciona como uma estratégia de marketing em que a empresa recompensa os clientes recorrentes.

As recompensas estão relacionadas às ofertas ou até mesmo aos serviços exclusivos.

Dessa forma o consumidor começa a pontuar e receber as recompensas por ser fiel a sua marca.

Entendendo as vantagens e a importância da estratégia

Assim como todas as estratégias de marketing, o programa requer o investimento por parte da empresa, mas será que vale a pena?

Bom, inicialmente devemos esclarecer as vantagens:

Por meio do programa de fidelidade você consegue obter dados, como, por exemplo, o serviço ou produto que o cliente mais compra.

Dessa forma, é possível entender o comportamento do consumidor e disponibilizar para ele os serviços adequados de acordo com o seu perfil.

Outro ponto interessante seria o lucro.

Apesar do cliente fazer compras de menor valor, quando analisamos os seus gastos a longo prazo, a quantia é maior do que as compras de consumidores que visitam seu salão somente uma vez.

Em contrapartida, quando analisamos os benefícios dos parceiros, cabe mencionar a possibilidade de promover eventos em conjunto. Isso significa que ambos conseguem economizar e cultivar um bom relacionamento.

Sendo assim, você fideliza os clientes, desenvolve melhores estratégias, aumenta seu lucro e cria um relacionamento melhor com seu parceiro.

Ou seja, este tipo de estratégia é fundamental para o seu crescimento.

Como implementar um programa

Antes de qualquer coisa, entenda os motivos pelos quais alguns clientes não retornam, pois, este passo é essencial para definir por onde você deve começar.

Dentre os motivos, é possível destacar um valor melhor da concorrência, falta de confiança em sua marca ou até mesmo a desvalorização.

Logo em seguida, pense como funcionará o seu programa de fidelidade, buscando solucionar os problemas acima e desenvolver boas vantagens aos consumidores. É possível disponibilizar descontos ou os produtos e serviços exclusivos.

Por fim, defina o valor de cada vantagem, como, por exemplo, quantos pontos são necessários para obtê-la.

Além disso, é interessante esclarecer o seguinte:

O passo final seria monitorar o programa e entender as estratégias que funcionam, a fim de fortalecê-las.

Também é fundamental entender se os clientes estão satisfeitos e se as vendas e faturamento aumentaram.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários quais delas podem ser atrativas para o seu salão, e quais exige maiores cuidados. E para gerenciar os resultados, é só conferir todas as vantagens da nossa ferramenta. Até a próxima!

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