Reinvente o seu negócio de beleza

reinvente-salao

A ideia de “reinvente o seu negócio” ganhou ainda mais força no ano passado por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Toda esta crise ocasionou muitos prejuízos para os donos de negócio, tornando necessário que eles se adaptassem para não deixar as oportunidades para trás.

Reinvente o seu negócio – Principais estratégias

De acordo com o relatório anual de 2020 oferecido pela Associação Brasileira do Salões de Beleza (ABSB), 82% dos salões tiveram queda no faturamento.

Outra estatística de grande importância seria a de que 73% destes salões se encontram endividados.

Estes dados nos comprovam a relevância em reformular as suas estratégias de marketing a fim de aumentar o faturamento e quitar as dívidas.

Mudança no estilo de compra

A maioria dos brasileiros perdeu a principal ou uma das suas fontes de renda.

Como resultado, todas as compras deixaram de ser emocionais e passaram a ser racionais, ou seja, o cliente compra algo que necessita.

Apesar disso, pode haver compras consideradas “não essenciais”.

O ponto é que, você precisa identificar quais são as novas prioridades do cliente, como a preferência por determinada marca  devido a qualidade do serviço prestado.

Um exemplo muito simples seria o seguinte:

Suponhamos que uma pessoa gasta R$ 50 para fazer o cabelo no salão “A” semanalmente.

No entanto, o salão “A” decidiu investir em produtos mais baratos que fazem a escova durar somente 3 dias.

A pessoa nota a queda da qualidade e ao buscar, encontra o salão B, que usou a ideia de “reinvente o seu negócio” e decidiu manter os produtos e aumentar o valor da escova para R$ 60.

No final das contas, é mais vantajoso ir ao salão B, apesar de a escova ser R$ 10 mais cara, tendo em vista a prioridade inicial que seria a duração do cabelo por uma semana.

Neste exemplo, você precisa ser o salão B, que foi capaz de identificar a prioridade do cliente e oferecer um serviço de qualidade, embora tenha aumentado um pouco o valor.

Adaptações em seu salão

Para que você reinvente o seu negócio, é interessante o aperfeiçoamento dos seus serviços, incluindo também a forma de entregá-los.

Por exemplo, muitos consumidores estão assustados e não sabem se de fato é seguro visitar um salão.

Dessa forma, é sua responsabilidade reforçar as práticas de higienização, além de investir em uma nova maneira de apresentar os seus produtos.

Assim, você pode garantir que o cliente não somente se sinta, mas também esteja seguro.

Saúde emocional

No artigo “Gestão financeira em tempos de crise para o seu negócio de Beleza” e em grande parte dos nossos conteúdos, oferecemos dicas relacionadas à sua empresa.

Entretanto, um ponto que também deve ser lembrado é a sua saúde.

Estamos vivendo em uma crise na qual é comum ter instabilidade emocional, em especial, para os empreendedores.

Portanto, esta instabilidade pode atrapalhar que você reinvente o seu negócio, impossibilitando até a visualização de oportunidades.

Dessa forma, procure apoio para manter suas emoções controladas, além de incluir outras pessoas na gestão do negócio para dividir as tarefas complexas.

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.