Como construir uma equipe MEP

Como construir uma equipe MEP

Durante muitos anos eu tenho ajudado gestores de empresas do mercado da beleza a abrirem e administrarem seus negócios. Nos últimos sete anos, sou considerada pelo mercado especialista em Gestão de Pessoas, exatamente por ter criado um método que ajuda o gestor a criar e desenvolver uma equipe MEP.

 

Mas, você sabe o que é uma equipe MEP?

 

É o sonho de qualquer gestor!

Imagine uma equipe que está sempre alegre, pronta para atender, uma equipe que veste a camisa da empresa e realmente trabalhem em equipe, fazendo sempre o seu melhor e crescendo junto. Essa é a equipe MEP

 

M – Motivada

E – Engajada

P – Produtiva

 

Tenho ouvido pelos quatro cantos que os profissionais da área da beleza não se engajam, não vestem a camisa e não são produtivos. Os gestores estão vendo os profissionais como inimigos! E isso está errado – o profissional é um parceiro e não um inimigo.

Então, o primeiro passo para construir e desenvolver uma equipe MEP é mudar a sua mentalidade, a forma como você tem pensado em alguns pontos.

Salão de Beleza é uma empresa e precisa de gestão. Logo, você precisa assumir o papel de gestor de sua empresa e administrá-la. E isso inclui é claro, a gestão de pessoas.

O segundo pensamento que você tem que mudar é quanto aos profissionais. Eles não são inimigos – são parceiros. Lembre-se de que ninguém cresce sozinho e que os profissionais parceiros estão na sua empresa para crescerem junto com você.

Mas para que eles cresçam, eles precisam de estrutura – precisam de um gestor para orientar, guiar e promover o crescimento deles.

Então para construir uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva você precisa assumir o papel de gestor, criar uma estrutura de Gestão de Pessoas em sua empresa.

Essa estrutura de Gestão de Pessoas deve estar firmada sobre os seguintes pilares:

 

  • Liderança
  • Recrutamento e Seleção
  • Capacitação
  • Avaliação de Desempenho
  • Inteligência Emocional

 

No método de Gestão de Pessoas para o mercado da beleza que criei –  “Lapidando Pedras Preciosas”, eu te ensino exatamente como construir cada um desses pilares. Entenda um pouco mais aqui, vou dar algumas dicas.

1.   Liderança – você é o líder! E líder não é aquele que manda, mas aquele que orienta, guia e ajuda. E a sua equipe espera isso de você. Os profissionais precisam de alguém que mostre o caminho e leve eles ao crescimento. Para isso, você precisa desenvolver algumas competências essenciais para ser um bom líder. Um olhar humanizado, percebendo que cada profissional é antes de tudo um ser humano com sonhos, inseguranças, expectativas e dificuldades. Com esses profissionais você precisa desenvolver a sua escuta ativa, ou seja, a forma de ouvi-los, prestando atenção não só nas palavras, mas na maneira de falar, nos detalhes do comportamento e nas expressões. Você precisa investir tempo para conhecer cada profissional de sua equipe. Outra competência essencial que você precisa desenvolver como líder é a comunicação. Ela precisa ser eficaz, clara e objetiva para que alcance o resultado esperado. Você também precisa praticar a empatia – ou seja, se colocar no lugar do profissional para entender o que ele sente, a maneira de pensar dele.

 

2.   Recrutamento e Seleção – eu coloco esse pilar como o segundo na Gestão de Pessoas, pois é essencial que você crie cada passo desse processo. Criar uma equipe não é simplesmente pegar o primeiro profissional que entrar em sua empresa e colocar ele para trabalhar. Você precisa antes de tudo entender o perfil do seu público para delimitar as necessidades dele e definir as competências necessárias no profissional para atendê-lo. O processo seletivo deve ser conduzido com planejamento e tempo. Você precisa investir o seu tempo para buscar no mercado profissionais que estejam dentro do perfil adequado para atender ao seu público. Um dos passos mais importantes desse processo e que muitas vezes é negligenciado pelos gestores é a Integração. Após selecionar o profissional que fará parte de sua equipe, você precisa integrá-lo, trazer ele “para dentro” da equipe. Nesse momento, você deve deixar claro as regras e a forma de proceder esperada dentro de sua empresa.

 

3.   Capacitação – Treinamento não é gasto, é investimento! E como todo investimento precisa de planejamento. É importante que você invista constantemente na capacitação, no treinamento e desenvolvimento de todos os profissionais de sua equipe. Não tenha a ilusão que encontrará no mercado um profissional pronto, perfeito! Isso é utopia. Você precisa capacitar, desenvolver as competências necessárias para que esse profissional possa integrar a sua equipe MEP.

 

4.   Avaliação de Desempenho – Assim como capacitar, avaliar o desempenho também é essencial para o desenvolvimento de uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva. Para que os profissionais possam crescer e ser produtivos, eles precisam das competências necessárias e para isso você precisa constantemente avaliar. Invista um tempo na sua agenda periodicamente para avaliar o desempenho do seu profissional e principalmente, dar esse feedback para ele. Mostre ao profissional como está o desenvolvimento e o desempenho dele. Apresente a ele as metas da empresa e trace com ele as metas pessoais dele. O acompanhamento ficará muito mais eficaz, quando o profissional sabe o que é esperado e onde ele pode chegar.

 

5.   Inteligência Emocional – Não só você gestor, mas cada integrante de sua equipe precisa desenvolver o nível de Inteligência Emocional. Para que sua equipe alcance o nível de uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva, ela precisa ter maturidade emocional para enfrentar os desafios diários, vencê-los e crescer a cada dia. Para isso, é imprescindível que ela tenha Inteligência Emocional. E ninguém nasce com um alto quociente de Inteligência Emocional, ela precisa ser desenvolvida através das ferramentas disponíveis: leitura, palestras, workshops, cursos presenciais e online, terapia, processos de coaching e processos de mentoria. Existem muitas ferramentas que ajudam a desenvolver a Inteligência Emocional.

 

Enfim, para construir e desenvolver uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva e realizar o seu sonho de gestor de ver sua empresa crescer, você precisa estruturar a Gestão de Pessoas de sua empresa. E para isso, estamos aqui para te ajudar.

 

O Sistema Graces tem uma estrutura maravilhosa para a parte burocrática, para os controles, os relatórios para você realizar a avaliação de desempenho e acompanhar o crescimento de cada profissional.

 

E para te ensinar e ajudar na estruturação da Gestão de Pessoas ou desenvolver Inteligência Emocional em você e em sua equipe – eu estou aqui!

 

 

No próximo dia 26/09 às 10h00 teremos mais um aulão! Vamos falar sobre as ferramentas para motivar a sua equipe. Você não pode perder.

 

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.