É possível aumentar o faturamento com Gestão de Pessoas

Você consegue imaginar um Salão de Beleza com grande movimento de clientes, um faturamento alto e sem nenhum profissional?

É claro que não!

Sabemos que é impossível atender clientes sem profissionais. O que você pode ainda não saber é que é impossível trazer, ter e manter bons profissionais sem Gestão de Pessoas.

Salão de Beleza é uma empresa e precisa de Gestão!

Você pode observar que toda empresa tem em sua estrutura, o departamento comercial, departamento financeiro e claro um departamento que cuida de pessoas.

Os profissionais de uma empresa são um dos ativos mais preciosos que qualquer empresa tem. E em um Salão de Beleza isso não é diferente.

Por isso você precisa conhecer muito bem esse ativo, para cuidar da melhor maneira possível. Você precisa conhecer seus profissionais para aplicar as melhores técnicas, práticas e ferramentas para criar e desenvolver uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva.

Apenas através da Gestão de Pessoas é que você conseguirá alinhar os objetivos, sonhos e expectativas de cada profissional aos objetivos de sua empresa.

Liderando e gerenciando de forma eficiente a sua equipe você consegue aumentar o seu faturamento, trazendo solidez e crescimento ao seu negócio.

Mas afinal o que é Gestão de Pessoas?

É o conjunto de estratégias adotadas para valorizar o capital humano de uma empresa. Essas estratégias vão desde como recrutar profissionais para formar a equipe, a forma de remuneração, treinamento, liderança e desenvolvimento pessoal e profissional de cada integrante da equipe.

Ao adotar as melhores estratégias você terá uma equipe alinhada com os objetivos da empresa, assumindo novos desafios e trazendo a produtividade que sua empresa precisa.

Para isso, você precisa olhar e estruturar os pilares fundamentais da Gestão de Pessoas em seu Salão:

1. Liderança

Tudo começa pelo líder. Você, gestor de um Salão de Beleza precisa desenvolver o seu potencial de liderança. Ser líder é bem diferente de ser chefe! Um líder convence pelo agir, ele leva as pessoas a seguirem e assumirem seus ideais.

E para ser um líder você precisa se desenvolver. E não estou falando apenas de habilidades técnicas, mas também de habilidades emocionais.

Você precisa ter um olhar humanizado para sua equipe, entender que cada ser humano é único, tem suas competências, capacidades, habilidades desenvolvidas e a desenvolver, suas expectativas e também suas necessidades, inseguranças, incertezas e deficiências.

Quando você olha cada integrante de sua equipe de forma mais humanizada, consegue dar outro passo tão importante que é o empoderamento da equipe. Tem a capacidade de entender qual é o potencial de cada profissional e empoderar, dar o poder de ação e crescimento a ele.

Como líder, você precisa investir no desenvolvimento dos seus relacionamentos interpessoais e para isso, a comunicação é imprescindível. Ter uma comunicação assertiva, clara, objetiva é essencial para que um relacionamento interpessoal seja saudável.


E é claro, que como bom líder, você precisa desenvolver a sua Inteligência Emocional. Já falamos aqui nesse blog sobre o assunto. Se ainda não viu, corre lá que tem um texto todinho sobre isso. Ou se preferir, vai pro meu site ou para minhas redes sociais que todos os dias eu falo sobre esse assunto.

A Inteligência Emocional é a capacidade que você irá desenvolver de entender suas emoções e ações, assim como as emoções e ações do outro e o como lidar com tudo isso.

Já imaginou conseguir entender o motivo que te leva a explodir e evitar certas situações? Ou começar a entender o motivo que leva seu profissional a agir de determinado modo e ajudá-lo a se desenvolver e melhorar também seus relacionamentos interpessoais?

Essa é a competência que a Inteligência Emocional vai te trazer. Então, é essencial sim para todo líder desenvolvê-la e também buscar ferramentas para ensinar e desenvolver sua equipe.

2. Recrutamento e Seleção

O segundo pilar da Gestão de Pessoas é o Recrutamento e Seleção de equipe. Você precisa preparar sua empresa em primeiro lugar para receber os novos profissionais.

Processo de Recrutamento e Seleção é o momento em que você anuncia ao mercado que está em busca de profissionais. Então, você precisa saber exatamente o que está procurando, qual é o perfil de profissional que você quer.

Para a seleção, você também precisa se preparar. O momento de entrevista e teste precisa ser muito bem pensado e você precisa ter ferramentas para te direcionar.

3. Capacitação

Em meu método: “Lapidando Pedras Preciosas”, eu falo que cada profissional é uma pedra bruta e você precisa lapidar. E essa lapidação acontece também no momento de Capacitação.

Pare de achar que você irá encontrar no mercado um profissional pronto, perfeito e com uma imensa carteira de clientes. Isso é utopia!

Você precisa entender que terá que capacitar as pessoas, desenvolver competências técnicas e até emocionais para que elas realmente cresçam em sua equipe.

Para isso você precisa de um programa de treinamento e capacitação para toda sua equipe, pensando em quais são as competências necessárias a serem desenvolvidas em cada um.

4. Avaliação de Desempenho

Outro pilar importante na Gestão de Pessoas é a Avaliação de Desempenho. Toda equipe precisa de direcionamento e ele vem quando sabemos onde estamos e onde queremos chegar.

A Avaliação de Desempenho vai mostrar como está a evolução, o crescimento de sua equipe. Ela mostra periodicamente qual é a evolução do desempenho de cada um.

Avaliar o Desempenho é acompanhar o desenvolvimento de cada integrante de sua equipe e isso é essencial para o aumento ou não do seu faturamento.

5. Inteligência Emocional

Um pilar importante e que tem tido cada vez mais atenção na Gestão de Pessoas de qualquer empresa é a Inteligência Emocional. Como já falei no pilar de liderança, essa competência vai influenciar diretamente nos relacionamentos interpessoais.

Mas é ela também que vai te levar a construir e desenvolver uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva.

Em meu método “Lapidando Pedras Preciosas” eu te mostro como desenvolver a Inteligência Emocional tanto no gestor, quanto na equipe.

Cada um dos pilares aqui apresentados, são importantes e precisam de sua atenção. Se o seu objetivo é aumentar o faturamento de sua empresa, você precisa direcionar a sua atenção para a Gestão de Pessoas. E se precisar de ajuda, conte comigo.

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.