Importância do feedback aos profissionais de um salão de beleza

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O feedback aos profissionais se resume a qualquer tipo de informação que é dada, de maneira informal ou formal, acerca do desempenho, capacidade de trabalhar em equipe e habilidades.

Portanto, quando o funcionário tem ações inadequadas no trabalho, você tem toda a liberdade de informá-lo a fim de garantir o sucesso da sua marca.

De outro modo, o feedback também se estende a uma avaliação boa do trabalho da sua equipe, por isso, vamos entender mais detalhes a seguir:

Importância do feedback aos profissionais

Antes de entender como funciona, é interessante que você entenda os benefícios do feedback:

Inicialmente, as expectativas são comunicadas de maneira clara, permitindo que o profissional entenda exatamente como o trabalho deve ser feito.

Assim, aqueles que receberem um feedback positivo começarão a construir confiança em si, tornando-se também, fiéis à sua marca.

No que diz respeito à liderança, saiba que ela também melhora, pois o gerente terá mais controle dos resultados de desenvolvimento dos funcionários.

E tudo isso impacta a lucratividade do seu salão de beleza, pois com funcionários de qualidade, os clientes estarão satisfeitos.

Tipos de feedback dos funcionários e dicas de aplicação

Para dar início ao tópico podemos falar sobre o feedback aos profissionais positivo que está relacionado às características boas.

Dessa forma, saiba que aqui, todas as metas que foram concluídas são dignas de elogios.

Nesse sentido, é fundamental que o feedback seja genuíno e honesto, a fim de que o funcionário entenda que você está preocupado com o sucesso dele no local de trabalho.

Por exemplo: “em apenas 1 mês as suas reservas aumentaram 30%, sendo que no feedback dos clientes, você foi o melhor avaliado conforme a qualidade de atendimento! Gostaria de te parabenizar e agradecer pela parceria com a nossa marca”.

Note que no exemplo acima, há uma porcentagem que permite ao funcionário analisar bem o seu progresso, além de ser específico, falando sobre a qualidade no atendimento.

Mas, saiba que este tipo de feedback aos profissionais deve ser balanceado com o negativo.

Por meio deste segundo tipo de feedback, você é capaz de evidenciar os erros que não podem ser cometidos novamente.

Para exemplificar, saiba o seguinte:

Os feedbacks vagos não são válidos!

Caso você fale ao funcionário que as suas habilidades com o atendimento são péssimas, ele ficará na defensiva, ou seja, não há nenhum proveito.

Uma maneira adequada seria apresentar números, mostrar quais foram às consequências e propor soluções:

“Infelizmente a quantidade de reserva caiu 50% no último mês e não teremos comissão. Conforme pesquisas, notamos a insatisfação da clientela com relação ao nosso atendimento, por isso, iremos investir em um curso para a capacitação e contamos com a sua colaboração!”.

Conclusão

Para encerrar, devemos destacar duas ações importantes, sendo que a primeira é a de agir imediatamente.

Não espere semanas para parabenizar ou alertar um funcionário!

Apesar disso, é essencial que você pense sobre o lugar correto para oferecer o feedback aos profissionais.

Por isso, sempre defina se o feedback será em grupo ou individual, além de escolher um local privado.

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