Você sabe realmente quais são as consequências de não motivar sua equipe? Sabe o que pode acontecer?
Se você está lendo essa coluna, você é dono ou gestor de uma empresa no mercado da beleza – um Salão de Beleza, uma Barbearia, uma Esmalteria, uma Clínica de Estética….
Enfim, você é líder e está à frente de uma equipe de profissionais. Na estrutura de sua empresa você pode até ter um profissional que assuma as funções de gerente, mas a liderança da equipe é tarefa sua!
Então, você precisa sim, se preocupar com a motivação de sua equipe. Precisa entender o que motiva e o que desmotiva cada integrante de sua equipe e alinhar todos os fatores que tragam a motivação.
Não é difícil você ver pessoas desmotivadas ao seu redor. Mas vamos aqui apontar alguns sinais de desmotivação:
- Seus profissionais estão sempre olhando para o relógio;
- Os atrasos e faltas são frequentes;
- Você observa mudanças de humor e comportamento;
- Os profissionais passam muito tempo longe do espaço de trabalho;
- Existem um distanciamento entre os profissionais;
- Falta de foco nas atividades;
- É frequente ouvir observações e comentários inapropriados;
- Há uma queda na produtividade;
- Os conflitos entre os profissionais são constantes.
Se você já observou um ou mais itens acima em um ou mais profissionais da sua equipe, é hora de ficar atento e principalmente – agir.
Um líder sempre está atento aos sinais emitidos por sua equipe, seja na comunicação direta ou nas mudanças de comportamento.
Mas antes de falar das consequências, precisamos entender o que leva um profissional a se desmotivar. Lembrando que um profissional desmotivado tende a levar desmotivação para toda a equipe.
O primeiro motivo que eu quero apontar como causador da desmotivação de seus profissionais é a falta de conexão com o negócio. Quem assistiu ao aulão: “Gestão de Pessoas no Mercado da Beleza”, já me ouviu falar em “vestir a camisa” (Se você ainda não assistiu, corre lá no canal do youtube do Sistema Graces e assiste”).
Muitos gestores e líderes reclamam que a equipe não veste a camisa da empresa. E eu afirmo que a culpa não é só do profissional. Muitas vezes, ele não sabe qual é a “camisa”! Seu profissional precisa entender a missão, a visão e os valores de sua empresa para se conectar, para vestir a camisa.
Isso leva também ao segundo motivo: a falta de oportunidade – ou a falta de conhecimento das oportunidades. Se o seu profissional não sabe a visão da empresa, quais são os planos para os próximos anos, não sabe onde pode se encaixar nesses planos e o quanto ele pode crescer.
Outro motivo que faz com que seus profissionais fiquem desmotivados é a falta de reconhecimento. Isso mesmo, seu profissional precisa ser reconhecido por seus méritos, por seu crescimento, por seu desenvolvimento. Ao reconhecer você está aprovando e é natural do ser humano buscar a aprovação.
Os conflitos constantes também trazem desmotivação para a equipe. Ninguém gosta de estar em ambientes onde as pessoas não se entendem, discutem e brigam.
O feedback deve ser uma prática saudável entre um líder e os profissionais de sua equipe. Porém, quando esse feedback é inadequado também trará desmotivação para a equipe. Alterar a voz, usar vocabulário impróprio e não apresentar sugestões de mudança são alguns dos comportamentos que não são aceitos em um feedback.
E por fim, a falta de credibilidade da empresa leva a desmotivação aos profissionais. Se um profissional não acredita na empresa onde está atuando, não ficará motivado a produzir! Ele precisa acreditar no propósito da empresa, em suas metas e em sua liderança.
Agora vamos às consequências da desmotivação, dos reais motivos pelos quais você deve motivar a sua equipe:
- Produtividade – É claro que a desmotivação levará o profissional a ter baixa produtividade. Nenhum profissional irá se esforçar para produzir sua capacidade máxima se não tiver motivação para isso. O profissional desmotivado se distrai com mais facilidade o que gera aumento da procrastinação.
- Remuneração – No mercado da beleza, a baixa produtividade aumentará ainda mais a desmotivação, pois nossos profissionais tem seus ganhos atrelados à sua própria produtividade. A remuneração vai diminuir e as consequências são potencializadas.
- Clima Organizacional – Dentro de uma empresa, o Clima Organizacional é como as pessoas se sentem naquele ambiente. Se as pessoas se sentem bem, gostam de estar ali, o clima é bom. Porém, se as pessoas não se sentem bem, o Clima Organizacional é ruim. A falta de motivação dos profissionais irá tornar o Clima Organizacional ruim a cada dia mais.
- Absenteísmo – Esse índice mostra o nível de faltas e atrasos no trabalho. Quanto maior esse índice mais os profissionais se ausentam de seus postos de trabalho. O que é claro, provoca uma diminuição na produtividade e consequentemente, no faturamento da empresa.
- Rotatividade – Se o profissional está desmotivado, ele vai embora. E novamente o gestor terá todo o trabalho para buscar um novo profissional no mercado de trabalho.
- Atendimento ao cliente – Com o profissional desmotivado, o atendimento não será de excelência como esperado. O cliente também irá sentir a desmotivação do profissional e muito provavelmente irá embora.
- Imagem da empresa – Profissionais desmotivados falam mal da empresa, aumentam o absenteísmo e a rotatividade. Quando o cliente observa que a equipe muda constantemente, logo forma uma imagem negativa da empresa e da gestão.
Apenas com essas consequências que apontei aqui você já pode observar que se não motivar sua equipe terá sérios problemas: perderá tempo sempre contratando novos profissionais, terá clientes insatisfeitos com o atendimento, terá constantes problemas com a agenda – causados pelas faltas e atrasos e, é claro, perderá muito dinheiro – seu faturamento vai diminuir mais a cada dia.
Podemos ficar aqui horas apontando as consequências de uma equipe desmotivada. Se você não agir agora mesmo e permitir que seus profissionais continuem desmotivados pode até ir à falência. Então meu querido gestor – mãos à obra!
Você precisa urgentemente trabalhar na motivação de sua equipe. Quer aprender como?
No próximo dia 26/09/2022 às 10h00, teremos um aulão, onde vou te ensinar a motivar sua equipe. Você não pode perder! Se inscreva agora mesmo.
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza